Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • O nome dos autores das obras na seção de referências não estão abreviados.
  • O arquivo submetido possui tamanho menor que 6MB.
  • O texto possui até 4 autores.
  • O texto possui até 20 páginas, sem contar as referências.
  • O autor ou coautor não está submetendo mais de um artigo para avaliação.
  • O documento submetido está conforme o indicado conforme o Modelo em Word.
  • O artigo possui Declaração de Revisão Textual realizada por um profissional no idioma do artigo (Modelo de Declaração de Revisão), não sendo autor ou coautor. Tal declaração deve ser submetida junto ao artigo, conforme Tutorial.
  • O nome do arquivo .doc não pode ter mais que 10 caracteres, senão dá erro no servidor.

Diretrizes para Autores

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO NA REVISTA PRÁTICA DOCENTE

Atualizado em 01.08.2023

 

POLÍTICA EDITORIAL

A Revista Prática Docente está vinculada à Coordenação de Pesquisa de Pós-graduação do IFMT - Campus Confresa.

A Revista Prática Docente do IFMT - Campus Confresa aceita Artigo Científico e Relato de Experiência inéditos nos campos que sustentam os pilares da Educação nos seguintes eixos: Ciências humanas e suas tecnologias; Ciências da natureza e suas tecnologias; Linguagens, códigos e suas tecnologias e Matemática e suas tecnologias, que não estejam sendo apresentados simultaneamente em outro periódico. Ao enviar seu trabalho para a Revista Prática Docente, o(s) autor(es) cede(m) o direito de primeira publicação, podendo colocar o artigo também em repositórios institucionais ou outro tipo de utilização. Desde que seja disponibilizado o mesmo arquivo disponível na Revista Prática Docente.

Cada autor ou coautor pode submeter somente dois artigos por ano. Caso submeta mais de dois, os artigos excedentes serão arquivados.

 

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TEXTOS

Antes da submissão, é recomendado que os autores olhem os artigos já publicados na Revista e, caso algum seja pertinente, indiquem em seus textos a serem submetidos. Cabe destacar que isso é uma sugestão e não há obrigatoriedade de citar algum artigo.

 

Método e Periodicidade

A partir de 2023, a revista inicia a publicação em fluxo contínuo no qual é publicado um único número anual, podendo haver outros números com dossiês e chamadas especiais,

A partir de 2021 até 2022, a revista possuiu periodicidade quadrimestral e publicado pelo método Ahead Of Print (AOP). Que é um método de publicação que permite a publicação de artigos  que passaram pela avaliação e editoração.

Os meses para fechamento dos números publicados são abril, agosto e dezembro.

 

Publicação de artigos em idioma estrangeiro por pesquisadores brasileiros

Os artigos submetidos em idioma que não seja o português, necessitam do envio do artigo em português na submissão e sua tradução como material suplementar. Pois a revista presa pela comunicação científica para acesso aos estudantes, professores ou pesquisadores nacionais que não têm domínio de outro idioma.

Desse modo, a publicação se dará no idioma estrangeiro e também disponibilizado juntamente em link separado o artigo no idioma português.

 

Dimensão

Os Artigos Científicos e Relatos de Experiência deverão ter de 10 a 20 páginas, não incluindo as referências, e no máximo 4 autores. Não serão aceitos artigos com Anexos ou Apêndices.

Não serão aceitas submissões com propostas de ensino que não tenham sido executadas para fins de pesquisa.

 

Formatação para submissão

Todos os artigos submetidos necessariamente devem estar no Modelo de Submissão.

É necessário preenchimento de todos os dados solicitados no modelo.

 

Processo de submissão

Juntamente com o arquivo do artigo é necessário submeter uma declaração de revisão textual (Modelo de Declaração) realizada por um profissional no idioma de submissão do artigo.

As instruções para submissão dos dois arquivos estão nesse Tutorial de Submissão.

 

Processo de Avaliação

Todo artigo submetido passa por programa anti-plágio antes de ser encaminhado aos avaliadores. Em caso de detecção de indícios de plágio ou autoplágio, os autores serão informados e o arquivo submetido será arquivado.

Antes de enviar para avaliação, é realizada uma pré-avaliação pelo Editor para verificar se a submissão cumpriu com as regras de submissão descritas nessa página.

Para assegurar a integridade da avaliação por pares cega o Editor é responsável por retirar a primeira página com identificação dos autores e enviar o arquivo sem qualquer identificação no texto ou nas propriedades do arquivo.

Toda avaliação de artigos submetidos na RPD é realizada por dois revisores (preferência para doutor(a) especialista na área) e em caso de um parecer positivo e um negativo, outro avaliador é acionado. Os pareceres são: Aceito, Aceito com Correções ou Rejeitado. O parecer enviado ao autor é de responsabilidade do editor.

O Formulário de Avaliação contém os seguintes itens:

Sobre o Título*

O título representa plenamente o trabalho apresentado?

Sobre o Resumo*

O objetivo está explícito?
Possui breve descrição do procedimento metodológico?
Possui breve descrição dos resultados?
Está tudo conforme indicações nas diretrizes para autores?

Sobre a Introdução*

Faz uma contextualização do tema foco da pesquisa a ser apresentado?
Possui a indicação do(s) objetivo(s)?
Faz uma breve apresentação do texto apresentado?

Sobre o(s) Objetivo(s)*

Está(ão) claro(s) e bem definido(s)?

Sobre a Metodologia*
Está bem explicada?
É suficiente para atingir o objetivo proposto na pesquisa?

Sobre os Resultados e Discussão

Estão de acordo com o(s) objetivo(s) apresentado(s)?
Estão de acordo com o procedimento metodológico apresentado?
Há discussão dos resultados com o referencial teórico apresentado?

Sobre as Referências*

São suficientes para embasar a pesquisa?
São atuais?
O nomes dos autores citados estão por extenso e sem abreviações? (Ex: GIL, Carlos Antonio.)
Alguma das referências não foram citadas no texto ou algumas das citadas no texto não estão nas referências?
Foi evitado utilizar traço em caso de repetição de autores? (EX: _______. Título da publicação.)
Está tudo conforme indicações nas diretrizes para autores?

Comentários Gerais*
 

Comentários para o Editor (O autor não terá acesso a esses comentários)*

Parecer*

Matemática e suas tecnologias

Nessa seção são publicados trabalhos sobre Matemática e suas tecnologias

Linguagens, códigos e suas tecnologias

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Ciências da natureza e suas tecnologias

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Ciências humanas e suas tecnologias

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Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.