AS PRÁTICAS DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM ESCOLAS PÚBLICAS DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19: REINVENÇÃO E DESIGUALDADE
DOI:
10.23926/RPD.2021.v6.n1.e012.id995Palavras-chave:
Prática pedagógica, Ensino remoto emergencial, Educação Física, Pandemia, Tecnologias digitaisResumo
Num período de rápida transformação e de alta incerteza quanto ao futuro, esta pesquisa teve como objetivo identificar as práticas do ensino remoto emergencial (ERE) na educação física durante o isolamento social devido à COVID-19, os desafios e as aprendizagens dos professores e suas expectativas de integração das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) no ensino futuro. Este estudo exploratório foi realizado com 33 professores de educação física de escolas públicas de Cuiabá-MT, que responderam um formulário online. A maioria dos professores usam o WhatsApp para encaminhar as tarefas, gravam vídeos e áudios, usam vídeos e textos da Internet. Eles também expressaram os desafios e aprendizagens profissionais relacionadas ao ERE e pretendem integrar mais as TDICs no ensino futuramente. A pandemia de COVID-19 forçou uma reinvenção ou adaptação no processo de ensino-aprendizagem da educação física, mediado pelas tecnologias digitais. Porém, as desigualdades sociais refletem fortemente no acesso à essas tecnologias.
Downloads
Métricas
Referências
AGÊNCIA BRASIL. Um em cada 4 brasileiros não tem acesso à Internet. 2020a Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2020-04/um-em-cada-quatro-brasileiros-nao-tem-acesso-internet. Acesso em: 28 de dez. 2020.
AGÊNCIA BRASIL. Celular é o principal meio de acesso à Internet no país. 2020b. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2020-04/celular-e-o-principal-meio-de-acesso-internet-no-pais#:~:text=Acesso%20pelo%20celular%20aumentou%20para%2098%2C1%25%20de%202017%20para%202018&text=Os%20aparelhos%20s%C3%A3o%20o%20principal,por%20quase%20todos%20os%20brasileiros.&text=Os%20dados%20mostram%20que%2079,78%2C2%25%20em%202017. Acesso em: 28 de dez. 2020.
BARACHO, Ana Flávia de Oliveira; GRIPP, Fernando Joaquim; LIMA, Márcio Roberto de. Os exergames e a educação física escolar na cultura digital. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Florianópolis, SC, v. 34, n. 1, p. 111-126, 2012.
BIANCHI, Paula; PIRES, Giovani de Lorenzi; VANZIN, Tarcísio. As tecnologias de informação e comunicação na rede municipal de ensino de Florianópolis: possibilidades para a educação (física). Linhas, Florianópolis, v. 9, n. 2, p. 56-75, jul./dez. 2008.
BIANCHI, Paula. Relato de experiência em mídia Educação (Física) com professores da rede municipal de ensino de Florianópolis/SC. In: PIRES, Giovani De Lorenzi; RIBEIRO, Sérgio Dorenski (Orgs.). Pesquisa em educação física e Mídia: contribuições do LaboMidia/UFSC. Florianópolis, SC: Tribo da Ilha, 2009.
BUI, Quang “Neo”. What is being Reinvented? Toward a Conceptual Model of Reinvention. In: DIGIT 2013 Proceedings. 10, 2013. Disponível em: http://aisel.aisnet.org/digit2013/10 Acesso em: 20 de out. de 2020.
CEPAL/OIT. Coyuntura Laboral en América Latina y el Caribe. El trabaho en tempos de pandemia: desafíos frente a la enfermedad por coronavirus (COVID-19). n. 22, Santiago: ONU, mayo, 2020.
CETIC. TIC Domicílios: principais resultados. 2019. Disponível em: https://cetic.br/media/analises/tic_domicilios_2019_coletiva_imprensa.pdf; Acesso em: 15 de nov. de 2020.
CINKARA, Emrah; ARSLAN, Fadime. Content Analysis of a Facebook Group as a Form of Mentoring for EFL Teachers. English Language Teaching, v. 10, n. 3, p. 40-53, 2017.
CODREANU, Tatiana; DEVELOTTE, Christine. Enseigner par visioconférence poste à poste: cadre méthodologique pour l’analyse de pratiques tutorales. In: Journées Communication et Apprentissage Instrumentés en Réseau. Conference JACAIR 2010, p. 49-59 2010.
CUIABÁ. Orientações sobre procedimentos para a realização de atividades EaD. Cuiabá: Secretaria Municipal de Educação, s.d., 2020a. Disponível em: https://www.cuiaba.mt.gov.br/download.php?id=109562; Acesso em: 20 de set. de 2020.
CUIABÁ. Portal da Escola Cuiabana. Cuiabá: Secretaria Municipal de Educação, 2020b. Disponível em: https://www.youtube.com/c/PORTALDAESCOLACUIABANA/featured; Acesso em 20 de set. de 2020.
CUIABÁ. Cuiabá inova com utilização de ferramentas tecnológicas, TV aberta, e conteúdos alinhados à grade curricular. Cuiabá: Secretaria Municipal de Educação, 25 de abril de 2020c. Disponível em: https://www.cuiaba.mt.gov.br/educacao/cuiaba-inova-com-utilizacao-de-ferramentas-tecnologicas-tv-aberta-e-conteudos-alinhados-a-grade-curricular/21774; Acesso em: 20 de set. de 2020.
DINIZ, Irlla Karla dos Santos; DARIDO, Suraya Cristina. Blog educacional e o ensino das danças folclóricas nas aulas de educação física: aproximações a partir do currículo do estado de São Paulo. Movimento, Porto Alegre, RS, v. 21, n. 3, p.701-716, 2015.
FRANCO, Laércio Claro Pereira. Jogos digitais educacionais nas aulas de educação física: Olympia, um videogame sobre os Jogos Olímpicos. 2014. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Humano e Tecnologia). Departamento de Educação Física, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro, SP, 2014.
GERMANO, Vitor Abdias Cabót. Educação física escolar e currículo do estado de São Paulo: possibilidades dos usos do celular como recurso pedagógico no ensino do hip hop e street dance. 2015. 161f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Humano e Tecnologias). Departamento de Educação Física, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro, SP, 2015.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2010.
GIL-FLORES, Javier; RODRIGUEZ-SANTERO, Javier; TORRES-GORDILLO, Juan-Jesús. Factors that explain the use of ICT in secondary-education classrooms: The role of teacher characteristics and school infrastructure. Computers in Human Behavior, n. 68, p. 441-449, 2017.
GODOI, Marcos et al. O ensino remoto durante a pandemia de COVID-19: desafios, aprendizagens e expectativas dos professores universitários de educação física. Research, Society and Development, v. 9, n. 10, p. 1-19, 2020.
GODOI, Marcos; KAWASHIMA, Larissa Beraldo; GOMES, Luciane de Almeida. “Temos que nos reinventar”: os professores e o ensino da educação física durante a pandemia de COVID-19. Dialogia, n. 36, p. 86-101, set./dez. 2020.
GOH, Christine C. M. Professional development for teachers of 21st century English language learners. In: TESOL Regional Conference: Excellence in Language Instruction: Supporting Classroom Teaching & Learning, Singapore, december, 2015.
HODGES, Charles et al. The Difference Between Emergency Remote Teaching and Online Learning. March 27, 2020. Disponível em: https://er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergency-remote-teaching-and-online-learning; Acesso em: 22 de ago. de 2020.
HOMAN, Elizabeth. The shifting spaces of teacher relationships: complementary methods in examinations of teachers’ digital practices. Journal of Technology and Teacher Education, v. 22, n. 3, p. 311-331, 2014.
INSTITUTO PENÍNSULA. Relatório de pesquisa: sentimento e percepção dos professores brasileiros nos diferentes estágios do coronavírus no Brasil. Estágio controlado – agosto de 2020. São Paulo: Instituto Península, 2020. Disponível em: https://institutopeninsula.org.br/wp-content/uploads/2020/08/Sentimentos_-fase-3.pdf; Acesso em: 5 de out. de 2020.
LAZZAROTTI FILHO, Ari et al. A dinâmica, os principais problemas e as qualidades no desenvolvimento de um curso de licenciatura em educação física na modalidade à distância. Pensar a Prática, v. 18, n. 3, p. 636-50, 2015.
LEIRO, Augusto Cesar Rios; ARAÚJO, Allyson Carvalho; SOUZA, Dandara Queiroga de Oliveira. Mídias e tecnologias no contexto da educação física escolar. In: DORENSKI, Sérgio; LARA, Larissa; ATHAIDE, Pedro (Org.). Comunicação e mídia: história, tensões e perspectivas – Ciências do esporte, educação física e produção do conhecimento em 40 anos do CBCE. Natal-RN: EdUFRN, 2020, p. 57-74. Disponível em: http://www.cbce.org.br/colecao-40anos.php; Acesso em: 20 de ago. de 2020.
MACHADO, Roseli Belmonte et al. Educação Física escolar em tempos de distanciamento social: panorama, desafios e enfrentamentos curriculares. Movimento, Porto Alegre, n. 26, p. 1-16, 2020.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 7 ed. São Paulo: Atlas, 2010.
MENDES, Diego de Sousa. Articulações entre lazer e mídia na educação física escolar. Motrivivência, Florianópolis, SC, n. 31, p. 241-250, 2008.
MILANI, Amanda Gabriele. Gênero nas aulas de educação física: diálogos possíveis com os conteúdos do currículo do estado de São Paulo e o Facebook. 2015. 174f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Humano e Tecnologias). Departamento de Educação Física, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro, SP, 2015.
MIRANDA, Guilhermina Lobato. Limites e possibilidades das TIC na educação. Sísifo/Revista de ciências da educação, Lisboa, Portugal, n. 3, p. 41-50, mai/ago, 2007.
MORISSO, Maríndia Matos; BRACHTVOLGEL, Caterine de Moura; GONZÁLEZ, Fernando Jaime. A utilização das TIC por professores de educação física de escolas públicas da região Noroeste do estado do Rio Grande do Sul. In: II EDUCOM SUL: Educação e Direitos Humanos. Ijuí-RS, 27 e 28 de junho de 2013. Anais [...], Disponível em: http://coral.ufsm.br/educomsul/2013/com/gt2/5.pdf, Consulta em: 5 de out. de 2020.
PAILLÉ, Pierre; MUCHIELLI, Alex. L’analyse qualitative en sciences humaines et sociales. Paris: Armand Colin, 2012.
RODRIGUES, Elisa. Ensino remoto na Educação Superior: desafios e conquistas em tempos de pandemia. SBC Horizontes, jun. 2020. Disponível em: http://horizontes.sbc.org.br/index.php/2020/06/17/ensino-remoto-na-educacao-superior/. Acesso em: 22 de ago. de 2020.
RICE, Ronald E.; ROGERS, Everett M. Re-invention in the innovation process. Knowledge, v. 1, n. 4, p. 499-514, 1980. Disponível em: http://www.comm.ucsb.edu/faculty/rrice/A5RiceRogers1980.pdf; Acesso em: 10 dez. de 2020.
ROGERS, Everett M. Diffusion of innovations. 5 ed. New York, NY: The Free Press, 2003.
SILVA, Luciana Maria Fernandes. O ensino da capoeira na educação física escolar: blog como apoio pedagógico. 2012. 175f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Humano e Tecnologias). Instituto de Biociências, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, SP, 2012.
TORRES, Aline Lima et al. As tecnologias de informação e comunicação e a educação física escolar: realidades de professores da rede pública municipal de Fortaleza. Educação Temática Digital, Campinas, v. 18, n. 1, p. 198-214, jan./abr. 2016.
UNESCO. Impacto da COVID-19 na educação. 2020. Disponível em: http://pt.unesco.org/covid19/educationreponse; Acesso em: 15 de maio de 2020.
VAREA, Valeria; GONZÁLEZ-CALVO, Gustavo. Touchless classes and absent bodies: teaching physical education in times of COVID-19. Sport, Education and Society, julho 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.