ABORDAGEM, METODOLOGIA, MÉTODO, ESTRATÉGIA, TÉCNICA OU RECURSO DE ENSINO: COMO DEFINIR A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS?

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2022.v7.n1.e018.id1436

Palavras-chave:

Metodologia de ensino, Definições, Didática

Resumo

Com base nos pressupostos da Didática, apresentamos, neste artigo, uma discussão teórica sobre algumas definições muito utilizadas por pesquisadores na literatura, dentre elas: metodologia, método, abordagem, técnica e recursos de ensino. Descrevemos as diferenças entre esses termos e, a partir disso, realizamos uma revisão bibliográfica em teses e dissertações sobre a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) no ensino de Ciências, com o objetivo de identificar quais termos são utilizados pelos pesquisadores em suas teses e dissertações para designar a ABP nessa área. Identificamos, neste estudo, que os pesquisadores empregam termos muito variados, como: metodologia, método, abordagem, estratégia, ferramenta, entre outros. Observamos, também, a ocorrência de uso desses termos como sinônimos. Essa diversidade de denominações em um mesmo trabalho de pesquisa pode indicar incoerência teórica ou metodológica, descuido ou ainda incompreensão sobre o uso dos termos. Em decorrência disso, discutimos formas mais acertadas de designar a ABP.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Glessyan de Quadros Marques, PPGECEM

Doutoranda em Educação em Ciências e Educação Matemática (PPGECEM/Unioeste, Campus Cascavel)

Marcia Borin da Cunha, USP

Doutora em Educação (USP) Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática (PPGECEM/Unioeste, Campus Cascavel)

Referências

ANASTASIOU, Léa da Graças Camargos; ALVES, Leonir Pessate. Estratégias de Ensinagem. In: ANASTASIOU, Léa da Graças Camargos; ALVES, Leonir Pessate. Processos de Ensinagem na Universidade: pressupostos para estratégias de trabalho em aula. 5. ed. Joinville: Univille, 2009.

ARAÚJO, José Carlos Souza. Para uma análise das representações sobre as técnicas de ensino. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro. (Org.).Técnicas de ensino: Por que não? Campinas: Papirus, 2013.

NEUFELD, Victor R.; BARROWS, Howard S. The “McMaster Philosophy”: an approach to medical education. Journal Medic Education, v.11, n. 49, p.1040-1050, nov.1974.

BARROWS, Howard S.; TAMBLYN, Robyn M. Problem-Based Learning: An Approach to Medical Education.1. ed. New York: Springer Publishing Company, 1980. 228 p.

BERBEL, Neusi Aparecida Navas. A problematização e a Aprendizagem Baseada em Problemas: diferentes termos ou diferentes caminhos? Interface - Comunicação, Saúde, Educação, v. 2, n. 2, p. 139-154, 1998.

BRIGHENTI, Josiane; BIAVATTI, Vania Tanira; SOUZA, Taciara Rodrigues. Metodologias de ensino-aprendizagem: Uma abordagem sob a percepção dos alunos. Revista GUAL Gestão Universitária na América Latina, Florianópolis, v. 8, n. 3, p. 281-304, set. 2015.

CASTANHO, Maria Eugênia. A dimensão intencional do ensino. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro (Org.). Lições de Didática. 3. ed. São Paulo: Papirus, 2007. p. 35-56. Disponível em: https://www.livrebooks.com.br/livros/licoes-de-didatica-ilma-passos-alencastro-veiga-org-zymy6vdtn3gc/baixar-ebook. Acesso em: 16 set. 2021.

FONSECA, João J. Saraiva; FONSECA, Sonia. Didática Geral (ebook). INTA – Instituto Superior de Teologia Aplicada (Faculdade INTA), Pró-Diretoria de Inovação Pedagógica (PRODIPE). 1. ed. Sobral: INTA; PRODIPE, 2016. 88p. Disponível em:

https://md.uninta.edu.br/geral/didatica/pdf/Did%C3%A1tica%20Geral.pdf. Acesso em: 18 ago. 2020.

GRABINGER, Scott; DUNLAP, Joanna C. Problem-Based Learning as a Example of Active Learning and Student Engagement. In: YAKHNO, Tatyana (Eds.). Advances in Information Systems. ADVIS. Lecture Notes in Computer Science, v. 2457. Springer, Berlin, Heidelberg, 2002. https://doi.org/10.1007/3-540-36077-8_39

HMELO-SILVER, Cindy. E. Problem-Based Learning: What and How Do Students Learn? Educational Psychology Review, v. 16, n. 3, 2004.

KARLING, Argemiro Aluísio. A Didática necessária. 2. ed. São Paulo: Ibrasa, 2010. 332 p.

Disponível em: https://docplayer.com.br/16640779-A-didatica-necessaria.html. Acesso em: 7 jul. 2021.

LOPES, Renato Matos; SILVA-FILHO, Moacelio Veranio; ALVES, Neila Guimarães (Orgs.). Aprendizagem Baseada em Problemas: fundamentos para a aplicação no ensino médio e na formação de professores (ebook). Rio de Janeiro: Publiki, 2019. 198 p. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/432641/2/APRENDIZAGEM%20BASEADA%20EM%20PROBLEMAS%20-%20fundamentos%20para%20a%20sua%20aplica%C3%A7%C3%A3o%20no%20Ensino%20M%C3%A9dio%20e%20na%20Forma%C3%A7%C3%A3o%20de%20Professores.pdf. Acesso em: 21 de nov. 2021.

MANFREDI, Sílvia Maria. Metodologia do ensino: diferentes concepções. Campinas: F.E./UNICAMP, 1993. Mimeo, 6p. Disponível em: https://docplayer.com.br/49866856-Metodologia-do-ensino-diferentes-concepcoes.html. Acesso em: 25 ago. 2020.

MARQUES, Glessyan Quadros; CUNHA, Marcia Borin. A Aprendizagem Baseada em Problemas no ensino de Ciências: Um levantamento realizado na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. In: 20º Encontro Nacional de Ensino de Química, 2021, Pernambuco. Anais... UFPE: Pernambuco, 2021, p. 1-12. Disponível em: https://even3.blob.core.windows.net/anais/240651.pdf. Acesso em: 22 de nov. 2021.

MICHAELIS. Dicionário online da língua portuguesa. São Paulo: Melhoramentos, 2020. Disponível em: https://michaelis.uol.com.br. Acesso em: 22 ago. 2020.

MORGADO, Sofia; LEITE, Laurinda; DOURADO, Luís; FERNANDES, Célia; SILVA, Eleutério. Ensino orientado para a Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas e ensino tradicional: um estudo centrado em “transformação de matéria e de energia”. Revista Ensaio Pesqui. Educ. Ciênc., Belo Horizonte,v.18, n.2, p.73-98, 2016.

NUNES, Marisa Fernandes. As metodologias de ensino e o processo de conhecimento científico. Revista Educar, Curitiba, n. 9, p. 49-58, 1993.

PINHO, Luis Antonio. Contribuições teóricas e práticas para o uso da Aprendizagem Baseada em Problemas na Educação profissional técnica de nível médio. 2017. 157 f. Tese (Doutorado em Ciências) – Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz), Rio de Janeiro, 2017.

RIBEIRO, Luis Roberto C. Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL): Uma experiência no ensino superior. São Carlos: EdUFSCar, 2008.

SERVANT, Virginie F.; NORMAN, Geoff; SCHMIDT, Henk G. A short intellectual History of Problem-Based Learning. In: The Wiley Handbook of Problem-Based Learning. 1. ed. USA: Wiley Blackwell, 2019. p. 3-25.

SERVANT, Virginie F. Revolutions and Re-iterations: An intellectual history of problem-based learning. Erasmus University Rotterdam, 1ª ed., Ridderprint BV: Netherlands, 297p, 2016. Disponível em: https://repub.eur.nl/pub/94113. Acesso em: 13 ago. 2021.

SILVA, Judimar Teixeira; SILVA, Ivoneide Mendes. Uma revisão sistemática sobre a Aprendizagem Baseada em Problemas no ensino de Ciências. Pesquisa e Ensino, n. 1. v.1, p. 1-29, 2020.

SOUZA, Samir Cristino; DOURADO, Luis. Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP): Um Método de Aprendizagem Inovador para o Ensino Educativo. Rev. Holos, ano 31, v. 5, 2015.

TEIXEIRA, Maria Cláudia. Metodologia do ensino superior.1. ed. Paraná:Unicentro, 2015. 59p. Disponível em:

http://repositorio.unicentro.br:8080/jspui/bitstream/123456789/984/5/Metodologia%20do%20ensino%20superior.pdf. Acesso em: 25 out. 2021.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. A prática pedagógica do professor de Didática. São Paulo: Papirus, 1989. Disponível em: https://pt.scribd.com/read/405797709/A-Pratica-pedagogica-do-professor-de-didatica. Acesso em: 27 jul. 2021.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. (Org.). Técnicas de Ensino: Novos tempos, novas configurações. 1. ed. Campinas: Papirus, 2006.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro (Org.); FELTRAN, Antônio; LOPES, Antonia Osima; AZANBUJA, Jorcelina Q.; ARAUJO, José Carlos S.; CASTANHO, Maria Eugênia; SOUZA, Maria Letícia R.; FELTRAN, Regina Célia S. Técnicas de ensino: Por que não? Campinas: Papirus, 2013.

REFERÊNCIAS ANALISADAS

ANDRADE, Mariana Aparecida Bologna Soares. Possibilidades e limites da Aprendizagem Baseada em Problemas no ensino médio. 2007. 181 f. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência) – Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2007.

ARNAUD, Orlando Temistocles Cruz. Produção de audiovisual sobre a Aprendizagem Baseada em Problemas: passos de sua constituição em um curso de férias em Mãe do Rio (PA). 2017. 169 f. Dissertação (Mestrado em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas) da Universidade Federal do Pará, Belém, 2017.

IZAIAS, Renata Daphne Santos. Aprendizagem Baseada em Problemas no ensino de Ciências: um estudo sobre sua aplicabilidade na Educação de jovens e adultos. 2016. 95 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) da Universidade Federal do Sergipe, São Cristóvão, 2016.

LIMA, Daniela Bonzanini. Aprendizagem Baseada em Problemas e a construção de habilidades como ferramentas para o ensino-aprendizagem nas ciências da natureza. 2015.117 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências: Química da vida e saúde) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015.

MALHEIRO, João Manoel Silva. Panorama da Educação fundamental e média no Brasil: o modelo da Aprendizagem Baseada em Problemas como experiência na prática docente. 2005. 197f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal do Pará (UFPA), 2005.

NASCIMENTO, Carlos Henrique. O ensino de ecossistemas amazônicos por meio da metodologia de Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP). 2018. 101 f.Tese (Doutorado em Biodiversidade e Biotecnologia) – Universidade Federal do Amazonas/Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2018.

NEVES, Moisés David. Aprendizagem Baseada em Problemas e o raciocínio hipotético-dedutivo no ensino de ciências: análise do padrão de raciocínio de Lawson em um curso de férias em Castanhal (PA). 2013. 206 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) – Universidade Federal do Pará, Belém, 2013.

PICCOLI, Flávia. Aprendizagem Baseada em Problemas: uma estratégia para o ensino de química no ensino médio. 2016. 90 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências: Química da vida e saúde) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2016.

ROSÁRIO, Daísa Gomes. Formação de professores: a Aprendizagem Baseada em Problemas e sua contribuição para o desempenho do professor na sala de aula. 2005. 160 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) – Universidade Federal do Pará, Belém, 2005.

SILVA, Ângelo Abeni Bezerra. Interações discursivas em um curso de férias: a constituição do conhecimento científico sob a perspectiva da Aprendizagem Baseada em Problemas. 2015. 88 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) – Universidade Federal do Pará, Belém, 2015.

SILVA, Ivoneide Mendes. A Aprendizagem Baseada em Problemas: uma análise da implementação na disciplina de tecnologia da informação e comunicação no ensino de química. 2017. 235 f. Tese (Doutorado em Ensino das Ciências) – Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2017.

SOARES, Vando Kleber Santos. Desenvolvimento do conhecimento físico com a Aprendizagem Baseada em Problemas: análise das interações discentes. 2017.144 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2017.

Downloads

Publicado

04.02.2022

Como Citar

QUADROS MARQUES, Glessyan de; BORIN DA CUNHA, Marcia. ABORDAGEM, METODOLOGIA, MÉTODO, ESTRATÉGIA, TÉCNICA OU RECURSO DE ENSINO: COMO DEFINIR A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS?. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 7, n. 1, p. e018, 2022. DOI: 10.23926/RPD.2022.v7.n1.e018.id1436. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/268. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias