SABERES DOCENTES A PARTIR DE UMA HISTÓRIA DE VIDA NA EDUCAÇÃO: COMO ME FIZ PROFESSOR

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2021.v6.n2.e050.id1302

Palavras-chave:

Autobiografia, Ensino de Ciências, Professor Formador

Resumo

Este texto apresenta o percurso formativo de um docente, autor e pesquisador, sujeito da própria história, contextualizado em um período de 55 anos. O objetivo foi investigar os aspectos formativos dos eventos e episódios influentes ao ensino e formação, percebidos na construção e ressignificação de saberes docentes para/sobre o ato de ensinar/formar para os anos finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação Básica e Ensino Superior. Década a década são narrados momentos que marcaram a biografia do docente, considerando principalmente aspectos da história e política brasileira e, ainda, sua prática nas instituições em que atuou. Todo esse processo é fundamentado essencialmente na pesquisa autobiográfica. A narrativa autobiográfica permitiu um olhar holístico de um ator que vivenciou a história aqui contada, contextualizada a partir de sua percepção e concepção dos eventos, indicando a complexidade de se constituir professor que, na perspectiva freireana, é um ser inacabado, que está em constante transformação.

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Biografia do Autor

Edward Bertholine de Castro, UFMT

Doutor em Educação em Ciências e Matemática (REAMEC/UFMT). Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Professor na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) – Campus Cuiabá.

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Publicado

31.08.2021

Como Citar

BERTHOLINE DE CASTRO, Edward. SABERES DOCENTES A PARTIR DE UMA HISTÓRIA DE VIDA NA EDUCAÇÃO: COMO ME FIZ PROFESSOR. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 6, n. 2, p. e050, 2021. DOI: 10.23926/RPD.2021.v6.n2.e050.id1302. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/338. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias