Números invisíveis, sujeitos invisibilizados: a ausência de dados públicos sobre raça e etnia na educação básica do Estado do Rio de Janeiro como entrave para a superação do racismo
DOI:
10.47270/ra.v6i12.907Palavras-chave:
Pertencimento étnico-racial, Desigualdade, BranquitudeResumo
Esta pesquisa demonstra como a ausência de dados públicos de rendimento escolar vinculados ao recorte étnico-racial na Educação Básica nos municípios do Estado do Rio de Janeiro constitui como um entrave para a formulação de políticas públicas educacionais no que tange a melhoria do rendimento escolar da população negra. A pesquisa teve caráter quali-quantitavo e a metodologia utilizada contou com o levantamento bibliográfico e a busca por dados públicos de rendimento escolar a partir de pertencimento étnico-racial nas secretarias municipais de educação no Estado do Rio de Janeiro. Os resultados apontam que a não vinculação de dados remete à ideia de que os problemas da educação são ocasionados somente por questões de desigualdade socioeconômica, desconsiderando a questão racial em sua compreensão. Além disso, verifica-se que a indisponibilidade de dados publicizados pelas instituições revela a manutenção do racismo estrutural e institucional em sua organização. Ao mesmo tempo em que os dados são indisponíveis, sujeitos são ocultados em detrimento de uma parcela da população que se beneficia da branquitude e seus privilégios. Assim, alunos negros e pardos que constituem a maioria na Educação Básica no Estado do Rio de Janeiro são invisibilizados.
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