SARAU LITERÁRIO – AS MÚLTIPLAS FACES DA LINGUAGEM E DAS CIÊNCIAS HUMANAS: UM OLHAR SOBRE O CURRÍCULO DA ESCOLA
DOI:
10.47270/RA.2596-2671.2022.v4.n09.id1573Palavras-chave:
iterary Soiree, Interdisciplinarity, student protagonismResumo
Esse artigo configura-se em um relato de experiência envolvendo literatura e arte contendo uma perspectiva interdisciplinar entre as disciplinas da área de Linguagens e Ciências Humanas, tendo como referência a aprendizagem cooperativa, o protagonismo estudantil e a política de ensino e extensão. Sendo essa experiência, uma reflexão construída a partir de análises acerca das ações do Projeto Sarau Literário da Escola Estadual Tiradentes SD PM Antônio Eustáquio de Paula, município de Vila Rica, estado de Mato Grosso, realizado 2021, sob objetivo de fomentar o processo de fruição das artes, o protagonismo estudantil, a aprendizagem cooperativa e a metodologia de ensino e aprendizagem por meio de projetos. Essa experiência traz também uma breve abordagem acostada na possibilidade de pareceria entre a universidade e as escolas de educação básica, através de projetos de ensino e extensão. Enquanto estratégia metodológica além do desenvolvimento e observação de atividades com os alunos, fez-se uso de técnicas e instrumentos da pesquisa qualitativa, onde aplicou-se questionário (formulário online) com os alunos e realizou-se entrevistas com professores envolvidos na dinâmica de organização e realização do Projeto Sarau Literário. Ressalva-se que as análises dos dados sobre o Sarau Literário que foram obtidos durante o processo de elaboração deste artigo sinalizam para a compreensão de que o mesmo é um evento cultural importante para a escola na medida que é o único espaço, onde os professores e os alunos conseguem se encontrar no sentido de se expressarem ou de assistirem outros agentes se expressarem artisticamente. Ao mesmo tempo que indica que o Sarau Literário cumpre com as diretrizes curriculares na medida que envolve as atividades de dança, poesia, leitura de livros e poemas, história e geografia da região, bem como música, teatro e artes plásticas. Sendo essas temáticas objeto de conhecimento do conjunto das disciplinas que compõem as áreas de Ciências Humanas e Linguagens.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/conselho-nacional-de-educacao/base-nacional-comum-curricular-bncc. Acessado em 11/01/2022.
CUNHA, Marcus Vinicius da. John Dewey. Uma filosofia para educadores em sala de aula. 3ª ed. Petrópolis: Vozes, 1999.
DEBALD, Blasius Silvano; GOLFETO Norma Viapiana. Protagonismo estudantil e metodologias ativas de aprendizagem em tempos de transformação na educação superior.2016.Disponível em:305-Texto do artigo-1295-1-10-20181016 (1) (1).pdf. Acessa em 10/03/2022.
DEMO Pedro; SILVA, Renan Antônio da. Protagonismo estudantil. Disponível em: file:///C:/Users/Usu%C3%A1rio/Downloads/adm,+org_demo+v.21,+n1_2020+-+08+-+A5+-+Pedro+DEMO.pdf. Acessado 05/01/2022. DOI: https://doi.org/10.36311/1519-0110.2020.v21n1.p71-92
DEWEY, JOHN. Democracia e educação. Trad. Godofredo Rangel e Anísio Teixeira. São Paulo: Nacional, 1979. (Atualidades pedagógicas, v. 21.)
DEWEY, JOHN. Vida e educação. 10ª ed. Introdução de Anísio Teixeira. Rio de Janeiro: Melhoramentos, 1978.
DEBALD, Blasius Silvano; GOLFETO Norma Viapiana. Protagonismo estudantil e metodologias ativas de aprendizagem em tempos de transformação na educação superior.2016.Disponível em:305-Texto do artigo-1295-1-10-20181016 (1) (1).pdf. Acessa em 10/03/2022.
MATO GROSSO. Documento de Referência Curricular para Mato Grosso (DRC-MT). Disponível em: https://sites.google.com/view/bnccmt/educa%C3%A7%C3%A3o-infantil-e-ensino-fundamental/documento-de-refer%C3%AAncia-curricular-para-mato-grosso. Acessado em 11/01/2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Milene OLIVEIRA, Adriana Alves Barbosa GOMES, Heitor KIRSCH, Paloma Brito de OLIVEIRA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam na Revista AlembrA concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).