ARTICULAÇÕES ENTRE OS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E A EDUCAÇÃO CTS NO CONTEXTO ESCOLAR

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2021.v6.n2.e058.id1050

Palavras-chave:

Ciência-Tecnologia-Sociedade, Formação docente, Práticas docentes

Resumo

Esse estudo analisou como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) se articulam à Educação CTS e se inserem nas práticas pedagógicas de docentes. Caracteriza-se como uma pesquisa quanti-qualitativa, de caráter exploratório e descritivo, foi realizada com professores do Ensino Fundamental e Médio, que participaram de um processo formativo conduzido por oficinas pedagógicas, orientados pela Educação CTS articulados aos ODS. Após o processo formativo, os docentes responderam uma questão sobre os ODS, e foi realizada uma ação dialógica onde relataram a abordagem dos ODS nas suas práticas. Uma formação docente voltada para o pensamento crítico, reflexivo e sustentável, integra os esforços para o alcance dos ODS. Assim, formações continuadas por meio a educação CTS articulada aos ODS, apontam caminhos para uma educação que envolva os professores em uma nova forma de ver, pensar e desenvolver suas práticas pedagógicas, para uma formação integral dos escolares com um pensamento orientado para o futuro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Vanessa Candito, UFRGS

Mestra em Educação em Ciência pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Karla Mendonça Menezes, UFSM

Doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Carolina Braz Carlan Rodrigues, UFSM

Doutora em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Leonan Guerra, UFSM

Mestre em Educação em Ciências pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Doutorando no PPG em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. 1. ed. São Paulo: Edições 70, 2016.

BAZZO, Walter; COLOMBO, Ciliana. Educação tecnológica contextualizada: ferramenta essencial para o desenvolvimento social brasileiro. Revista de Ensino de Engenharia, Florianópolis, v. 20, n. 1, p. 9-16, 2001. Disponível em: https://docplayer.com.br/42566866-Educacao-tecnologica-contextualizada-ferramenta-essencial-para-o-desenvolvimento-social-brasileiro.html. Acesso em:10 mar. 2021.

BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos: apresentação dos temas transversais. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2017.

BIGLIARDI, Rossane Vinhas; CRUZ, Ricardo Guatério. O papel da educação ambiental frente à crise civilizatória atual. Ambiente & Educação, Rio Grande do Sul, v. 12, p.127-141, 2007. Disponível em: https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/810. Acesso em: 08 mar. 2021.

CANDITO, Vanessa et al. Os objetivos de desenvolvimento sustentável articulados à abordagem CTS na formação de professores. In: Encontro sobre Investigação na Escola, 16., 2020, Santo Antônio da Patrulha. Anais [...]. Santo Antônio da Patrulha: FURG, 2020.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade: História, Teoria e Pesquisa. 15ª. ed. Campinas: Papirus, 2008.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 41ª. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2010.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

LISBOA, Cassiano Plamplona; KINDEL, Eunice Aita Isaia. Educação Ambiental da teoria à prática. Porto Alegre: Editora Mediação, 2012.

MENEZES, Karla Mendonça et al. Educação em saúde no contexto escolar: construção de uma proposta interdisciplinar de ensino-aprendizagem baseada em projetos. Rev. Ed. Popular, Uberlândia, Edição Especial, p. 48 -66, jul. 2020.

MOHR, Adriana. A natureza da educação em saúde no ensino fundamental e os professores e os professores de ciências. 2002. 410 f. Florianópolis: Tese (Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2002. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83375. Acesso em: 23 fev. 2021.

NÓVOA, Antonio. Professores: Imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009.

ONU. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). 2017. Disponível em: https://nacoesunidas.org/pos2015/. Acesso em: 30 jan. 2021.

PINHEIRO, Nilcéia Aparecida Maciel. Educação Crítico-Reflexiva para um Ensino Médio Científico -Tecnológico: a contribuição do enfoque CTS para o ensino-aprendizagem do conhecimento matemático. 2005. 306 f. Tese (Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2005. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/101921. Acesso em: 23 fev. 2021.

PPP - PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO. Escola Estadual de Ensino Médio Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco. Santa Maria: EEEM Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, 2018.

PRAIA, João; GIL-PÉREZ, Daniel; VILCHES, Amparo. O papel da natureza da ciência na educação para a cidadania. Ciência & Educação, Bauru, v. 13, n. 2, p. 141-156, 2007. https://doi.org/10.1590/S1516-73132007000200001.

RAMINELI, Jorge Luiz Ferreira; ARAUJO, Magnólia Fernandes Florêncio de. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) sob o olhar da práxis Freiriana. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 12., 2019, Natal. Anais [...]. Natal: UFRN, 2019. Disponível em: https://abrapecnet.org.br/enpec/xii-enpec/anais/resumos/1/R2009-1.pdf. Acesso em: 23 jan. 2021.

RODRÍGUEZ, Andrei Steveen Moreno; DEL PINO, José Claudio. Abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS): perspectivas teóricas sobre educação científica e desenvolvimento na América Latina. Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia, v. 6, n. 2, 2017.

RODRIGUES, Carolina Braz Carlan et al. Contribuições de uma proposta contínua de formação docente articulada por meio da relação escola-universidade. In: SAWITZKI, Rosalvo Luis; MARTINY, Luis Eugênio; JAEGER, Angelita Alice (orgs.). Vida, vivência e experiência de professores(as) de educação física. Curitiba: CRV, 2020. p.151-164.

ROSSI, Daniela Sastre et al. Imagem corporal, aspectos nutricionais e atividade física em estudantes de uma escola pública. Adolescência & Saúde, v. 10, p. 36 44, 2013.

SANCHES, Denise Godoi Ribeiro; MOREIRA, Ana Lúcia Olivo Rosas. CTS e a educação ambiental: possibilidades nas diretrizes curriculares do ensino médio. In: CONGRESO INTERNACIONAL SOBRE INVESTIGACIÓN EN DIDÁCTICA DE LAS CIENCIAS, 10., 2017, Sevilla. Anais […]. Sevilla, 2017.

SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos; MORTIMER, Eduardo Fleury. Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem CTS (Ciência-Tecnologia-Sociedade) no contexto da educação brasileira. Ensaio, v. 2, n. 2, p. 1-23, 2002. https://doi.org/10.1590/1983-21172000020202

SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos; SCHNETZLER, Roseli Pacheco. Educação em Química: Compromisso com a cidadania. Ijuí: UNIJUÍ, 2015.

SILVA, Fatima Goreti Vilanova da et al. A reciclagem solidária como ferramenta para educação socioambiental. In: JORNADA ACADEMICA INTEGRADA, 34., 2019, Santa Maria. Anais [...]. Santa Maria: UFSM, 2019.

SOUZA, Nely Soraya Bahia; ALMEIDA, Ana Cristina Pimentel Carneiro de. Ensino de Ciências: O Enfoque CTS e a Ilha Interdisciplinar de Racionalidade (IIR). Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, Ponta Grossa, v.13, n. 3, p. 150-167, set./dez. 2020.

UNESCO. Década da Educação das Nações Unidas para um Desenvolvimento Sustentável, 2005-2014: documento final do esquema internacional de implementação. Brasília: UNESCO, 2005.

UNESCO. Educação para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: objetivos de aprendizagem. São Paulo: UNESCO, 2017.

ZEICHNER, Kenneth. Uma análise crítica sobre a “reflexão” como conceito estruturante na formação docente. Educação & Sociedade, Campinas, v. 29, n. 103, p. 535-554, maio/ago. 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/es/v29n103/12.pdf. Acesso em: 08 fev. 2021.

Downloads

Publicado

31.08.2021

Como Citar

CANDITO, Vanessa; MENDONÇA MENEZES, Karla; CARLAN RODRIGUES, Carolina Braz; GUERRA, Leonan. ARTICULAÇÕES ENTRE OS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E A EDUCAÇÃO CTS NO CONTEXTO ESCOLAR. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 6, n. 2, p. e058, 2021. DOI: 10.23926/RPD.2021.v6.n2.e058.id1050. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/346. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias