Narrativas de jovens do ensino médio sobre o uso das tecnologias digitais no ensino remoto emergencial

Autores

DOI:

10.47270/ra.v6i12.840

Palavras-chave:

Língua Portuguesa, Narrativas, Ensino remoto emergencial, Tecnologia digital

Resumo

Este artigo apresenta a análise das narrativas orais de jovens do Ensino Médio. O mesmo teve como objetivo, explorar como as Tecnologias Digitais (TD) foram utilizadas nas aulas de Língua Portuguesa durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE), em decorrente da pandemia de Covid-19. Embasado na pesquisa qualitativa, trata-se de um estudo de caso com a participação de três estudantes matriculados no Ensino Médio, que frequentaram o ERE entre 2020 e 2021. Como resultado, destaca-se que, embora as TD amparassem a comunidade escolar, os professores enfrentaram desafios como, a interação digital e a falta de qualidade de conexão para as famílias de baixa renda ou em ambientes rurais. As aulas remotas representaram um desafio na Educação Básica, que demandou reinvenção da prática docente diante da ausência de interação presencial, apontada como possível obstáculo para a aprendizagem.

Biografia do Autor

Jose Isavam Oliveira Silva, UNEMAT

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Letras Campus Universitário de Sinop Unemat 2022/2)Possui Licenciatura em Letras (português/inglês) pela União do Ensino Superior de Nova Mutum (Uninova - 2007).Licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat - 2013).Especialização em Educação e Diversidade pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat - 2012).Especialização em Educação Inclusiva e Especial pela FAVENI Faculdade Venda Nova do Imigrante (Faveni - 2021).Professor de Língua Estrangeira, (Inglês) efetivo da rede estadual de ensino, Seduc - MT, lotado na Escola Estadual Oscar Soares.Professor atuante há 20 anos.

Albina Pereira de Pinho, UNEMAT

Possui licenciatura em Pedagogia pela Universidade de Marília (1989), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005), doutorado em educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014) e pós-doutorado em Letras pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), unidade universitária de Campo Grande. Professora efetiva da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Possui experiências nas áreas de Didática, Educação e as Tecnologias da Informação e Comunicação na formação de professores de Pedagogia e Letras, com atuação, principalmente, nos seguintes temas: Pesquisa Narrativa e com Narrativas, Formação de Professores, Práticas de Linguagem, Tecnologias e Ensino-Aprendizagem de Línguas, (Multi) Letramentos. É Vice-líder do GEPLIAS/CNPq -Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguística Aplicada e Sociolinguística e do Grupo de Pesquisa Educação Científico-Tecnológica e Cidadania. É membro do Centro de Estudos e Investigação (CEI). É Professora permanente dos Programas de Pós-graduação Stricto Sensu Mestrado Acadêmico em Letras e do Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras), na UNEMAT. É membro do Conselho Consultivo da Revista Educação, Cultura e Sociedade, da Revista de Letras Norte@mentos e da Revista de Educação do Vale do Arinos (RELVA) 

Referências

BARTON, David. LEE, Carmen. Linguagem online: textos e práticas digitais. Tradução Milton Camargo Mota. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.

BORGES, Jussara.; SILVA, Helena Pereira. Inclusão informacional: estudo com indivíduos que passaram por programas de inclusão digital em salvador-bahia. Disponível em: <http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/175197>. Acesso em: 20 dez. 2023.

BRASIL. Medida Provisória nº 934, de 1 de abril de 2020. Disponível em: <https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/medida-pro-visoria-n-934-de-1-de-abril-de-2020-250710591>. Acesso em: 07 de jul. 2021.

CLANDININ, D. Jean; CONNELLY, F. Michael. Narrative inquiry: experience and story in qualitative research. San Francisco: Jossey-Bass, 2000.

COPE, Bill.; KALANTZIS, Mary. (ed.). Multiliteracies: literacy learning and the design of social futures. London: Routledge, 2000.

DEMO, Pedro. Aprender como autor. São Paulo: Atlas, 2015.

GRUPO DE NOVA LONDRES. A pedagogy of Multiliteracies: Designing Social Futures. In: COPE, B.; KALANTZIS, M. (Eds.) Literacy Learning and the Design of Social Futures. New York: Routledge, 2000 [1996].

JESUS, Manuela S. S. de. Um olhar reflexivo sobre as práticas de ensino de língua portuguesa em Amargosa-BA: quais os desafios e as relações com os Estudos do(s) Letramento(s)?.131 f. 2019. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2019. Disponível em: <https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31540>. Acesso em: 10 maio 2020.

LUCIO, Karina de Oliveira., JORGE, Ana Maria Barbosa, & Pereira Pinho SILVA, A. (2022). Ensino remoto e as tecnologias digitais na perspectiva docente nos espaços urbano e rural. fólio - Revista De Letras, 13(2). <https://doi.org/10.22481/folio.v13i2.9277>. Acesso em: 20 de outubro de 2022.

Downloads

Publicado

30-06-2024

Como Citar

SILVA, Jose Isavam Oliveira; PINHO, Albina Pereira de. Narrativas de jovens do ensino médio sobre o uso das tecnologias digitais no ensino remoto emergencial. Revista AlembrA, [s. l.], v. 6, n. 12, p. 166–178, 2024. DOI: 10.47270/ra.v6i12.840. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/alembra/article/view/840. Acesso em: 2 jul. 2024.