FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: UM ESTUDO DE REVISÃO

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2022.v7.n1.e020.id1416

Palavras-chave:

Formação de Professores, Transtorno do Espectro Autista (TEA), Educação Inclusiva

Resumo

A inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na educação básica vem crescendo, contudo, ainda são poucos os estudos que têm discutido o tema na formação de professores. Assim, o objetivo deste artigo foi analisar a produção científica sobre formação de professores e o TEA, nos principais periódicos brasileiros das áreas de Educação Especial e Educação Inclusiva (período 2012-2021), a fim de identificar as principais tendências relacionadas a este campo de estudo. Como metodologia foi realizada uma revisão bibliográfica. Entre os principais resultados encontrados, constatamos que os artigos não apresentaram um referencial teórico de base. Ademais, foram encontrados dezessete artigos, mas apenas dois estavam relacionados à formação inicial, e isso aponta para a necessidade de mais estudos sobre a formação inicial. Conclui-se que é fundamental mais pesquisas que abordem a necessidade de uma formação que respeite, contemple e, efetivamente, possibilite a inclusão de estudantes com TEA na escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Francisnaide dos Santos Souza, UESC

Mestrando em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM/UESC)

Matheus dos Santos Reis, UESC

Mestrando em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM/UESC)

Alex Souza Almeida, UESC

Mestrando em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM/UESC)

Viviane Borges Dias, UNEB

Doutora em Educação e Contemporaneidade (UNEB) Professora Adjunta da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM/UESC)

Referências

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION (APA). Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. 5. ed. rev. Porto Alegre: Artmed, 2014.

AZEVEDO, Mariana Queiroz Orrico de. Práticas pedagógicas desenvolvidas com alunos com transtorno do espectro autista na escola regular: uma revisão integrativa da literatura. 2017. 153 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.

BARBERINI, Karize Younes. A escolarização do autista no ensino regular e as práticas pedagógicas. Cadernos de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento, São Paulo, v. 16, n. 1, p. 46-55, jun. 2016.

BARBOSA, Karina Pereira; PERES, Cristiane Pereira; PRZYLEPA, Mariclei. O trabalho pedagógico do professor de apoio na inclusão de alunos com transtorno do espectro autista. Revista Educação Especial em Debate, v. 5. n. 9. p. 131-148. jan./jun., 2020. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/reed/article/view/31597. Acesso em: 17 out. 2021.

BENITEZ, Priscila; PAULINO, Vanessa Cristina; OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo; DOMENICONIS, Camila; OMOTE, Adão. Atitudes Sociais de Agentes Educacionais em Relação à Inclusão e à Formação em Análise do Comportamento Aplicada. Revista brasileira de educação especial, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/Sdz5BrfLZFNdCcrbsSqqWhR/?lang=pt. Acesso em: 17 out. 2021.

BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC, 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf. Acesso em: 10 jun. 2021.

BRASIL. Decreto n.º 8.368, de 2 de dezembro de 2014. Regulamenta a Lei n.º 12.764, de 27 de dezembro de 2012, que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. Brasília, DF: Palácio do Planalto, 2014. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/decreto/d8368.htm. Acesso em: 20 abr. 2021.

BRASIL. Lei 12.764, de 27 de dezembro de 2012. Política Nacional de Proteção dos direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. Brasília: Presidência da República, 2012. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2012/Lei/L12764.htm >. Acesso em: 26 mar. 2021.

BRASIL. Lei n.º 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei brasileira de inclusão da pessoa com deficiência (Estatuto da pessoa com deficiência). Brasília: Palácio do Planalto, 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm. Acesso em: 15 abr. 2021.

BRASIL. Lei nº 13.861, de 18 de julho de 2019. Altera a Lei nº 7.853, de 24 de outubro de 1989, para incluir as especificidades inerentes ao transtorno do espectro autista nos censos demográficos.

CAMARGO, Síglia Pimentel Höher; BOSA, Cleonice Alves. Autismo e inclusão: possibilidades e limites. In: GOMES, M. (Org.). Construindo as trilhas para a inclusão. v. 1. São Paulo: Vozes, 2009. p. 90-215.

CAMARGO, Síglia Pimentel Höher; SILVA, Gabrielle Lenz da; CRESPO, Renata Oliveira; OLIVEIRA, Calleb Rangel de; MAGALHÃES, Suelen Lessa. Desafios no processo de escolarização de crianças com autismo no contexto inclusivo: diretrizes para formação continuada na perspectiva dos professores. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 36, p. 1-22, jul. 2020.

CENTERS FOR DISEASE CONTROL AND PREVENTION – CDC. Autism prevalence slightly higher in CDC’s ADDM Network, 2018. Disponível em: https://www.cdc.gov/media/releases/2018/p0426-autism-prevalence.html. Acesso em: 12 abr. 2021.

COIMBRA, Maria de Nazaré Castro Trigo; MARTINS, Alcina Manuela de Oliveira. O estudo de caso como abordagem metodológica no ensino superior. Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente-SP, v. 24, n. 3, p. 31-46, set./dez. 2013.

COSTA, Valdelúcia Alves da. Educação e formação: inclusão na escola pública. Revista entreideias, Salvador, v. 4, n. 1, p. 51-70, jan./jun. 2015.

COSTA, Valdelúcia Alves da. Políticas públicas en educación: Formación de maestros e inclusión en Brasil. In: CÚPICH, Z. J.; LÓPEZ, S. L. V.; CÓRDOVA, J. de los S. L. (Orgs.). Sujeto, educación especial e integración. Ciudad de México, D.F.: Editora de la Universidad Nacional Autónoma de México, 2010, p. 525-540.

COSTA, Valdelúcia Alves da. Experiências pela Educação – Para quê? Formação e Inclusão na perspectiva da Teoria Crítica. Revista Educação Especial. Santa Maria v. 26, n. 46, p. 245-260, maio/ago. 2013. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/index.php/educacaoespecial/article. Acesso em: 22 abr. 2021.

CROCHÍK, José. Leon. et al. Análise de atitudes de professoras do ensino fundamental no que se refere à educação inclusiva. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.37, n.3, p. 565 -582, set./dez. 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v37n3/a08v37n3.pdf. Acesso em: 05 out. 2021.

CUNHA, Eugênio. Autismo e inclusão: psicopedagogia práticas educativas na escola e na família. 8. ed. Rio de Janeiro: Wak Ed., 2019.

DIAS, Viviane Borges. Formação de professores e educação inclusiva: uma análise à luz da teoria crítica da sociedade. 2018. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade, Salvador, 2018.

DIAS, Viviane Borges; SILVA, Maria da Silva. Educação inclusiva e formação de professores: o que revelam os currículos dos cursos de licenciatura? Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 16, n. 43, p. 406-429, 2020.

FALBO, Ricardo de Almeida. Mapeamento Sistemático. Retrieved October, v. 7, p. 1-25, 2018. Disponível em: http://claudiaboeres.pbworks.com/w/file/fetch/133747116/Mapeamento%20Sistem%C3%A1tico%20-%20v1.0.pdf. Acesso em: 21 set. 2021.

FARIA, Karla Tomaz; TEIXEIRA, Maria Cristina Trigueiro Veloz; CARREIRO, Luiz Renato Rodrigues; AMOROSO, Victor; PAULA, Cristiane Silvestre de. Atitudes e práticas pedagógicas de inclusão para o aluno com autismo. Revista Educação Especial, v. 31, n. 61, p. 353-370, abr./jun. 2018.

FERREIRA, Roberta Flávia Alves. Inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista, na educação infantil: o desafio da formação de professoras. 2017. 160 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação, Belo Horizonte, 2017.

FISCHER, Marta Luciane. Tem um Estudante Autista na minha Turma! E Agora? O Diário Reflexivo Promovendo a Sustentabilidade Profissional no Desenvolvimento de Oportunidades Pedagógicas para Inclusão. Revista brasileira de educação especial, out./dez. 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/vK7pnWwcns9pHxtvvVB8RMh/?lang=pt. Acesso em: 17 out. 2021.

GARCÍA, Carlos Marcelo. Formação de Professores: para uma mudança educativa. Portugal: Porto Editora, 1999.

GOMES, Camila Graciella Santos; MENDES, Enicéia Gonçalves. Escolarização inclusiva de alunos com autismo na rede municipal de ensino de belo horizonte. Revista Brasileira Educação Especial, Marília, v. 16, n. 3, p. 375-396, set./dez. 2010.

GOULART, Jéssica Cristina; BLANCO, Marília Bazan; COELHO NETO, João. O Jogo Digital em Tecnologia Touch como Instrumento de Aprendizagem para Criança autista. ESPACIOS (CARACAS), v. 38, p. 15-23, 2017.

GREGUOL, Marcia; COSTA, Roberto Fernandes da.; Atividade física adaptada. 3ª edição. São Paulo. Editora Manole, 2013

GUEDES, Danieli Ferreira; NETO, João Coelho; BLANCO, Marília Bazan. Percurso investigativo de um curso de capacitação para professores com o uso de recurso tecnológico na alfabetização de alunos com Transtorno do Espectro Autista. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 33, 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5902/1984686X41874. Acesso em: 17 out. 2021.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA – INEP. Censo da Educação Básica 2020. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2020.

LIMA, Stéfanie; LAPLANE, Adriana Lia Friszman. Escolarização de alunos com autismo. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 22, n. 2, p. 269-284, 2016.

MANTOAN, Maria Tereza Eglér. Inclusão escolar: o que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Moderna, 2004.

MICHELS, Maria Helena (org.). A formação de professores para a Educação Especial no Brasil: propostas em questão. Florianópolis: UFSC/CED/NUP, 2017.

NEVES, Anderson Jonas das; ANTONELLI, Carolina de Santi; SILVA, Mariana Girotto Carvalho da; CAPELLINI, Vera Lúcia Messias Fialho. Escolarização formal e dimensões curriculares para alunos com autismo: o estado da arte da produção acadêmica brasileira. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 30, n. 2, p. 43-70, abr./jun. 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/Jd3FJrfnHs4dDrLqLRSqJJw/abstract/?lang=pt. Acesso em: 28 out. 2021.

NÓVOA, António. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, António (coord.). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1995. p. 13-33.

NÓVOA, António. Professores imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009.

NUNES, Débora. R. P.; SCHMIDT, Carlo. Educação especial e autismo: das práticas baseadas em evidências à escola. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, vol.49, n.173, pp.84-103. Jul./set. 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/198053145494. Acesso em: 27 out. 2021.

ONOHARA, Ariane Mieko Himeno; SANTOS CRUZ, José Anderson; MARIANO, Maria Luiza. Educação inclusiva: o trabalho pedagógico do professor para com o aluno autista no ensino fundamental I. Revista Brasileira de Psicologia e Educação, Araraquara, v. 20, n. 2, p. 289-304, jul./dez., 2018.

ORRÚ, Sílvia Ester. Autismo, linguagem e educação: interação social no cotidiano escolar. 3. ed. Rio de Janeiro: Wak Ed., 2012.

PASSERINO, Liliana; BEZ, Maria Rosangela; VICARI, Rosa Maria. Formação de Professores em Comunicação Alternativa para crianças com TEA: contextos em ação. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 26, n. 47, p. 619-638, set./dez. 2013. Disponível em: http://www.ufsm.br/revistaeducacaoespecial. Acesso em: 17 out. 2021.

PENDEZA, Daniele Pincolini; DALLABRIDA, Iara Cadore. Relações entre educação musical e transtorno do espectro autista no cenário brasileiro. Educação, artes e inclusão, v. 14, n. 3, jul./set. 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5965/1984317814032018111. Acesso em: 17 out. 2021.

PEREIRA, Debora Mara; NUNES, Débora Regina de Paula. Diretrizes para a elaboração do PEI como instrumento de avaliação para educando com autismo: um estudo interventivo. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 31, n. 63, p. 939-960, out./dez. 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5902/1984686X33048. Acesso em: 17 out. 2021.

PEREIRA, Luciane Clementino. Formação do profissional de apoio educacional para o atendimento de crianças com autismo no ensino regular. 2019. 83 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal da Grande Dourados, Mato Grosso do Sul, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/1615/1/LucianeClementinoPereira.pdf. Acesso em: 19 out. 2021.

REIS, Rosymeri Bittencourt dos; CARON, Lurdes. Inclusão escolar de educandos com transtorno do espectro do autismo na educação infantil do município de Lages – SC. Revista Educação Especial em Debate, v. 2, n. 5, p. 77-95, jan./jun. 2018 Disponível em: http://periodicos.ufes.br/REED/article/view/17822. Acesso em: 17 out. 2021.

RIBEIRO, Daniela Mendonça; MELO, Nínive Rodrigues Cavalcanti de; SELLA, Ana Carolina. A Inclusão de Estudantes com Autismo na Rede Municipal de Ensino de Maceió. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 30, n. 58, p. 425-440, maio/ago. 2017. Disponível em: http://www.ufsm.br/revistaeducacaoespecial. Acesso em: 17 out. 2021.

ROCHA-OLIVEIRA, Rafaela; DIAS, Viviane Borges; SIQUEIRA, Maxwel. Formação de

Professores de Biologia e Educação Inclusiva: indícios do Projeto Acadêmico Curricular.

Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 19, 225-250, 2019. Disponível

em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4935/9958. Acesso em 15

set. 2021.

RODRIGUES, Polyana Marques Lima. LIMA, Willams dos Santos Rodrigues; VIANA, Maria Aparecida Pereira. A Importância da Formação Continuada de Professores da Educação Básica: A Arte de Ensinar e o Fazer Cotidiano. Saberes Docentes em Ação. v. 3, n. 1, p.28-48, set. 2017.

SALZANI, Maria Luiza; MANZINI, Fiorini Eduardo José. Dificuldades e Sucessos de Professores de Educação Física em Relação à Inclusão Escolar. Revista brasileira de educação especial, jan./mar, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/9DgGGb7khDNxQX8CK7hrqGj/?lang=pt. Acesso em: 17 out. 2021.

SAMPAIO, Ligia Maria Tavares; MAGALHÃES, Célia Jesus Silva. Formação do professor na educação inclusiva e TEA. V Congresso Nacional de Educação - V CONEDU, Anais..., 2018. Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2018/TRABALHO_EV117_MD1_SA10_ID90_15092018132151.pdf. Acesso em: 19 nov. 2021.

SANTOS, Rosiane de Oliveira da Fonseca. Algumas considerações sobre a Educação Inclusiva e as novas exigências para a formação de professores. Revista Educação Pública, v. 19, n. 12, 2019. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/19/12/algumas-consideracoes-sobre-a-educacao-inclusiva-e-as-novas-exigencias-para-a-formacao-de-professores. Acesso em: 17 set. 2021.

SCHIRMER, Carolina Rizzotto; NUNES, Leila Regina d’Oliveira de Paula. Efeitos da formação inicial de professores em Tecnologia Assistiva através de metodologia problematizadora. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 33, p. 1-22, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.5902/1984686X36505. Acesso em: 17 out. 2021.

SCHMIDT, Carlo. Transtorno do espectro autista: onde estamos e para onde vamos. Psicologia em Estudo, p. 221-230, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.4025/psicolestud.v22i2.34651. Acesso em: 25 out. 2021.

SCHMIDT, Carlo; NUNES, Débora Regina de Paula; PEREIRA, Débora Mara; OLIVEIRA, Vivian Fátima de; NUERNBERG, Adriano Henrique; KUBASKI, Cristiane. Inclusão escolar e autismo: uma análise da percepção docente e práticas pedagógicas. Revista Psicologia: Teoria e Prática, v. 17, n. 3, p. 222-235, jan./abr. 2016.

SCHÖN, Donald Alan. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, Antônio. (coord.) Os professores e a sua formação. Trad. Graça Cunha, Cândida Hepanha, Conceição Afonso e José António Sousa Tavares. Lisboa: Dom Quixote Ltda, 1992. p. 77-92.

SEGGER, Vania; CANES, Suzy Elizabeth; GARCIA, Carlos Alberto Xavier. Estratégias Tecnológicas na Prática Pedagógica. Monografias Ambientais, Cascavel, v. 8, n. 8, p. 1887-1899, ago. 2012.

SILVA, Hanna Christina da; ARANTES, Adlene Silva. Inclusão dos estudantes com transtorno do espectro autista TEA: percepções docentes. Revista Educação Inclusiva, Campina Grande, v. 4, n. 1, p. 86-103, 2020. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/218. Acesso em: 17 out. 2021.

SILVA, Isailde Alves Santos. Papel do Professor Frente aos Desafios da Inclusão de Aluno autista. 2015. 32 f. Monografia (Especialização em Inclusão) – Universidade de Brasília, Brasília, 2015.

SILVA, Mariana Amorim de Arruda; LIMA, Maria Vitória Ribas de Oliveira; FREITAS, Marlene Burégio. Olhar para cada um na educação inclusiva. Revista Educação Inclusiva, Campina Grande, v. 4, n. 1, p. 104-114, 2020. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/219. Acesso em: 17 out. 2021.

SOUZA, Maria da Guia; NUNES, Débora Regina de Paula. Consultoria Colaborativa na Educação Infantil: análise de intervenção envolvendo aluno com autismo. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 33, p. 1-25, 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5902/1984686X48492. Acesso em: 17 out. 2021.

TORRES, Marck de Souza; SILVA, Maria Lidiane Carvalho da; SOUSA, Reruza Andina Pereira dos Santos. A inclusão de aluno autista na rede municipal de ensino na Amazônia ocidental. Pesquisa e Prática em Educação Inclusiva, Manaus, v. 1, n. 1, jan./jun. 2018. Disponível em: 4122-Texto do artigo-13059-1-10-20180817.pdf. Acesso em: 17 out. 2021.

VASCONCELLOS, Simone Pinto; RAHME, Mônica Maria Farid; GONÇALVES, Taísa Grasiela Gomes Liduenha. Transtorno do Espectro Autista e Práticas Educativas na Educação Profissional. Revista brasileira de educação especial, out./dez. 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/DvgMGqGJyHFNmmLyM699XyN/?lang=pt. Acesso em: 17 out. 2021.

VIEIRA, Alexandro Braga; RAMOS, Ines de Oliveira; SIMÕES, Renata Duarte. Inclusão de alunos com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento: atravessamentos nos currículos escolares. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 44, p. e180213, 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S1678-4634201844180213. Acesso em: 25 out. 2021.

VILELA, Rita Amélia Teixeira. O lugar da abordagem qualitativa na pesquisa educacional: retrospectiva e tendências atuais. Perspectiva, v. 21, n. 2, p. 431-466, 2003. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/9759/8996. Acesso em: 15 nov. 2021.

WALTER, Cátia Crivelenti de Figueiredo; NUNES, Leila Regina d’Oliveira de Paula. Comunicação alternativa para alunos com Autismo no ensino regular. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 26, n. 47, p. 587-602, set./dez, 2013. Disponível em: http://www.ufsm.br/revistaeducacaoespecial. Acesso em: 17 out. 2021.

WEIZENMANN, Luana Stela.; PEZZI, Fernanda Aparecida Szareski.; ZANON, Regina Basso. Inclusão escolar e autismo: sentimentos e práticas docentes. Psicologia Escolar e Educacional. v. 24. 2020. Disponível em: inclusão escolar e autismo- sentimentos e práticas docentes.pdf. Acesso em: 18 de mai 2021.

ZANETTE, Marcos Suel. Pesquisa qualitativa no contexto da Educação no Brasil. Educar em Revista, p. 149-166, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/9GBmR7D7z6DDv7zKkrndSDs/?lang=pt. Acesso em: 15. nov. 2021.

Downloads

Publicado

04.02.2022

Como Citar

SANTOS SOUZA, Francisnaide dos; SANTOS REIS, Matheus dos; ALMEIDA, Alex Souza; BORGES DIAS, Viviane. FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: UM ESTUDO DE REVISÃO. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 7, n. 1, p. e020, 2022. DOI: 10.23926/RPD.2022.v7.n1.e020.id1416. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/270. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências humanas e suas tecnologias