A música e a filosofia no contexto escolar: a interdisciplinaridade na construção dos saberes.

Autores

  • Eliana José da Veiga Almeida SEDUC
  • Dimas Santana Neves
  • Edilson Pereira Santos
  • Maria do Rosário Soares Lima

DOI:

10.47270/ra.v5i11.769

Palavras-chave:

Educação musical; Filosofia; Formação Humana.

Resumo

O presente trabalho trata-se do resultado parcial de um estudo que foi realizado com o propósito de apresentar uma reflexão acerca da relação existente entre a Filosofia e a Educação Musical, destacando as circunstâncias em que as duas caminham juntas enquanto processo formativo.  A busca de um ideal de qualidade de vida é o maior desafio da sociedade, e isso se perpetua desde a antiguidade, permeando nos diferentes ambientes que envolvem o cotidiano das pessoas, ou seja, no trabalho, na família, nas instituições ou nas reuniões de grupos com suas singularidades. As questões que mais nos tocam, quando se refere a qualidade de vida, é a sensibilidade humana e a capacidade de se expressar pela arte da música. Sendo que tal perspectiva de reflexão, é decorrente do pensamento que construí através de leituras e investigações realizadas sobre práticas docentes em Filosofia, visto que as análises feitas nos permitiram entender e compreender a importância da arte como elemento do itinerário da formação humanística. Enquanto estratégia metodológica, configuram-se em uma pesquisa de cunho qualitativa, constituída a partir de leitura de livros e artigos de autores que dialogam sobre a relação entre a Filosofia e a Educação Musical, tomando como referência o uso de técnicas e instrumentos de análises adotados em pesquisa de revisão bibliográfica. O resultado desse estudo sinaliza para a construção de uma reflexão acerca da importância do desenvolvimento de políticas públicas subsidiadas por um currículo cultural, pois só assim a escola cumprirá sua função social de modo integral. A partir das indagações que nortearam a problematização da nossa proposta de pesquisa, traçamos alguns objetivos que dentre outros destaca-se a produção de uma análise de como se dá o processo de desenvolvimento de práticas do ensino da Filosofia em contexto da educação musical, no sentido de perceber qual seria o foco de interesse e o reconhecimento do valor da música.

Referências

AMORIM, Bernardo Nascimento de. Solidão e singularidade em Fernando Pessoa. Revista do Centro de Estudos Portugueses, [S.l.], v. 33, n. 50, p. 187-203, dez. 2013.ISSN23590076.Disponívelem:<http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/cesp/article/view/6410>. Acesso em: 05 jan. 2022. Doi. http://dx.doi.org/10.17851/2359-0076.33.50.187-203.

ARAÚJO, Lucas Antônio de. Tensões e ajustes entre tradição e modernidade nas definições de padrões da música sertaneja entre os anos 50 e 70. Franca: [s.n.], 2014. 274.Tese (Doutorado em História). Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.

ASPIS, R. P. L.; GALLO, S. Ensinar filosofia: um livro para professores. São Paulo: Atta Mídia e Educação, 2009.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Arte. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Mensagem nº 622, de 18 de agosto de 2008. In Lei Nº 11.769, de 18 de agosto de 2008. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2008/lei-11769-18-agosto-2008-579455-veto-102350-pl.html. Acessado em abril de 2022.

BRITO, Teca Alencar de. Música na Educação Infantil: propostas para a formação integral da criança. São Paulo: Editora Fundação Peirópolis, 2003.

BARBOSA, Ana Mae. Inquietações e mudanças no ensino da arte. São Paulo: Cortez, 2008.

BARBOSA, Evandro; Costa, Thaís Christina Alves. Metodologia e prática de pesquisa em filosofia. Pelotas: NEPFIL Online, 2015. 110p. (Série Dissertatio –Incipiens). Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/nepfil/files/metodologia-e-pratica-de-pesquisa-em-filosofia.pdf. Acesso em: 14/10/2020.

DAMIS. Olga Teixeira Didática e ensino: Relações e Pressuposto. In: VEIGA, Ilma. passos Alencastro (coord.). Repensando a Didática -29° ed. Campinas, SP

FRANÇA, Eurico Nogueira. A música no Brasil. Rio de Janeiro: Departamento de Imprensa Nacional, 1953.

FONTERRADA, Maria Trench de Oliveira. De tramas e fios: um ensaio sobre música e educação. 2. Ed. São Paulo: Editora UNESP; Rio de Janeiro: Funarte, 2008.

GARCIA, Vitor Ponchio; SANTOS, Renato dos. A importância da utilização da música na educação infantil. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, n. 169, 2012. Disponível em:< http://www.efdeportes.com/efd169/a-musica-na-educacao-infantil.htm>. Acesso em: 20 jul. 2020

GIRATA, Paulo Youtaka Toyoshima. Oficina de violão: uma experiência de ensino e

aprendizagem com alunos da educação básica: VII Simpósio Acadêmico de Violão da

EMBAP – Curitiba, 2013

JEANDOT, Nicole. Explorando o Universo da Música. 2. ed. São Paulo: Scipione, 1997.

LOURDES M.C; BARRETO S.J. A dança e seus efeitos nos desenvolvimentos

múltiplos da criança. 2007. 12f. Tese (Especialização) – Curso de pós-graduação

em psicopedagogia, Instituto Catarinense de pós-graduação, Florianópolis, 2007.

MATO GROSSO. Projeto Político Pedagógico da Escola Estadual Militar Tiradentes SD PM Antônio Eustáquio de Paula. Vila Rica-MT,2021. NEGRI, Eleandra. Dados sobre o Projeto Político Pedagógico da Escola Estadual Militar Tiradentes.

NOGUEIRA, Samira dos Santos. A MTV e a influência no seu público jovem brasileiro. I Encontro de Pesquisadores em Comunicação e Música Popular – MUSICOM, outubro de 2009, UFMA, São Luís - MA. Disponível em: http://musica.ufma.br/musicom/trab/2009_GT3_03.pdf Acesso em: 10 maio 2022.

PLATÃO. A República. 2.ed. Trad. Enrico Corvisieri. São Paulo: Nova Cultural, 1999. (Coleção Os Pensadores).

ROHDEN, Hubert. Educação do Homem Integral. São Paulo: Martin Claret, 2005.

SILVA, José Eduardo Costa. Fundamentos filosóficos para a Doutrina do Ethos musical. OPUS, [s.l.], v. 25, n. 3, p. 110-132, set. 2019. ISSN 15177017. Disponível em: <https://www.anppom.com.br/revista/index.php/opus/article/view/opus2019c2506>. Acesso em: 12 nov. 2021. Doi: http://dx.doi.org/10.20504/opus2019c2506.

SILVO, Paulo Costa. Nietzsche e a alegria musical, folha de São Paulo/2016.Disponível em: https://piaui.folha.uol.com.br/202589-2/

SANTOS, Lisiane Gazola. Sons das tribos: Compondo identidades juvenis em uma escola urbana de Porto Alegre. 164 f. Dissertação (Mestrado em Música), UFRGS, Porto Alegre,2006.

VEIGA - NETO Currículo e telemática". In: Moreira, Antônio Flávio; Macedo, Elizabete(Org.), Currículo, práticas pedagógicas e identidades, Porto: Porto, 2002.

ZAMPRONHA, Maria de Lourdes Sekeff. Da música, seus usos e recursos. 2. Ed. rev. E ampliada. São Paulo: Editora UNESP, 2007.

Downloads

Publicado

31-12-2023

Como Citar

JOSÉ DA VEIGA ALMEIDA, Eliana; DIMAS SANTANA NEVES; EDILSON PEREIRA SANTOS; MARIA DO ROSÁRIO SOARES LIMA. A música e a filosofia no contexto escolar: a interdisciplinaridade na construção dos saberes. Revista AlembrA, [s. l.], v. 5, n. 11, p. 04–21, 2023. DOI: 10.47270/ra.v5i11.769. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/alembra/article/view/769. Acesso em: 20 nov. 2024.