AS PRÁTICAS DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM ESCOLAS PÚBLICAS DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19: REINVENÇÃO E DESIGUALDADE

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2021.v6.n1.e012.id995

Palavras-chave:

Prática pedagógica, Ensino remoto emergencial, Educação Física, Pandemia, Tecnologias digitais

Resumo

Num período de rápida transformação e de alta incerteza quanto ao futuro, esta pesquisa teve como objetivo identificar as práticas do ensino remoto emergencial (ERE) na educação física durante o isolamento social devido à COVID-19, os desafios e as aprendizagens dos professores e suas expectativas de integração das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) no ensino futuro. Este estudo exploratório foi realizado com 33 professores de educação física de escolas públicas de Cuiabá-MT, que responderam um formulário online. A maioria dos professores usam o WhatsApp para encaminhar as tarefas, gravam vídeos e áudios, usam vídeos e textos da Internet. Eles também expressaram os desafios e aprendizagens profissionais relacionadas ao ERE e pretendem integrar mais as TDICs no ensino futuramente. A pandemia de COVID-19 forçou uma reinvenção ou adaptação no processo de ensino-aprendizagem da educação física, mediado pelas tecnologias digitais. Porém, as desigualdades sociais refletem fortemente no acesso à essas tecnologias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marcos Godoi, IFMT

Doutorado em Ciências da Educação Universidade de Montreal (UdeM) Professor substituto no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)

Larissa Beraldo Kawashima, UFMT

Doutora em Educação (UFMT) Atuação profissional: professora do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)

Luciane de Almeida Gomes, UFMT

Doutora em Educação (UFMT) Professora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Christiane Caneva, UdeM

Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Montreal (UdeM) e pela Universidade de Genebra ,Professora da Haute école pédagogique Vaud (HEP-Vaud)

Referências

AGÊNCIA BRASIL. Um em cada 4 brasileiros não tem acesso à Internet. 2020a Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2020-04/um-em-cada-quatro-brasileiros-nao-tem-acesso-internet. Acesso em: 28 de dez. 2020.

AGÊNCIA BRASIL. Celular é o principal meio de acesso à Internet no país. 2020b. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2020-04/celular-e-o-principal-meio-de-acesso-internet-no-pais#:~:text=Acesso%20pelo%20celular%20aumentou%20para%2098%2C1%25%20de%202017%20para%202018&text=Os%20aparelhos%20s%C3%A3o%20o%20principal,por%20quase%20todos%20os%20brasileiros.&text=Os%20dados%20mostram%20que%2079,78%2C2%25%20em%202017. Acesso em: 28 de dez. 2020.

BARACHO, Ana Flávia de Oliveira; GRIPP, Fernando Joaquim; LIMA, Márcio Roberto de. Os exergames e a educação física escolar na cultura digital. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Florianópolis, SC, v. 34, n. 1, p. 111-126, 2012.

BIANCHI, Paula; PIRES, Giovani de Lorenzi; VANZIN, Tarcísio. As tecnologias de informação e comunicação na rede municipal de ensino de Florianópolis: possibilidades para a educação (física). Linhas, Florianópolis, v. 9, n. 2, p. 56-75, jul./dez. 2008.

BIANCHI, Paula. Relato de experiência em mídia Educação (Física) com professores da rede municipal de ensino de Florianópolis/SC. In: PIRES, Giovani De Lorenzi; RIBEIRO, Sérgio Dorenski (Orgs.). Pesquisa em educação física e Mídia: contribuições do LaboMidia/UFSC. Florianópolis, SC: Tribo da Ilha, 2009.

BUI, Quang “Neo”. What is being Reinvented? Toward a Conceptual Model of Reinvention. In: DIGIT 2013 Proceedings. 10, 2013. Disponível em: http://aisel.aisnet.org/digit2013/10 Acesso em: 20 de out. de 2020.

CEPAL/OIT. Coyuntura Laboral en América Latina y el Caribe. El trabaho en tempos de pandemia: desafíos frente a la enfermedad por coronavirus (COVID-19). n. 22, Santiago: ONU, mayo, 2020.

CETIC. TIC Domicílios: principais resultados. 2019. Disponível em: https://cetic.br/media/analises/tic_domicilios_2019_coletiva_imprensa.pdf; Acesso em: 15 de nov. de 2020.

CINKARA, Emrah; ARSLAN, Fadime. Content Analysis of a Facebook Group as a Form of Mentoring for EFL Teachers. English Language Teaching, v. 10, n. 3, p. 40-53, 2017.

CODREANU, Tatiana; DEVELOTTE, Christine. Enseigner par visioconférence poste à poste: cadre méthodologique pour l’analyse de pratiques tutorales. In: Journées Communication et Apprentissage Instrumentés en Réseau. Conference JACAIR 2010, p. 49-59 2010.

CUIABÁ. Orientações sobre procedimentos para a realização de atividades EaD. Cuiabá: Secretaria Municipal de Educação, s.d., 2020a. Disponível em: https://www.cuiaba.mt.gov.br/download.php?id=109562; Acesso em: 20 de set. de 2020.

CUIABÁ. Portal da Escola Cuiabana. Cuiabá: Secretaria Municipal de Educação, 2020b. Disponível em: https://www.youtube.com/c/PORTALDAESCOLACUIABANA/featured; Acesso em 20 de set. de 2020.

CUIABÁ. Cuiabá inova com utilização de ferramentas tecnológicas, TV aberta, e conteúdos alinhados à grade curricular. Cuiabá: Secretaria Municipal de Educação, 25 de abril de 2020c. Disponível em: https://www.cuiaba.mt.gov.br/educacao/cuiaba-inova-com-utilizacao-de-ferramentas-tecnologicas-tv-aberta-e-conteudos-alinhados-a-grade-curricular/21774; Acesso em: 20 de set. de 2020.

DINIZ, Irlla Karla dos Santos; DARIDO, Suraya Cristina. Blog educacional e o ensino das danças folclóricas nas aulas de educação física: aproximações a partir do currículo do estado de São Paulo. Movimento, Porto Alegre, RS, v. 21, n. 3, p.701-716, 2015.

FRANCO, Laércio Claro Pereira. Jogos digitais educacionais nas aulas de educação física: Olympia, um videogame sobre os Jogos Olímpicos. 2014. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Humano e Tecnologia). Departamento de Educação Física, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro, SP, 2014.

GERMANO, Vitor Abdias Cabót. Educação física escolar e currículo do estado de São Paulo: possibilidades dos usos do celular como recurso pedagógico no ensino do hip hop e street dance. 2015. 161f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Humano e Tecnologias). Departamento de Educação Física, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro, SP, 2015.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2010.

GIL-FLORES, Javier; RODRIGUEZ-SANTERO, Javier; TORRES-GORDILLO, Juan-Jesús. Factors that explain the use of ICT in secondary-education classrooms: The role of teacher characteristics and school infrastructure. Computers in Human Behavior, n. 68, p. 441-449, 2017.

GODOI, Marcos et al. O ensino remoto durante a pandemia de COVID-19: desafios, aprendizagens e expectativas dos professores universitários de educação física. Research, Society and Development, v. 9, n. 10, p. 1-19, 2020.

GODOI, Marcos; KAWASHIMA, Larissa Beraldo; GOMES, Luciane de Almeida. “Temos que nos reinventar”: os professores e o ensino da educação física durante a pandemia de COVID-19. Dialogia, n. 36, p. 86-101, set./dez. 2020.

GOH, Christine C. M. Professional development for teachers of 21st century English language learners. In: TESOL Regional Conference: Excellence in Language Instruction: Supporting Classroom Teaching & Learning, Singapore, december, 2015.

HODGES, Charles et al. The Difference Between Emergency Remote Teaching and Online Learning. March 27, 2020. Disponível em: https://er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergency-remote-teaching-and-online-learning; Acesso em: 22 de ago. de 2020.

HOMAN, Elizabeth. The shifting spaces of teacher relationships: complementary methods in examinations of teachers’ digital practices. Journal of Technology and Teacher Education, v. 22, n. 3, p. 311-331, 2014.

INSTITUTO PENÍNSULA. Relatório de pesquisa: sentimento e percepção dos professores brasileiros nos diferentes estágios do coronavírus no Brasil. Estágio controlado – agosto de 2020. São Paulo: Instituto Península, 2020. Disponível em: https://institutopeninsula.org.br/wp-content/uploads/2020/08/Sentimentos_-fase-3.pdf; Acesso em: 5 de out. de 2020.

LAZZAROTTI FILHO, Ari et al. A dinâmica, os principais problemas e as qualidades no desenvolvimento de um curso de licenciatura em educação física na modalidade à distância. Pensar a Prática, v. 18, n. 3, p. 636-50, 2015.

LEIRO, Augusto Cesar Rios; ARAÚJO, Allyson Carvalho; SOUZA, Dandara Queiroga de Oliveira. Mídias e tecnologias no contexto da educação física escolar. In: DORENSKI, Sérgio; LARA, Larissa; ATHAIDE, Pedro (Org.). Comunicação e mídia: história, tensões e perspectivas – Ciências do esporte, educação física e produção do conhecimento em 40 anos do CBCE. Natal-RN: EdUFRN, 2020, p. 57-74. Disponível em: http://www.cbce.org.br/colecao-40anos.php; Acesso em: 20 de ago. de 2020.

MACHADO, Roseli Belmonte et al. Educação Física escolar em tempos de distanciamento social: panorama, desafios e enfrentamentos curriculares. Movimento, Porto Alegre, n. 26, p. 1-16, 2020.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 7 ed. São Paulo: Atlas, 2010.

MENDES, Diego de Sousa. Articulações entre lazer e mídia na educação física escolar. Motrivivência, Florianópolis, SC, n. 31, p. 241-250, 2008.

MILANI, Amanda Gabriele. Gênero nas aulas de educação física: diálogos possíveis com os conteúdos do currículo do estado de São Paulo e o Facebook. 2015. 174f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Humano e Tecnologias). Departamento de Educação Física, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro, SP, 2015.

MIRANDA, Guilhermina Lobato. Limites e possibilidades das TIC na educação. Sísifo/Revista de ciências da educação, Lisboa, Portugal, n. 3, p. 41-50, mai/ago, 2007.

MORISSO, Maríndia Matos; BRACHTVOLGEL, Caterine de Moura; GONZÁLEZ, Fernando Jaime. A utilização das TIC por professores de educação física de escolas públicas da região Noroeste do estado do Rio Grande do Sul. In: II EDUCOM SUL: Educação e Direitos Humanos. Ijuí-RS, 27 e 28 de junho de 2013. Anais [...], Disponível em: http://coral.ufsm.br/educomsul/2013/com/gt2/5.pdf, Consulta em: 5 de out. de 2020.

PAILLÉ, Pierre; MUCHIELLI, Alex. L’analyse qualitative en sciences humaines et sociales. Paris: Armand Colin, 2012.

RODRIGUES, Elisa. Ensino remoto na Educação Superior: desafios e conquistas em tempos de pandemia. SBC Horizontes, jun. 2020. Disponível em: http://horizontes.sbc.org.br/index.php/2020/06/17/ensino-remoto-na-educacao-superior/. Acesso em: 22 de ago. de 2020.

RICE, Ronald E.; ROGERS, Everett M. Re-invention in the innovation process. Knowledge, v. 1, n. 4, p. 499-514, 1980. Disponível em: http://www.comm.ucsb.edu/faculty/rrice/A5RiceRogers1980.pdf; Acesso em: 10 dez. de 2020.

ROGERS, Everett M. Diffusion of innovations. 5 ed. New York, NY: The Free Press, 2003.

SILVA, Luciana Maria Fernandes. O ensino da capoeira na educação física escolar: blog como apoio pedagógico. 2012. 175f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Humano e Tecnologias). Instituto de Biociências, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, SP, 2012.

TORRES, Aline Lima et al. As tecnologias de informação e comunicação e a educação física escolar: realidades de professores da rede pública municipal de Fortaleza. Educação Temática Digital, Campinas, v. 18, n. 1, p. 198-214, jan./abr. 2016.

UNESCO. Impacto da COVID-19 na educação. 2020. Disponível em: http://pt.unesco.org/covid19/educationreponse; Acesso em: 15 de maio de 2020.

VAREA, Valeria; GONZÁLEZ-CALVO, Gustavo. Touchless classes and absent bodies: teaching physical education in times of COVID-19. Sport, Education and Society, julho 2020.

Downloads

Publicado

30.04.2021

Como Citar

GODOI, Marcos; BERALDO KAWASHIMA, Larissa; ALMEIDA GOMES, Luciane de; CANEVA, Christiane. AS PRÁTICAS DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM ESCOLAS PÚBLICAS DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19: REINVENÇÃO E DESIGUALDADE. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 6, n. 1, p. e012, 2021. DOI: 10.23926/RPD.2021.v6.n1.e012.id995. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/375. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Linguagens, códigos e suas tecnologias