PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA À NÍVEL STRICTO SENSU SOBRE O PROGRAMA NACIONAL DE INCLUSÃO DE JOVENS (PROJOVEM) CAMPO SABERES DA TERRA

Autores

DOI:

10.47270/RA.2596-2671.2022.v4.n09.id1772

Palavras-chave:

Educação do Campo, ProJovem Campo, Políticas Públicas, Saberes da Terra

Resumo

A Educação do Campo é uma modalidade de ensino voltada para atender as especificidades dos povos camponeses. Em Mato Grosso, devido à vasta área rural, é preciso que haja políticas públicas para o seu fortalecimento a exemplo do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem) Campo Saberes da Terra. O presente estudo teve como objetivo identificar as contribuições, tendências e lacunas sobre as pesquisas que abordam ProJovem Campo de acordo com a produção científica brasileira a nível Stricto Sensu, de 2009 a 2018. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica do tipo estado do conhecimento, deabordagem qualitativa. A busca sucedeu por meio de consulta ao Catálogo de Teses e Dissertações da Capes, com os descritores ‘ProJovem Campo’ e ‘Saberes da Terra’.  Ao todo foram selecionados e analisados 24 textos, sendo 17 deles oriundos da busca de ProJovem Campo e outros 7 pela busca de Saberes da Terra. Em suma, o presente levantamento permitiu conhecer as contribuições, tendências e lacunas existentes sobre o assunto de acordo com as investigações realizadas e assim projetar pesquisas futuras no intuito de ampliar o conhecimento da área de Educação do Campo.

Referências

ABREU, C.; OLIVEIRA, A. L. A. de; ROBOREDO, D. A agricultura familiar no estado de Mato Grosso: um olhar a partir do Censo Agropecuário 2017. Revista de Ciências Agroambientais, [S. l.], v. 19, n. 2, p. 81–92, 2021. DOI: 10.30681/rcaa. v19i2.5276. Disponível em: <https://periodicos2.unemat.br/index.php/rcaa/article/view/5276>. Acesso em: 12 out. 2022.

ALCÂNTARA, L. R de. O ensino de conteúdos estatísticos no ProJovem Campo-Saberes da Terra em Pernambuco. 2012. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal de Pernambuco, 2012.

ALMEIDA, L. F. Projovem Campo Saberes da Terra Capixaba: propostas de elevação de escolaridade e de qualificação social e profissional e seus resultados em duas comunidades do campo no espírito santo. 2014. Dissertação (Mestrado em Políticas Sociais). Universidade Estadual do Norte Fluminense, Rio de Janeiro, 2014.

ARIDE, F. R. A. Uma vida chamada luta, um sonho chamado terra: juventude rural e processos identitários. 2011. Dissertação (Mestrado em Psicologia). Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Ciências Humanas e Naturais, Vitória, 2011.

ARROYO, M. G.; et al. Por uma Educação do Campo. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.

BOTTEGA, M. P. V. Jovens quilombolas e ocupações não agrícolas: tensões em um programa de educação do campo. 2011. Dissertação (mestrado). Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Agrárias, Programa de Pós-Graduação em Agroecossistemas, Florianópolis, 2011.

BRASIL. Resolução CNE/CEB 1, de 3 de abril de 2002. Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo. Brasília, 2002.

CALDART, R. S. Pedagogia do Movimento Sem Terra: escola é mais do que escola. São Paulo: Editora Expressão Popular, 2004.

CAMACHO, R. S. O ensino da Geografia e a questão agrária nas séries iniciais do ensino fundamental. 2008. 462f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Aquidauna, 2008.

CAPORAL, F. R.; COSTABEBER, J. A. Agroecologia e extensão Rural: contribuições para a promoção do desenvolvimento rural sustentável. Brasília: MDA/SAF/DATER-IICA, 2004.

COLARES, G. S.; MENESES, N. M. DE; FURTADO, E. D. P. EDUCAÇÃO DO CAMPO: olhar dos formadores do ProJovem campo na comunidade Japuara em Canindé-Ce. Revista Labor, v. 2, n. 18, p. 108-119, 28 ago. 2018. DOI: https://doi.org/10.29148/labor.v2i18.33508

CONCEIÇÃO, D. L. A formação continuada de professores para a Afirmação dos direitos dos povos do campo à educação: uma análise da experiência do Programa Saberes da Terra da Amazônia Paraense. 2010. 217 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Estado do Pará, Belém, 2010.

FERNANDES, B. M. A formação do MST no Brasil. Petrópolis: Vozes, 2000.

FERREIRA, C. A. L. Pesquisa quantitativa e qualitativa: perspectivas para o campo da educação. Mosaico (Goiânia), v. v. 8, p. 113-121, 2015.

FERREIRA, H. S. A formação de educadores ambientais na “ComVivência” pedagógica com os saberes da terra. 2016. 143 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares). Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2016.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GOULART, F. M. Educação e desenvolvimento rural: desafios e perspectivas para a Educação do Campo em Minas Gerais, 2008-2015. 2017.177 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.

IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo Brasileiro de 2010. Rio de Janeiro: IBGE, 2012.

MOURA, R. C. A. Educative alternations: limits of the ProJovem Field of Minas Gerais. 2017. 119 f. Dissertação (Mestrado em Educação, estado e sociedade; formação de professores e práticas educativas) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2017.

OLIVEIRA, L. C. P.; FALEIROS, S. M.; DINIZ, E. H. Sistemas de informação em políticas sociais descentralizadas: uma análise sobre a coordenação federativa e práticas de gestão. Revista de Administração Pública, v. 49, n. 1, p. 23-46, 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/0034-76121675

OLIVEIRA, M. E. B. As políticas públicas em educação do campo, entre as subordinação e autonomia: o ProJovem Campo - saberes da terra e sua implantação na Paraíba no contexto da questão. 2015. Tese (Doutorado em Geografia). Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, 2015.

QUEIROZ, J. C. Educação e extensão rurais para a agricultura familiar através do Programa “Campo - Saberes da Terra" no município de Bragança: agroecologia e sustentabilidade para o desenvolvimento rural de jovens do campo. 2012. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido) - Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, Universidade Federal do Pará, Belém, 2012.

SANTOS, I. S., PINHEIRO NETO, N. Evasão escolar: estudo acerca do processo de evasão escolar dos alunos do Ensino Fundamental menor na zona rural de uma escola da rede municipal de ensino em São Domingos do Capim/PA.2017.

SANTOS, M. W. Saberes da terra: o lúdico em Bombas, uma comunidade quilombola (estudo de caso etnográfico). 2010. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.

SENRA, R. E. F. Educação do Campo no IFMT - Campus São Vicente: desafios da construção de uma educação dialógica. 2014. 216 f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2014.

SILVA, M. V.; JÚNIOR, A. F. S. Políticas educacionais para a Educação do Campo: dimensões históricas e perspectivas curriculares. Revista HISTEDBR On-Line, v. 12, n. 47, p. 314-332, 2012. DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v12i47.8640054

SOUSA, A. O. B.; DE ALENCAR, C. N. Identidades (des)coloniais nas práticas de letramentos da população camponesa. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 7, n. 1, p. 11–22, 2015.

SOUZA, K. T. A. F; et al. Educação do campo e emancipação humana: contribuições do Projovem Campo-Saberes da Terra (Edição 2008) em Pernambuco. 2014.

Downloads

Publicado

29-01-2023

Como Citar

SANTANA GONÇALVES, Cleuza Aparecida de; TEIXEIRA DE CARVALHO, Edione; FRANCO LEÃO, Marcelo. PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA À NÍVEL STRICTO SENSU SOBRE O PROGRAMA NACIONAL DE INCLUSÃO DE JOVENS (PROJOVEM) CAMPO SABERES DA TERRA. Revista AlembrA, [s. l.], v. 4, n. 9, p. 52–71, 2023. DOI: 10.47270/RA.2596-2671.2022.v4.n09.id1772. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/alembra/article/view/85. Acesso em: 20 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigo convidado