O florescer da autoestima: impactos positivos de uma educação afrocentrada
DOI:
10.47270/ra.v6i12.950Palavras-chave:
Educação Afrocentrada, Educação Fundamental, Autoestima, Identidade racial, Relato de experiênciaResumo
Este artigo tem como objetivo relatar a experiência de uma intervenção educacional bem sucedida numa turma do ensino fundamental I, predominantemente composta por crianças negras que enfrentavam desafios de autoestima devido, em grande parte, às diversas questões sociais, com ênfase no racismo. Na ausência de práticas antirracistas na escola, após a identificação dos impactos negativos na autoestima, no bem-estar emocional e no desempenho acadêmico dos estudantes, tornou-se imperativo planejar ações de intervenção. O objetivo principal foi promover a valorização da identidade e ancestralidade, combater o racismo e desconstruir estereótipos raciais, para, sobretudo fortalecer a autoestima das crianças, reconhecendo o papel crucial que a autoestima representa para o desenvolvimento integral delas. A metodologia adotada incluiu a leitura de histórias afrocentradas, pesquisas bibliográficas, entrevistas, rodas de conversa, reflexões e ações práticas de experimentos para promover a valorização dos vários tons de pele, bem como dos cabelos crespos e cacheados. Além disso, analisar obras afrocentradas e receber a visita de uma das escritoras apreciadas, ofereceu às crianças uma oportunidade de se inspirarem em modelos positivos. Os desdobramentos alcançados a partir dessas literaturas suscitaram um profundo encantamento, consolidando as habilidades de leitura e escrita, dando origem a produções textuais significativas e tendo como desfecho o fortalecimento substancial da autoimagem positiva das crianças. Portanto, o projeto teve um impacto positivo nas crianças, que passaram a valorizar sua identidade afrodescendente e sobretudo, fortaleceram a autoestima para enfrentar os desafios com confiança e entusiasmo, resultando em avanços expressivos na aprendizagem. Esse relato enfatiza a importância de intervenções antirracistas ao longo do ano, para alcançar mudanças positivas.
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