O USO DA GAMIFICAÇÃO NO PROCESSO AVALIATIVO NO ENSINO REMOTO DE QUÍMICA

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2022.v7.n1.e013.id1372

Palavras-chave:

Avaliação formativa, Jogos, Ensino-aprendizagem, Metodologia Ativa

Resumo

Gamificação é o termo utilizado para indicar a utilização de elementos do design de jogos no desenvolvimento de uma atividade educacional aplicando competências, mecânicas, estéticas e pensamentos de gamers para motivar, engajar e promover a aprendizagem. Nesse trabalho, foi desenvolvida uma atividade gamificada com base em um levantamento bibliográfico, e posteriormente foi realizado um relato de experiência sobre a utilização de um jogo usado como avaliação formativa na disciplina de Química em turmas do Ensino Médio. Como objetivo geral, buscou-se desenvolver e aplicar um jogo didático por meio da gamificação como ferramenta de avaliação no ensino remoto de Química. A atividade assumiu a característica de avaliação formativa, trouxe benefícios – como a diminuição do tempo no processo avaliativo –, motivou os alunos na realização da atividade, reduziu a ansiedade e o estresse advindo das avaliações, promoveu um maior envolvimento dos alunos, aumentou a velocidade dos feedbacks e promoveu a autonomia discente.

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Biografia do Autor

Jeferson de Menezes Souza, UEFS

Mestrando em Ecologia e Evolução (UEFS)

Alice Ferreira-Silva, UEFS

Doutora em Microbiologia (UFMG) Docente na Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana (UNEF). Docente no Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (UEFS)

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Publicado

04.02.2022

Como Citar

MENEZES SOUZA, Jeferson de; FERREIRA-SILVA, Alice. O USO DA GAMIFICAÇÃO NO PROCESSO AVALIATIVO NO ENSINO REMOTO DE QUÍMICA. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 7, n. 1, p. e013, 2022. DOI: 10.23926/RPD.2022.v7.n1.e013.id1372. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/261. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias