Vá em Frente, Silencie e Resolva
DOI:
10.47270/ra.v6i12.887Palavras-chave:
Texto poético, Poema, Poesia, Texto literário, Literatura Brasileira, PoéticaResumo
O poema "Vá em Frente, Silencie e Resolva" apresenta uma jornada poética através das nuances do cotidiano, em que o café matinal é o protagonista de um ritual repleto de ironia e reflexões. Na atmosfera nebulosa da manhã, os desafios se entrelaçam com a rotina, questionando quem teria coragem de enfrentá-los. A melancolia permeia cada detalhe da cena, desde a montanha de louça na pia até a quietude da cozinha. Em meio ao caos emocional, surge a necessidade de encontrar um lampejo de lucidez, mesmo que isso signifique encarar a perda de forma caótica e imprevisível. O silêncio se torna essencial, como uma resposta à confusão e ao desconforto, enquanto o incenso preenche o ambiente com uma atmosfera de incompreensão. Diante do abismo da incerteza, a austeridade e a astúcia guiam os passos, culminando em uma despedida marcada pela entropia do silêncio, onde as palavras se perdem e a gratidão se expressa de forma caótica e misteriosa. Essa complexidade poética convida o leitor a uma reflexão profunda sobre a vida cotidiana e as diversas camadas de significado presentes nas situações mais simples, proporcionando uma experiência estética rica e multifacetada, que amplia o repertório do leitor e o convida a explorar o poema em sua totalidade, considerando o "Overall" da obra.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Marcelo Calderari Miguel
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam na Revista AlembrA concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).