Os valores civilizatórios africanos e indígenas nas práticas de fortalecimento da cultura de paz nas escolas brasileiras

Autores

DOI:

10.47270/ra.v6i12.911

Palavras-chave:

Violências, Cultura de paz, Valores civilizatórios africanos e indígenas, Relações Étnico-raciais

Resumo

Com enfoque nos debates de promoção de cultura de paz como resposta ao enfrentamento das violências nas escolas brasileiras, este artigo, busca apresentar que valores semelhantes ao que propõe a cultura de paz já estão presentes nas culturas dos povos africanos e indíge-nas, mas que precisam ser ensinados e vivenciados nas escolas do Brasil como fator para transformações sociais. A proposta do artigo advoga na centralidade de valores civilizatórios originários de África - que se difere do antirracismo que é da categoria ocidental -  e está relacionado a valores que permeiam a  diversidade, a comunidade, o respeito pela natureza e todos os seres que a compõem, ou seja, são essenciais para repensar as relações sociais e étnico-raciais a fim de trilhar caminhos que possam superar as práticas violentas que são concebidas pelas limitações hegemônicas do currículo padrão eurocentrado ao extremo. Como resultado, o artigo alerta que a cultura de paz está diretamente ligada às leis 10.639/2003 e 11.645/2008 uma vez que o propósito social e coletivo de paz está conectado ao enfrentamento das desigualdades que mantém as violências e giram em torno das ques-tões raciais que marcam o processo histórico-social do Brasil.

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Publicado

30-06-2024

Como Citar

ELMÔR, Elisandra Campos Souza; ÂMBAR, Rafael Vieira. Os valores civilizatórios africanos e indígenas nas práticas de fortalecimento da cultura de paz nas escolas brasileiras. Revista AlembrA, [s. l.], v. 6, n. 12, p. 04–27, 2024. DOI: 10.47270/ra.v6i12.911. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/alembra/article/view/911. Acesso em: 20 nov. 2024.

Edição

Seção

Dôssie Relações étnico-raciais na escola em pauta