Repressão Em Dois Polos: História e Literatura Nos Contos De Caio Fernando Abreu e Janailson Macêdo
DOI:
10.47270/ra.v6i12.865Palavras-chave:
Literatura Comparada, História, ditadura, testemunho, memóriaResumo
A ditadura militar no Brasil foi um período de grandes traumas e ocultações para a sociedade. A literatura, em sua íntima relação com a história e a construção social torna-se espaço de reverberação de testemunhos, resistência e possibilidades. Nesse contexto, este artigo objetiva analisar as aproximações e os afastamentos entre os contos literários Garopaba mon amour de Caio Fernando Abreu (1996) e O Enxoval de Janailson Macêdo (2015), visto que ambos abarcam o mesmo eixo sócio-histórico da repressão em regiões geográficas e representações distintas: perseguição ao movimento hippie na região sul e a guerrilha do Araguaia ao norte. Como resultado constatamos que os contos dispõem de elementos que mais os aproximam do que os afastam, além de compreendermos que a literatura figura nos contos como resistência e transcrição da memória histórica.
Referências
ABREU, Caio Fernando. Pedras de Calcutá. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
ARENDT, Hannah. Sobre a violência. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1994.
IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Cidades e Estados do Brasil. Rio de Janeiro: IBGE, 2023. Disponível em https://cidades.ibge.gov.br/brasil/sc/garopaba/historico. Acesso em 24 nov. 2023
JUNIOR, A. F. AUTORITARISMO, VIOLÊNCIA E DIFERENÇA EM GAROPABA, MON AMOUR, DE CAIO FERNANDO ABREU. Línguas & Letras, [S. l.], v. 6, n. 10, p. p. 35–50, 2000. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/778. Acesso em: 24 nov. 2023.
HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. Trad. Laurent Léon Shaffetr. São Paulo: Vértice, 1990.
HOBSBAWM, Eric. A era dos extremos: o breve século XX: 1914 - 1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1987.
MACÊDO, Janailson. Crônicas do Araguaia. Marabá/Pará: Ed. do Autor, 2015.
SELIGMANN-SILVA, Márcio (org.). História, Memória, Literatura: O Testemunho na Era das Catástrofes. Campinas, SP: Editora Unicamp, 2003.
SEVCENKO, Nicolau. Literatura como missão: tensões sociais e criação cultural na Primeira República. São Paulo: Brasiliense, 1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Kerli Simone Mezomo Silva, Edson Flavio Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam na Revista AlembrA concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).