TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E AS METODOLOGIAS ATIVAS: ELEMENTOS PARA O TRABALHO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR
DOI:
10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p798-812.id281Palavras-chave:
Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, Ensino de Enfermagem, Trabalho Docente, Formação de ProfessoresResumo
A utilização da Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) e das metodologias ativas no espaço universitário apontam para uma nova forma de estabelecer o trabalho e papel dos professores e alunos no processo de ensino aprendizagem. Nesse sentido, esse artigo traz os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo compreender a percepção dos docentes do curso de Enfermagem sobre a utilização das TDICs como elementos mediadores da aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo realizada por meio estudo de caso com 6 professores do curso de Enfermagem de uma universidade privada do estado de Goiás. A incorporação das ferramentas tecnológica tende a uma prática pedagógica mais enriquecedora, potencializando a interação e integração bem como a capacidade de compreensão dos conhecimentos, por parte de professores e alunos. Na área de Enfermagem, grandes esforços têm sido realizados com a finalidade de extrair maiores benefícios da utilização das TDICs para obter e/ou garantir um grau maior de qualidade no Ensino. Diante disso permitiu apontar que o ensino de enfermagem mediado pelo uso das TDICs configura-se um desafio exigindo dos alunos, docentes e instituições de ensino superior mudanças na postura frente ao processo educacional.
Downloads
Métricas
Referências
BACICH, Lilian.; MORAN, José. Aprender e ensinar com foco na educação híbrida. In: Revista Pátio, nº25, p.45-47. São Paulo: ECA/USP, 2015. Disponível em: < http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2015/07/hibrida.pdf > Acesso em: 13 jun. 2018.
BACICH, Lilian.; MORAN, José. Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora: Uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo (3ª ed.). Lisboa, Portugal: Edições 70, 223p. 2004.
BARTOLOMÉ, Antonio.Ramón. Nuevas tecnologías em el aula. Barcelona: Grão, 1999
BEHRENS, Marilda Aparecida. O paradigma emergente e a prática pedagógica. Curitiba: Champagnat, 1999.
Brasil. RESOLUÇÃO CNE/CES Nº 3, DE 7 DE NOVEMBRO DE 2001. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES03.pdf
BUCKINGHAM, David. Cultura digital, educação midiática e o lugar da escolarização. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 35, n. 3, p. 37-58, 2010. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/13077/10270 . Acesso em: 12 out. 2018.
CARVALHO, Adriano. Almeida de. KLS 2.0: uma ferramenta disruptiva de ensino. Dissertação de Mestrado em Ensino. Universidade de Cuiabá. 2018. DOI: https://doi.org/10.17921/2447-8733.2018v19n2p177-180
COSCARELLI, Carla. Viana; RIBEIRO, Ana Elisa (Orgs). Letramento digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. 2. ed. Belo Horizonte: Ceale; autêntica, 2007
FRANÇA, Cintia. Simioni.; BATTINI, Okçana. Formação de professores e politicas publicas educacionais: qual a função das tecnologias de informação e comunicação no espaço escolar? ÁGORA, Porto Alegre, Ano 6, jul/dez.2015.
KENSKI, Vani. Moreira. Tecnologias e ensino presencial e a distância. Campinas: Papirus, 2003.
KLEIMAN, Ângela . Os significados do letramento. Campinas, S.P.: Mercado de Letras, 1995.
LEVY. P. Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora, 2008.
LIBÂNEO, José. Carlos. Prefácio. In: GUIMARÃES, V.S. Formação de Professores: saberes, identidade e profissão. 5ª ed. Campinas/SP: Papirus, 2010.
LOPES, M. V. O.; SILVA, V. M.; ARAÚJO, T. L. Observation mediated by computer - professional report. Online Braz J Nurs, 2006; 5(2). DOI: https://doi.org/10.5935/1676-4285.20060296
MARTINELLI, Maria Lúcia (org): Pesquisa Qualitativa: um instigante desafio. São Paulo, Veras Editora, 1999.
MORAN, José., MASETTO, Marcos. Tarcisio. & BEHRENS, Marilda. Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, SP: Papirus. 2000.
NÓVOA, Antonio. Professores imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009. Disponível: http://www.slideshare.net/mzylb/antonio-novoa-novo-livro
PACHECO, Samuel Bueno. 1997. Internet: As relações de ensino-aprendizagem no hiperespaço. Tecnologia Educacional. v.25, n.136, 137, mai/jun/jul/ago.1997.
PERRENOUD, Phelip. A prática reflexiva no ofício de professor: profissionalização e razão pedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2002.
REIS, Maria. Aparecida; NANTES, Eliza Adriana. Sheuer; MACIEL, Cilene, Maria. Lima. Antunes: Letramento digital: uma investigação da teoria à prática docente de professores do estado de Mato Grosso. Instituto Federal de Mato Grosso - Campus Confresa Revista Prática Docente. v. 3, n. 1, p. 249-262, jan/jun 2018. DOI: https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p249-262.id88
ROJO, Roxane; ALMEIDA, Eduardo de Moura. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editora, 2012.
ROJO, Roxane; ALMEIDA, Eduardo de Moura. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola, 2009
SCHEFFER Silva. da Schell, Ana. Paula, RUBIM Pedro., EVA Néri., Autonomia no processo de construção do conhecimento de alunos de enfermagem: o chat educacional como ferramenta de ensino. Revista Latino-Americana de Enfermagem [en linea] 2010, 18 (Abril-Sin mes) : [Fecha de consulta: 13 de octubre de 2018] Disponible en:<http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=281421932011>
SCHÖN, Donald. A. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, António (Coord). Os professores e a sua formação. 2. ed. Lisboa: Dom Quixote, 1995.
SCHWAB, Klaus. A quarta revolução industrial. Disponível em: https://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:65nG8zZQNcsJ:https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4212041/mod_folder/content/0/Schwab%2520%25282016%2529%2520A%2520quarta%2520revolucao%2520industrial.pdf%3Fforcedownload%3D1+&cd=2&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br Acesso em 10/10/2018
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 3 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
TANAKA, Raquel Yurika et al . Objeto educacional digital: avaliação da ferramenta para prática de ensino em enfermagem. Acta paul. enferm., São Paulo , v. 23, n. 5, p. 603-607, Oct. 2010 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-1002010000500003&lng=en&nrm=iso>. access on 11 Nov. 2018. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-21002010000500003. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-21002010000500003
TAVARES Izaildo.; COSTA Patricia; OLIVEIJO T, F. Hipermídias para o ensino de enfermagem em ambiente digital de aprendizagem. CIET: EnPED, S.l.], maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <http://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/207>. Acesso em: 15 jul. 2018.
VALENTE, José. Armando., “A Telepresença na Formação de Professores da Área de Informática em Educação: Implantando o Construcionismo Contextualizado”. Actas do IV Congresso Ibero-Americano de Informática na Educação – RIBIE98, Brasília, CD-Rom, /trabalhos/232.pdt, 1998
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.