TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E AS METODOLOGIAS ATIVAS: ELEMENTOS PARA O TRABALHO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p798-812.id281

Palavras-chave:

Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, Ensino de Enfermagem, Trabalho Docente, Formação de Professores

Resumo

A utilização da Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) e das metodologias ativas no espaço universitário apontam para uma nova forma de estabelecer o trabalho e papel dos professores e alunos no processo de ensino aprendizagem. Nesse sentido, esse artigo traz os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo compreender a percepção dos docentes do curso de Enfermagem sobre a utilização das TDICs como elementos mediadores da aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo realizada por meio estudo de caso com 6 professores do curso de Enfermagem de uma universidade privada do estado de Goiás. A incorporação das ferramentas tecnológica tende a uma prática pedagógica mais enriquecedora, potencializando a interação e integração bem como a capacidade de compreensão dos conhecimentos, por parte de professores e alunos. Na área de Enfermagem, grandes esforços têm sido realizados com a finalidade de extrair maiores benefícios da utilização das TDICs para obter e/ou garantir um grau maior de qualidade no Ensino. Diante disso permitiu apontar que o ensino de enfermagem mediado pelo uso das TDICs configura-se um desafio exigindo dos alunos, docentes e instituições de ensino superior mudanças na postura frente ao processo educacional.

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Biografia do Autor

Priscila Miranda de Carvalho Coletto, UNOPAR

Mestranda em Medotodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias (UNOPAR). Coordenadora e Docente do Curso Superior de Enfermagem da Faculdade Anhanguera de Valparaíso

Okçana Battini, UFPR

Doutorado em Educação (UFPR). Professora Titular (UNOPAR)

Edenar Monteiro, UNIC

Doutora em Educação (UFMT). Professora da Universidade de Cuiabá (UNIC)

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Publicado

26.12.2018

Como Citar

CARVALHO COLETTO, Priscila Miranda de; BATTINI, Okçana; MONTEIRO, Edenar. TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E AS METODOLOGIAS ATIVAS: ELEMENTOS PARA O TRABALHO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 3, n. 2, p. 798–812, 2018. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p798-812.id281. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/593. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências humanas e suas tecnologias