AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA DA PESQUISA NA ESCOLA: UM OLHAR SOBRE A FEIRA DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
DOI:
10.47270/RA.2596-2671.2022.v4.n09.id1567Palavras-chave:
Conhecimento, Aprendizagem, PesquisaResumo
Este trabalho configura-se como resultado parcial de afazeres de alunos e professores de uma escola pública de Vila Rica, estado de Mato Grosso, juntamente com acadêmicos bolsistas de projeto de extensão, de projeto de ensino (Programa Institucional de bolsas de iniciação à Docência-PIBID) e estagiários da Universidade do Estado de Mato Grosso. Resselava-se que as ações que aqui se traduz em relato de experiências têm como pretensão inicial fortalecer os processos de ensinar e aprender por meio da educação científica, onde os alunos elaboram projetos de pesquisas e criam experiências de forma ética e sistemática, sob o propósito de buscar promover a construção significativa da aprendizagem. Considerando que a mesma propõe atitude processual de investigação diante do desconhecido e dos limites que a natureza e a sociedade nos impõem. Após o evento, foi aplicado um questionário de pesquisa com questões abertas e fechadas no intuito de investigar a concepção dos alunos em relação ao desenvolvimento a ação pedagógica. Na análise dos dados obtidos foi possível observar que o processo de ensino aprendizagem através do Projeto “Feira de Ciências e Matemática” apresenta-se como uma atividade viável de educação em ambiente escolar e, ainda, que há grande influência da postura do docente na formação do futuro universitário cientista/pesquisador, criativo e inovador. Ressalta que os professores precisam estar conscientes de seu papel de formadores e, por este motivo, é tão importante que se coloquem como estimuladores do processo de ensino aprendizagem que ocorre na escola.
Referências
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10520: Informação e documentação - citações em documentos –apresentação. Rio de Janeiro, 2002.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília 2018
HOFFMANN, Jussara. Avaliação: mito & desafio: uma perspectiva construtivista. 43ª ed. Porto Alegre: Mediação, 2013.
LUCKESI Cipriano Carlos. Avaliação da Aprendizagem Escolar. 22 ed. São Paulo: Cortez, 2013.
MARO GROSSO, Documento de Referência Curricular para Mato Grosso –
Ensino Fundamental anos Finais (DRC EF). Cuiabá, 2018.
MARO GROSSO, Documento de Referência Curricular para Mato Grosso –
Ensino Médio (DRC EM). Cuiabá, 2021.
MATO GROSSO, Projeto político Pedagógico da Escola Militar Tiradentes “SD PM Antônio Eustáquio de Paula”. Vila Rica, 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Eleandra Negri Costa, Paloma Brito de Oliveira, Franciani da Silva Gaspareto, Heitor Kirsch
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam na Revista AlembrA concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).