A AVALIAÇÃO E O ERRO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p544-562.id611

Palavras-chave:

O erro, Ensino-aprendizagem, Formação inicial, Formação Continuada, Professor de matemática

Resumo

Teve-se por objetivo analisar como a avaliação e o erro no processo de ensino-aprendizagem têm sido abordados na formação inicial e continuada de professores de matemática. Metodologicamente a pesquisa é de abordagem qualitativa e de campo. Participaram 5 professores de matemática que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental e Médio de escolas estaduais de Ouro Preto do Oeste/RO. Para tanto, utilizou-se questionário, entrevista semiestruturada e procedeu-se a análise documental de Projetos Pedagógicos do Curso (PPCs) de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Ji-Paraná. Verificou-se que somente 2 professores participaram de algum tipo de estudo sobre avaliação e erro no processo de ensino-aprendizagem na formação inicial, e 4 professores tiveram acesso à discussão da referida temática na formação continuada. Nos PPCs, dos ciclos de 2000-2005 e 2006-2016, não foram encontrados elementos que se referem ao erro, no entanto, no segundo PPC, identificou-se em um componente curricular, mais especificamente em uma unidade, a discussão sobre a avaliação como um dos conteúdos programáticos. Espera-se que os resultados propiciem reflexões sobre a importância de ser oportunizado ao professor de matemática conhecimento acerca da avaliação na formação inicial e continuada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marcelo Orlando Sales Pessim, UNIR

Mestrando em Educação Matemática (PPGEM/UNIR)

Eliana Alves Pereira Leite, UNIR

Doutora em Educação (UFSCar) Professora do Departamento de Matemática e Estatística e do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Rondônia (DME/PPGEM/UNIR)

Referências

ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. A avaliação e o erro construtivo libertador: Uma teoria-prática includente em educação. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004.

ALBUQUERQUE, Carlos.; VELOSO, Eduardo.; ROCHA, Isabel.; SANTOS, Leonor.; SERRAZINA, Lurdes.; NÁPOLES, Suzana. A matemática na formação inicial de professores. 1. ed. Lisboa: APM e SEMSPCE, 2006.

ALBUQUERQUE, Marlos Gomes Da formação polivalente ao movimento da Educação Matemática: uma trajetória histórica da formação de professores de matemática da Universidade Federal de Rondônia em Ji-Paraná (1988 – 2012). 276f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC), Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá/MT, 2014. Disponível em: https://www1.ufmt.br/ufmt/unidade/userfiles/publicacoes/c9b36615a212fde23a72ee64357f6acf.pdf. Acesso em: 11 ago. 2019.

AQUINO, Júlio Groppa. Erro e fracasso na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 1997.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

CURI, Edda.; PIRES, Célia Maria Carolino. Pesquisas sobre a Formação do Professor que Ensina Matemática por Grupos de Pesquisa de Instituições Paulistanas. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, PUC/SP, 2008, n. 10, p. 151-189, 2008.

ESTEBAN, Maria Teresa. A avaliação no cotidiano escolar. 3. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.

FIORENTINI, Dario.; LORENZATO, Sérgio. Investigação em Educação Matemática: percursos teóricos e metodológicos. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2012.

GATTI, Bernadete Angelina.; BARRETO, Elba Siqueira de Sá. Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: UNESCO, 2009.

GIL, Antônio Carlos. Didática do ensino superior. 1. ed. 4. reimpressão. São Paulo: Atlas, 2009.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

HAIDT, Regina Celia Cazaux. Curso de Didática Geral. 7. ed. São Paulo: Ática, 2006. (Série Educação).

IMBERNÓN, Francisco. Formação Docente e Profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

LAKATOS, Eva Maria.; MARCONI, Mariana de Andrade. Metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2017.

LEITE, Eliana Alves Pereira. Formação inicial e base de conhecimento para o ensino de matemática na perspectiva de professores iniciantes da Educação Básica. 269f. Tese (Doutorado em Educação), Universidade Federal de São Carlos, São Carlos/SP, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/bitstream/handle/ufscar/8107/TeseEAPL.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 11 ago. 2019.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2013.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem: estudos e proposições. 9. Ed. São Paulo: Cortez, 1999.

MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Aprendizagem da docência: conhecimento específico, contextos e práticas pedagógicas. In: NACARATO, Adair. Mendes. A formação do professor que ensina matemática perspectivas e pesquisas. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. p. 213-231.

MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti.; REALI, Aline Maria de Medeiros Rodrigues.; REYES, Claudia Raimundo.; MARTUCCI, Elizabeth Márcia.; LIMA, Emília Freitas de.; TANCREDI, Regina. Maria Simões Puccinelli.; MELLO, Roseli Rodrigues de. Escola e aprendizagem da docência: processos de investigação e formação. 2. ed. São Carlos: EDUFSCar, 2010.

MODESTO, Marco Antonio. Formação continuada de professores de matemática: compreendendo perspectivas, buscando caminhos. 190f. Dissertação de Mestrado em Educação, Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru/SP, 2002. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/90905/modesto_ma_me_bauru.pdf?sequence=1. Acesso em: 11 ago. 2019

PACHECO, José Augusto.; FLORES, Maria Assunção. Formação e avaliação de professores. Porto: Porto, 2000.

PASSOS, Cármen Lúcia Brancaglion.; NACARATO, Adair Mendes.; FIORENTINI, Dario.; MISKULIN, Rosana Giaretta Sguerra.; GRANDO, Regina Célia.; GAMA, Renata Prenstteter.; MEGID, Maria Auxiliadora Bueno Andrade.; FREITAS, Maria Tereza Menezes.; MELO, Marisol Vieira de. Desenvolvimento profissional do professor que ensina matemática: uma meta-análise de estudos brasileiros. Revista Quadrante, Lisboa, v. 15, n. 1 e 2, p. 193-219, 2006. Disponível em: http://www.apm.pt/portal/quadrante.php. Acesso em: 11 ago. 2019.

PEREZ, Geraldo. Formação de professores de matemática sob a perspectiva do desenvolvimento profissional. In: BICUDO, Maria Aparecida Viggiani. Pesquisa em Educação Matemática: Concepções e Perspectivas. São Paulo: Editora Unesp, 1999. p. 263-282.

PESSIM, Marcelo Orlando Sales. Concepção de Professores sobre o erro no processo de ensino-aprendizagem de Matemática em escolas públicas de Ouro Preto do Oeste/RO. 2015. 88f. Trabalho de Conclusão do Curso (graduação) - Universidade Federal de Rondônia, Ji-Paraná, 2015.

SERRAZINA, Maria de Lurdes Marquês. Conhecimento matemático para ensinar: papel da planificação e da reflexão na formação de professores. Revista Eletrônica de Educação, São Carlos, v. 6, n. 1, p. 266-283, mai. 2012. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc. Acesso em: 11 ago. 2019.

SERRAZINA, Maria de Lurdes Marquês. O professor que ensina matemática e a sua formação: uma experiência em Portugal. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 39, n. 4, p. 1051-1069, out/dez. 2014. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/45902. Acesso em: 10 ago. 2019.

SILVA, Edna Lúcia.; MENEZES, Estera Muszkat. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 3. ed. Laboratório de Ensino a Distância da UFSC. Florianópolis: UFSC, 2001.

TANUS, Vera Lúcia Fernandes Aragão. O tratamento dado ao erro no processo de ensino-aprendizagem da Matemática, por professores do Ensino Fundamental: encontro e desencontros entre concepções e prática. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Mato Grosso/Cuiabá, 2008. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=123058 Acesso em: 02 set. 2019.

TORRE, Saturnino de La. Aprender com os erros: o erro como estratégia de mudança. Tradução Ernani Rosa. Porto Alegre: Artmed, 2007.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA. Projeto Político Pedagógico do Curso de Licenciatura Plena em Matemática. Departamento de Ciências Exatas e da Natureza (DCEN), Ji-Paraná, 2000. Disponível em: http://www.dmejp.unir.br/uploads/96470485/arquivos/2000___Ementas_Licenciatura_em_Matem_tica_1407726555.pdf Acesso em: 02 set. 2019.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA. Projeto Político Pedagógico do Curso de Licenciatura Plena em Matemática. Departamento de Ciências Exatas e da Natureza (DCEN), Ji-Paraná, 2005. Disponível em: http://www.dmejp.unir.br/uploads/96470485/arquivos/Projeto_pedagogico_matematica_2006_299615223.pdf. Acesso em: 11 ago. 2019.

Downloads

Publicado

30.04.2020

Como Citar

ORLANDO SALES PESSIM, Marcelo; PEREIRA LEITE, Eliana Alves. A AVALIAÇÃO E O ERRO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 5, n. 1, p. 544–562, 2020. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p544-562.id611. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/504. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências humanas e suas tecnologias