A música e a filosofia no contexto escolar: a interdisciplinaridade na construção dos saberes.
DOI:
10.47270/ra.v5i11.769Palavras-chave:
Educação musical; Filosofia; Formação Humana.Resumo
O presente trabalho trata-se do resultado parcial de um estudo que foi realizado com o propósito de apresentar uma reflexão acerca da relação existente entre a Filosofia e a Educação Musical, destacando as circunstâncias em que as duas caminham juntas enquanto processo formativo. A busca de um ideal de qualidade de vida é o maior desafio da sociedade, e isso se perpetua desde a antiguidade, permeando nos diferentes ambientes que envolvem o cotidiano das pessoas, ou seja, no trabalho, na família, nas instituições ou nas reuniões de grupos com suas singularidades. As questões que mais nos tocam, quando se refere a qualidade de vida, é a sensibilidade humana e a capacidade de se expressar pela arte da música. Sendo que tal perspectiva de reflexão, é decorrente do pensamento que construí através de leituras e investigações realizadas sobre práticas docentes em Filosofia, visto que as análises feitas nos permitiram entender e compreender a importância da arte como elemento do itinerário da formação humanística. Enquanto estratégia metodológica, configuram-se em uma pesquisa de cunho qualitativa, constituída a partir de leitura de livros e artigos de autores que dialogam sobre a relação entre a Filosofia e a Educação Musical, tomando como referência o uso de técnicas e instrumentos de análises adotados em pesquisa de revisão bibliográfica. O resultado desse estudo sinaliza para a construção de uma reflexão acerca da importância do desenvolvimento de políticas públicas subsidiadas por um currículo cultural, pois só assim a escola cumprirá sua função social de modo integral. A partir das indagações que nortearam a problematização da nossa proposta de pesquisa, traçamos alguns objetivos que dentre outros destaca-se a produção de uma análise de como se dá o processo de desenvolvimento de práticas do ensino da Filosofia em contexto da educação musical, no sentido de perceber qual seria o foco de interesse e o reconhecimento do valor da música.
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