A música e a filosofia no contexto escolar: a interdisciplinaridade na construção dos saberes.
DOI:
10.47270/ra.v5i11.769Palavras-chave:
Educação musical; Filosofia; Formação Humana.Resumo
O presente trabalho trata-se do resultado parcial de um estudo que foi realizado com o propósito de apresentar uma reflexão acerca da relação existente entre a Filosofia e a Educação Musical, destacando as circunstâncias em que as duas caminham juntas enquanto processo formativo. A busca de um ideal de qualidade de vida é o maior desafio da sociedade, e isso se perpetua desde a antiguidade, permeando nos diferentes ambientes que envolvem o cotidiano das pessoas, ou seja, no trabalho, na família, nas instituições ou nas reuniões de grupos com suas singularidades. As questões que mais nos tocam, quando se refere a qualidade de vida, é a sensibilidade humana e a capacidade de se expressar pela arte da música. Sendo que tal perspectiva de reflexão, é decorrente do pensamento que construí através de leituras e investigações realizadas sobre práticas docentes em Filosofia, visto que as análises feitas nos permitiram entender e compreender a importância da arte como elemento do itinerário da formação humanística. Enquanto estratégia metodológica, configuram-se em uma pesquisa de cunho qualitativa, constituída a partir de leitura de livros e artigos de autores que dialogam sobre a relação entre a Filosofia e a Educação Musical, tomando como referência o uso de técnicas e instrumentos de análises adotados em pesquisa de revisão bibliográfica. O resultado desse estudo sinaliza para a construção de uma reflexão acerca da importância do desenvolvimento de políticas públicas subsidiadas por um currículo cultural, pois só assim a escola cumprirá sua função social de modo integral. A partir das indagações que nortearam a problematização da nossa proposta de pesquisa, traçamos alguns objetivos que dentre outros destaca-se a produção de uma análise de como se dá o processo de desenvolvimento de práticas do ensino da Filosofia em contexto da educação musical, no sentido de perceber qual seria o foco de interesse e o reconhecimento do valor da música.
Referências
AMORIM, Bernardo Nascimento de. Solidão e singularidade em Fernando Pessoa. Revista do Centro de Estudos Portugueses, [S.l.], v. 33, n. 50, p. 187-203, dez. 2013.ISSN23590076.Disponívelem:<http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/cesp/article/view/6410>. Acesso em: 05 jan. 2022. Doi. http://dx.doi.org/10.17851/2359-0076.33.50.187-203.
ARAÚJO, Lucas Antônio de. Tensões e ajustes entre tradição e modernidade nas definições de padrões da música sertaneja entre os anos 50 e 70. Franca: [s.n.], 2014. 274.Tese (Doutorado em História). Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
ASPIS, R. P. L.; GALLO, S. Ensinar filosofia: um livro para professores. São Paulo: Atta Mídia e Educação, 2009.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Arte. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRASIL. Mensagem nº 622, de 18 de agosto de 2008. In Lei Nº 11.769, de 18 de agosto de 2008. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2008/lei-11769-18-agosto-2008-579455-veto-102350-pl.html. Acessado em abril de 2022.
BRITO, Teca Alencar de. Música na Educação Infantil: propostas para a formação integral da criança. São Paulo: Editora Fundação Peirópolis, 2003.
BARBOSA, Ana Mae. Inquietações e mudanças no ensino da arte. São Paulo: Cortez, 2008.
BARBOSA, Evandro; Costa, Thaís Christina Alves. Metodologia e prática de pesquisa em filosofia. Pelotas: NEPFIL Online, 2015. 110p. (Série Dissertatio –Incipiens). Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/nepfil/files/metodologia-e-pratica-de-pesquisa-em-filosofia.pdf. Acesso em: 14/10/2020.
DAMIS. Olga Teixeira Didática e ensino: Relações e Pressuposto. In: VEIGA, Ilma. passos Alencastro (coord.). Repensando a Didática -29° ed. Campinas, SP
FRANÇA, Eurico Nogueira. A música no Brasil. Rio de Janeiro: Departamento de Imprensa Nacional, 1953.
FONTERRADA, Maria Trench de Oliveira. De tramas e fios: um ensaio sobre música e educação. 2. Ed. São Paulo: Editora UNESP; Rio de Janeiro: Funarte, 2008.
GARCIA, Vitor Ponchio; SANTOS, Renato dos. A importância da utilização da música na educação infantil. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, n. 169, 2012. Disponível em:< http://www.efdeportes.com/efd169/a-musica-na-educacao-infantil.htm>. Acesso em: 20 jul. 2020
GIRATA, Paulo Youtaka Toyoshima. Oficina de violão: uma experiência de ensino e
aprendizagem com alunos da educação básica: VII Simpósio Acadêmico de Violão da
EMBAP – Curitiba, 2013
JEANDOT, Nicole. Explorando o Universo da Música. 2. ed. São Paulo: Scipione, 1997.
LOURDES M.C; BARRETO S.J. A dança e seus efeitos nos desenvolvimentos
múltiplos da criança. 2007. 12f. Tese (Especialização) – Curso de pós-graduação
em psicopedagogia, Instituto Catarinense de pós-graduação, Florianópolis, 2007.
MATO GROSSO. Projeto Político Pedagógico da Escola Estadual Militar Tiradentes SD PM Antônio Eustáquio de Paula. Vila Rica-MT,2021. NEGRI, Eleandra. Dados sobre o Projeto Político Pedagógico da Escola Estadual Militar Tiradentes.
NOGUEIRA, Samira dos Santos. A MTV e a influência no seu público jovem brasileiro. I Encontro de Pesquisadores em Comunicação e Música Popular – MUSICOM, outubro de 2009, UFMA, São Luís - MA. Disponível em: http://musica.ufma.br/musicom/trab/2009_GT3_03.pdf Acesso em: 10 maio 2022.
PLATÃO. A República. 2.ed. Trad. Enrico Corvisieri. São Paulo: Nova Cultural, 1999. (Coleção Os Pensadores).
ROHDEN, Hubert. Educação do Homem Integral. São Paulo: Martin Claret, 2005.
SILVA, José Eduardo Costa. Fundamentos filosóficos para a Doutrina do Ethos musical. OPUS, [s.l.], v. 25, n. 3, p. 110-132, set. 2019. ISSN 15177017. Disponível em: <https://www.anppom.com.br/revista/index.php/opus/article/view/opus2019c2506>. Acesso em: 12 nov. 2021. Doi: http://dx.doi.org/10.20504/opus2019c2506.
SILVO, Paulo Costa. Nietzsche e a alegria musical, folha de São Paulo/2016.Disponível em: https://piaui.folha.uol.com.br/202589-2/
SANTOS, Lisiane Gazola. Sons das tribos: Compondo identidades juvenis em uma escola urbana de Porto Alegre. 164 f. Dissertação (Mestrado em Música), UFRGS, Porto Alegre,2006.
VEIGA - NETO Currículo e telemática". In: Moreira, Antônio Flávio; Macedo, Elizabete(Org.), Currículo, práticas pedagógicas e identidades, Porto: Porto, 2002.
ZAMPRONHA, Maria de Lourdes Sekeff. Da música, seus usos e recursos. 2. Ed. rev. E ampliada. São Paulo: Editora UNESP, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Eliana José da Veiga Almeida, Dimas Santana Neves, Edilson Pereira Santos, Maria do Rosário Soares Lima
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam na Revista AlembrA concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).