REFLEXÕES SOBRE OS CONCEITOS DE ADOLESCÊNCIA E JUVENTUDE: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2021.v6.n1.e026.id1045

Palavras-chave:

Perspectiva sócio-histórica, Psicanálise, Práticas significativas

Resumo

Os conceitos de adolescência e juventude nem sempre existiram, mas foram construídos ao longo da história da humanidade. É relevante discutir essas definições e pensar no que consistem a adolescência e a juventude a fim de que se possa apontar caminhos para a construção de práticas significativas para esses públicos. A partir da questão norteadora “Como a literatura no âmbito das Ciências Sociais, Humanidades e Psicologia, de modo particular, conceitua a adolescência e a juventude?”. O presente estudo se caracteriza como uma revisão de literatura do tipo integrativa - que consiste numa síntese de ideias e conceitos a partir de etapas bem definidas de seleção e avaliação de estudos -, com o objetivo de analisar como os conceitos de adolescência e juventude têm sido discutidos nos referidos campos da literatura acadêmica. Foi possível encontrar uma predominância de artigos baseados na perspectiva sócio-histórica e na psicanálise, que, embora divirjam em alguns aspectos, apontam para a necessidade de um distanciamento de visões puramente desenvolvimentistas e naturalizantes. Conclui-se que para a construção de práticas significativas junto aos adolescentes e jovens, faz-se necessário um olhar contextualizado, sem encerrar uma identidade preestabelecida, trazendo as multiplicidades de cada sujeito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Larissa Horácio Barbosa-Silva, IFMA

Especialista em Educação Especial/Inclusiva Psicóloga do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica

Álvaro Itaúna Schalcher Pereira, IFMA

Doutor em Engenharia e Ciência de Alimentos,  Professor do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (IFMA)

Francisco Adelton Alves Ribeiro, IFMA

Doutor em Biotecnologia,  Professor do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (IFMA)

Referências

ANDRADE, Sandra; MEYER, Dagmar. Juventudes, moratória social e gênero: flutuações identitárias e(m) histórias narradas. Curitiba: Educar em Revista, edição especial, n. 1, p. 85-99, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/er/nspe-1/a07.pdf. Acesso em: 01 jan 2021.

ABERASTURY, Arminda; KNOBEL, Mauricio. A adolescência normal: um enfoque psicanalítico. Porto Alegre: Artmed, 1981.

ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1981.

AUGUSTO, Maria Helena. Retomada de um legado intelectual: Marialice Foracchi e a sociologia da juventude. Tempo Social, v. 17, n. 2, p. 11-33, 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20702005000200002. Acesso em: 01 jan, 2021.

BERTOL, Carolina; SOUZA, Mériti. Transgressões e adolescência: individualismo, autonomia e representações identitárias. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 30, n. 4, p. 824-839, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1414-98932010000400012&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 01 jan, 2021.

BOCK, Ana. A adolescência como construção social: estudo sobre livros destinados a pais e educadores. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), v. 11, n. 1, p. 63-76, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/pee/v11n1/v11n1a07.pdf. Acesso em: 20 fev. 2021.

BOTELHO, Louise; CUNHA, Cristiano; MACEDO, Marcelo. O método da revisão integrativa nos estudos organizacionais. Revista Gestão e Sociedade, v. 5, n, 11, p. 121-136, 2011. Disponível em: https://www.gestaoesociedade.org/gestaoesociedade/article/view/1220/906. Acesso em: 20 fev. 2021.

BRASIL. Lei 11.129, de 30 de junho de 2005. Institui o Programa Nacional de Inclusão de Jovens – ProJovem; cria o Conselho Nacional da Juventude – CNJ e a Secretaria Nacional de Juventude; altera as Leis nº s 10.683, de 28 de maio de 2003, e 10.429, de 24 de abril de 2002; e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2005/Lei/L11129.htm. Acesso em 28 dez. 2020.

BRASIL. Lei 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm. Acesso em: 19 fev. 2021.

BRASIL. Lei 12.852, de 5 de agosto de 2013. Institui o Estatuto da Juventude e dispõe sobre os direitos dos jovens, os princípios e diretrizes das políticas públicas de juventude e o Sistema Nacional de Juventude – SINAJUVE. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2013/lei/l12852.htm#:~:text=LEI%20N%C2%BA%2012.852%2C%20DE%205%20DE%20AGOSTO%20DE%202013.&text=Institui%20o%20Estatuto%20da%20Juventude,Sistema%20Nacional%20de%20Juventude%20%2D%20SINAJUVE. Acesso em: 19 fev. 2021.

COIMBRA, Cecília; BOCCO, Fernanda; NASCIMENTO, Maria Lívia. Subvertendo o conceito de adolescência. Arquivos Brasileiros de Psicologia, v. 57, n. 1, p. 2-11, 2005. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/arbp/v57n1/v57n1a02.pdf. Acesso em: 01 jan. 2021.

DAYRELL, Juarez. O jovem como sujeito social. Revista Brasileira de Educação, n. 24, p. 40-52, 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbedu/n24/n24a04.pdf. Acesso em: 20 fev. 2021.

FREITAS, Maria; ABRAMO, Helena; LEÓN, Oscar. Juventude e adolescência no Brasil: referências conceituais. São Paulo: Ação educativa, 2005. Disponível em: http://buscajuventude.ibict.br:8080/jspui/handle/192/212. Acesso em 21 abr. 2021.

GURSKI, Rose; PEREIRA, Marcelo. A experiência e o tempo na passagem da adolescência contemporânea. Revista de Psicologia USP, v. 27, n. 3, p. p. 429-440, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/pusp/v27n3/1678-5177-pusp-27-03-00429.pdf. Acesso em: 01 jan. 2021.

LOPES, Leandro; CARVALHO, Denis. Juventude assentada e a identidade vinculada à terra. Psicologia e Sociedade, v. 29, p. 1-10, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/psoc/v29/1807-0310-psoc-29-e159034.pdf. Acesso em: 02 jan. 2021.

MAHEIRIE, Kátia; GROFF, Apoliana.; BUENO, Gabriel; MATTOS, Laura; SILVA, Dâmaris; MÜLLER, Flora. Concepções de juventude e política: Produção acadêmica em periódicos científicos brasileiros (2002 a 2011). Estudos de Psicologia, v. 18, n. 2, p. 335-342, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/epsic/v18n2/v18n2a20.pdf. Acesso em: 02 jan. 2021.

MATHEUS, Thiago. Adolescência: conceito adolescente? Pulsional Revista de Psicanálise, n. 179, p. 26-32, 2004. Disponível em: https://gvpesquisa.fgv.br/sites/gvpesquisa.fgv.br/files/arquivos/tiago_c_matheus_adolescencia_conceito_adolescente.pdf. Acesso em: 01 jan. 2021.

NAVES, Flaviana. Interfaces entre a Psicologia Sócio-Histórica e a educação popular com adolescentes. Minas Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia, v. 9, n. 1, jan-jun, 2016, p. 32-49. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/gerais/v9n1/v9n1a04.pdf. Acesso em 19 fev. 2021.

OLIVEIRA, Adriano; MACHADO, Márcia. A adolescência e a espetacularização da vida. Psicologia e Sociedade, v. 27, n. 3, p. 529-536, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/psoc/v27n3/1807-0310-psoc-27-03-00529.pdf. Acesso em: 02 jan. 2021.

PAIS, José. A construção sociológica da juventude: alguns contributos. Análise social, v. 25, p. 139-165, 1990. Disponível em: http://analisesocial.ics.ul.pt/documentos/1223033657F3sBS8rp1Yj72MI3.pdf. Acesso em: 22 abr. 2021.

PERALVA, Angelina. O jovem como modelo cultural. Revista Brasileira de Educação, n. 6, p. 15-24, 1997. Disponível em: http://anped.tempsite.ws/novo_portal/rbe/rbedigital/RBDE05_6/RBDE05_6_04_ANGELINA_PERALVA.pdf. Acesso em 19 fev. 2021.

ROTHER, Edna. Revisão sistemática x revisão narrativa. Acta Paulista de Enfermagem, v. 20, n. 2, abr.-jun. 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-21002007000200001&script=sci_arttext&tlng=pt. Acesso em: 22 abr. 2021.

ROUDINESCO, Elisabeth; PLON, Michel. Dicionário de Psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar, 1998.

SHOEN-FERREIRA, Teresa; AZNAR-FARIAS, Maria; SILVARES, Edwiges. Adolescência através dos séculos. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 26, n. 2, p. 227-234, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ptp/v26n2/a04v26n2.pdf. Acesso em: 20 fev. 2021.

TEIXEIRA, Leônia. O sujeito adolescente e a intervenção psicanalítica: notas a partir de um caso clínico. São Paulo: Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental, v. 17, n. 3, p. 797-804, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rlpf/v17n3s1/1415-4714-rlpf-17-03-s1-00797.pdf. Acesso em: 02 jan. 2021.

TRANCOSO, Alcimar; OLIVEIRA, Adélia. Produção social, histórica e cultural do conceito de juventudes heterogêneas potencializa ações políticas. Psicologia e Sociedade, v. 26, n. 1, p. 137-147, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/psoc/v26n1/15.pdf. Acesso em: 01 jan. 2021.

TRAVERSO-YÉPEZ, Martha; PINHEIRO, Verônica. Socialização de gênero e adolescência. Florianópolis: Estudos Feministas, v. 13, n. 1, p. 147-162, 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ref/v13n1/a10v13n1.pdf. Acesso em 02 jan. 2021.

VIOLA, Daniela. A relação entre conceito e objeto na obra de Lacan e uma hipótese sobre a adolescência. Rio de Janeiro: Revista Ágora, v. 23, n. 1, p. 51-62, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/agora/v22n1/1809-4414-agora-22-01-51.pdf. Acesso em: 01 jan. 2021.

Downloads

Publicado

30.04.2021

Como Citar

BARBOSA-SILVA, Larissa Horácio; SCHALCHER PEREIRA, Álvaro Itaúna; ADELTON ALVES RIBEIRO, Francisco. REFLEXÕES SOBRE OS CONCEITOS DE ADOLESCÊNCIA E JUVENTUDE: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 6, n. 1, p. e026, 2021. DOI: 10.23926/RPD.2021.v6.n1.e026.id1045. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/389. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências humanas e suas tecnologias