O QUE TEM NO MUSEU PROFESSOR? PERCEPÇÕES DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE VISITA AO MUSEU DE CIÊNCIAS

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2021.v6.n1.e22.id967

Palavras-chave:

Educação não formal, Formação inicial docente, PIBID

Resumo

Os museus são ambientes de aprendizagens não formais populares que são visitados por diferentes sujeitos da sociedade, mas pouco explorado por professores. Neste cenário, este trabalho apresenta como propósito uma reflexão sobre as percepções de estudantes do ensino médio sobre uma visita guiada em dois museus desenvolvidos por licenciandos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Por meio de narrativas produzidas pelos estudantes de ensino médio e analisadas segundo Análise Textual Discursiva foi possível analisar diferentes percepções. Seguindo está metodologia, obtivemos três categorias: Associação com vivências e conhecimentos prévios, Museu como espaço de junção, prática com a teoria e Contribuição do PIBID na visita guiada. Com esse resultado foi possível concluir a importância de se trabalhar em ambientais não formais de ensino como a relevância do projeto no processo de aprendizagem dos estudantes de ensino médio.

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Biografia do Autor

Caio Vitor Sales Lima de Oliveira

Graduando em Licenciatura Ciências Biológicas

João Paulo Cunha de Menezes

Doutor em Ciências, Docente no Programa de Pós Graduação Profissional de Ensino de Biologia (PROFBIO) Professor Adjunto do Núcleo de Educação Científica do Instituto de Ciências Biológicas na Universidade de Brasília

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Publicado

30.04.2021

Como Citar

LIMA DE OLIVEIRA, Caio Vitor Sales; CUNHA DE MENEZES, João Paulo. O QUE TEM NO MUSEU PROFESSOR? PERCEPÇÕES DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE VISITA AO MUSEU DE CIÊNCIAS. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 6, n. 1, p. e022, 2021. DOI: 10.23926/RPD.2021.v6.n1.e22.id967. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/385. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias