Ações Afirmativas na rede federal de educação de Minas Gerais

as políticas de permanência para os estudantes cotistas

Autores

DOI:

10.47270/ra.v6i12.896

Palavras-chave:

Ações afirmativas, Permanência, Assistência Estudantil, Educação Profissional

Resumo

O presente estudo traz como objetivo precípuo analisar as políticas de permanência e assistência estudantil para estudantes negros cotistas que ingressam na rede federal de educação profissional e tecnológica do estado de Minas Gerais. Trata-se de uma investigação científica baseada em um estudo comparativo de casos, de natureza quanti-qualitativa, delineamento documental, cujo objeto é a questão étnico-racial na assistência estudantil dos IFETs. Os resultados aqui apresentados são um recorte de uma investigação mais ampla, com os mesmos objetivos, só que estendido para os 38 IFs do Brasil. Constatou-se o quão diverso e desigual vem sendo o modus operandi que as instituições federais de ensino vêm executando a Lei de cotas no acesso institucional, como também as políticas que reverberam a permanência estudantil preconizada pelo PNAES. Além disso, observa-se também que os dados étnico-raciais apresentados nos territórios dos IFETs aqui analisados não refletem, necessariamente, nas suas políticas institucionais de permanência para discentes negros cotistas. Outro dado interessante diz respeito à discussão da institucionalização das políticas de permanência e AE com foco na questão étnico-racial. O que notamos foi que a institucionalização mais consolidada, foi do IFNMG. Trata-se de uma realidade complexa que não se explica apenas pela existência de instrumentos legais para implementá-las, como também, da construção de redes de apoio institucionais, nas organizações, para implementação dessas novas ideias e leis.

Biografia do Autor

Raquel De Oliveira Mendes, UFS/IFMG/UFABC

Mestra em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT - IFS). Discente do Programa de Doutorado em Políticas Públicas (PGPP - UFABC). Especialista em Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER - IFMG). Assistente Social da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Juliana Ventura de Souza Fernandes, IFMG

Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (IFMG)

Vice Coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI Central) do Instituto Federal de Minas Gerais

Referências

ABERS, Rebecca; KECK, Margareth. Autoridade Prática, Construção Institucional e Entrelaçamento”. In: Autoridade Prática: ação criativa e mudança institucional na política das águas do Brasil. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2017.

ALMEIDA, Silvio Luiz de. Capitalismo e crise: o que o racismo tem a ver com isso?. Blog da Boitempo, São Paulo, junho/2020. Disponível em: <https://blogdaboitempo.com.br/2020/06/23/capitalismo-e-crise-o-que-o-racismo-tem-a-ver-com-isso/>. Acesso em: 11 de outubro de 2020.

_____. Racismo Estrutural. São Paulo: Pólen, 2019.

ALMEIDA, D. R. de; SACRAMENTO, A. R. S.; RAUPP, F.M. Os Desafios das Universidades Federais Diante dos Constantes Cortes Orçamentários. In: Cortes no Orçamento das Universidades Federais: significados e efeitos. Salvador: EAUFBA, 2021.

ALONSO, Angela. Métodos qualitativos de pesquisa: uma introdução. In: Métodos de pesquisa em Ciências Sociais: Bloco Qualitativo. São Paulo: CEBRAP/SESC, 2016. p. 8-23.

BERGER, Peter L; LUCKMANN, Thomas. A construção social da realidade: tratado de sociologia do conhecimento. 27. ed. Petrópolis: Vozes, 2007.

BERMAN, Paul. The Study of Macro and Micro Implementation of Social Policy. Rand Paper. Santa Monica, CA: RAND Corporation, 1978. Disponível em: https://www.rand.org/pubs/papers/P6071.html. Acesso em: 18 de janeiro de 2021.

BRASIL. Grupo de Trabalho Interministerial. Bases para o enfrentamento da crise emergencial das universidades federais e roteiro para a Reforma Universitária Brasileira. Brasília:15 de dezembro de 2003.

_____. Decreto Federal nº 7.234, de 19 de julho de 2010. Dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil –PNAES. Brasília, 19 de julho de 2010. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2010/Decreto/D7234.htm. Acesso em: 09 set. 2017.

______. Decreto Federal nº 6.096, de 24 de abril de 2007.Institui o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – REUNI. Brasília, 24 de abril de 2007. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/decreto/d6096.htm. Acesso em: 09 set. 2017.

______. Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. Brasília, 29 de agosto de 2012. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12711.htm. Acesso em: 09 set. 2017.

_____. Lei n° 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Disponível em: http://planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso: 22 abr. 2023.

_____. Lei nº 10.639, de 09 de janeiro de 2003. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática História e Cultura Afro-Brasileira e dá outras providências. Brasília, 18 de agosto de 2012. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm. Acesso em: 18 set. 2019.

_____. Defensoria Pública da União - DPU. Pesquisa DPU/ABPN sobre a Implementação da Política de Cotas Raciais nas Universidades Federais. Grupo de Trabalho de Políticas Etnorraciais - Defensoria Pública da União: 2022

CELLARD, André. “A análise documental”. In: Poupart, Jean et alii. A Pesquisa Qualitativa: Enfoques epistemológicos e metodológicos. Trad. A. C. Nasser. Petrópolis, Vozes, 2008 , pp. 295-316)

COELHO, Vera Schattan; LAVALLE, Adrian Gurza. Os movimentos negro e indígena e a política de saúde e de HIV/Aids: institucionalização e domínio de agência. In: Movimentos sociais e institucionalização: políticas sociais, raça e gênero no Brasil pós-transição [online]. LAVALLE, A.G., et al (orgs.) Rio de Janeiro: EDUERJ, 2018.

DICIO. Dicionário on line de português. 2023. Disponível em: https://www.dicio.com.br/. Acesso: 08 de agosto de 2023

EURICO, Márcia Santos. Questão racial e Serviço Social: uma reflexão sobre racismo institucional e o trabalho do Assistente Social. Dissertação (mestrado). Programa de pós-graduação em Serviço Social. São Paulo: PUC, 2011.

FERRAZ, Marcos Pacheco de Toledo. Ações afirmativas na UNIFESP. In: Cotas nas universidades: análises dos processos de decisão. Jocélio Teles dos Santos (organizador). Salvador: CEAO, 2012.

FONAPRACE. Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Estudantis. V Pesquisa do perfil socioeconômico e cultural dos estudantes de graduação das instituições federais de ensino superior brasileiras (2018). Uberlândia: ANDIFES/UFU, 2018.

FRANCO, Ana Maria de Paiva; OLIVEIRA, Kleber Fernandes de; ESPERIDIÃO, Fernanda. A Lei de cotas no ensino superior: testando a hipótese da incompatibilidade no caso da Universidade Federal de Sergipe. In: Regae - Rev. Gest. Aval. Educ. v. 10, n. 19. Santa Maria/RS, 2021.

GOMES, Nilma Lino. Movimento Negro e Educação: ressignificando e politizando a raça. In: Revista Educação e Sociedade. v. 33, n. 120, p. 727-744, jul.-set. Campinas: 2012. Disponível em <http://www.cedes.unicamp.br>

GOMES, L. da S. Ensaio 8 - Democratização da permanência no Ensino Superior. In: A sala de aula sob outro paradigma: ensaios sobre o permanecer de alunos, com alunos e para alunos no Ensino Superior público. Coleção Permanência na Educação. CARMO, Gerson Tavares do (org.). Campo dos Goyatazes (RJ): Encontrografia, 2021.

GRIN, Eduardo. Atores burocráticos e sua atuação política no interior da gestão governamental. In: Race. v. 15, n. 2, p. 475-504, maio/ago. Joaçaba: 2016. Disponível em: http://editora.unoesc.edu.br/index.php/race. Acesso: 26 de junho de 2023.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Percentual da população residente, por cor ou raça no Brasil por estado e regiões. In: PNADCA (2019), PNADCT (2019).

IFMG. https://www.ifmg.edu.br/portal/extensao/CatlogoCursosFIC2018VF.pdf. Catálogo de cursos de formação profissional. 2018

JENKINS, L. D.; MOSES, M. S. Iniciativas de ações afirmativas ao redor do mundo. In: International Higher Education, nº 77. UNICAMP, 2015. Disponível em: https://www.revistaensinosuperior.gr.unicamp.br/international-higher-education/iniciativas-de-acoes-afirmativas-ao-redor-do-mundo. Acesso: 15 de maio de 2021.

JOCCOUD, Luciana. A política de promoção da igualdade racial no Governo Federal em 2006 e o Programa de Combate ao Racismo Institucional. In: A construção de uma política de promoção da igualdade racial: uma análise dos últimos 20 anos. Brasília: Editora IPEA, 2009.

LIPSKY, Michael. Burocracia de nível de rua: dilemas do indivíduo nos serviços públicos. Traduzido por Arthur Eduardo Moura da Cunha. Brasília: Enap, 2019.

MARCELINO, Fabiana Teixeira. A criação dos Institutos Federais e o acesso de quilombolas no IFRN: análise da lei de n° 12.711/2012. Natal: Ed. IFRN, 2018.

MATLAND, R. Synthesizing the Implementation Literature: the ambiguity-conflict model of policy implementation. Journal of Public Administration Research and Theory, 5(2), p. 145-174, 1995.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa Social: Teoria, método e criatividade. 18. ed. Petrópolis: Vozes, 2001.

NAKASHIMA, Mariana Midori. Agência e implementação: Perspectivas teóricas e práticas a partir da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do ABC, Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, São Bernardo do Campo, 2020.

PACHECO, Eliezer. Fundamentos político-pedagógicos dos institutos federais : diretrizes para uma educação profissional e tecnológica transformadora. Natal : IFRN, 2015.

SANTOS, E. H. M. As configurações da assistência estudantil no Brasil: O cenário do PNAES. 2020. 169f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social e Políticas Sociais) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2020.

SILVA, Luiz Fernando Martins da. Políticas de ação afirmativas para negros no Brasil: Considerações sobre a compatibilidade com o ordenamento jurídico nacional e internacional. Revista. Jur., Brasília, v. 8, n. 82, p. 64-83, 2007.

TELLES, Edward Eric. Racismo à brasileira: uma nova perspectiva sociológica. Tradução: Nadjeda Rodrigues Marques; Camila Olsen. Rio de Janeiro: Relume Dumará (Fundação Ford), 2003.

TOSHKOV, Dimiter. Research Design in Political Science. 1st ed. London New York, NY: Palgrave, 2016.

WILDER, Matt. Comparative Public Policy: Origins, Themes, New Directions. Policy Studies Journal, 45(S1), S47–S66. doi:10.1111/psj.12200, 2017.

Downloads

Publicado

30-06-2024

Como Citar

MENDES, Raquel De Oliveira; FERNANDES, Juliana Ventura de Souza. Ações Afirmativas na rede federal de educação de Minas Gerais: as políticas de permanência para os estudantes cotistas. Revista AlembrA, [s. l.], v. 6, n. 12, p. 74–111, 2024. DOI: 10.47270/ra.v6i12.896. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/alembra/article/view/896. Acesso em: 20 nov. 2024.

Edição

Seção

Dôssie Relações étnico-raciais na escola em pauta