EDUCAÇÃO BÁSICA E A PRÁTICA DOCENTE NA CONCEPÇÃO DE FREIRE E STEINER: FUNDAMENTOS DA LDB E DO PPP DA ESCOLA LIVRE PORTO CUIABÁ

Autores

  • Cálita Fernanda de Paula Martins UNEMAT
  • Rosely Aparecida Romanelli UNEMAT

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p334-351.id154

Palavras-chave:

Antroposofia, Escola privada, Pedagogia Waldorf, Prática docente

Resumo

As discussões apresentadas neste estudo tratam das primeiras aproximações em relação à pesquisa desenvolvida no âmbito do mestrado. Todavia, o presente artigo tem como principal objetivo discutir acerca da educação básica e da prática docente na concepção de Freire e Steiner, tendo por base os princípios da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) - 9394/96 e sua aplicação no Projeto Político e Pedagógico (PPP) da Escola Livre Porto Cuiabá. Para o desenvolvimento deste estudo foi realizado uma pesquisa de abordagem qualitativa. Quanto aos procedimentos, uma pesquisa bibliográfica e documental. Por se tratar de uma pesquisa documental foi feita análise do PPP de uma instituição Waldorf. Quanto ao procedimento bibliográfico foi utilizado enquanto referencial teórico: Santos e Romanelli para discutir acerca dos princípios da Pedagogia e da Antroposofia; Freire e Steiner para fundamentar a discussão quanto à concepção da prática docente; Oliveira para discutir os fundamentos da LDB, Lanz na intenção de apresentar o perfil e qualidades do professor Waldorf, entre outros autores. Todavia, buscamos na Pedagogia saberes que poderão contribuir para a educação em uma perspectiva humanizadora, tendo como princípio auxiliar na formação de seres humanos, promovendo o desenvolvimento saudável e harmônico do querer, sentir e pensar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Cálita Fernanda de Paula Martins , UNEMAT

Mestranda em Educação (UNEMAT) Bolsista CAPES/FAPEMAT

Rosely Aparecida Romanelli , UNEMAT

Doutora em Educação (USP) Professora PPGEdu (UNEMAT)

Referências

ABREU, Ilma Arruda de Araújo; SÂMARA, Thaís Abi. Caminho para um ensino mais humano: apontamentos sobre a pedagogia e as escolas Waldorf. Belo Horizonte: Líthera, 1999.

BOTTENE, Ana Carolina. As especificidades da pedagogia Waldorf: um estudo com três professoras envolvidas no processo de alfabetização. Licenciatura Plena em Pedagogia. Universidade Federal de São Carlos: São Carlos, 2011. Disponível em: <http://www.pedagogia.ufscar.br/documentos/arquivos/tcc-2008/as-especificidades-da-pedagogia-waldorf-um-estudo-com-tres-professoras-envolvidas-no-processo-de-alfabetizacao>. Acesso em: 28 de janeiro de 2018.

BRASIL. Lei nº 9394/96 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação - LDB. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm>. Acesso em: 23 de junho de 2017.

CARLGREN, Frans; KLINGBORG, Arne. Educação para a liberdade: A Pedagogia de Rudolf Steiner. Tradução de Edith Kunze e Kurt O. Kunze. São Paulo: Escola Waldorf Rudolf Steiner, 2006.

FEWB. Federação das Escolas Waldorf no Brasil. Seminário de Formação de Professores. Disponível em: <http://www.federacaoescolaswaldorf.org.br/Seminario.php>. Acesso em: 28 de janeiro de 2018.

FONSECA, João José Saraiva da. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5ª ed. São Paulo: Atlas, 1999.

MARCONI, Mariana de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 6ª ed. São Paulo: Atlas, 2007.

LANZ, Rudolf. A pedagogia Waldorf: caminho para um ensino mais humano. 12ª ed. São Paulo: Antroposófica, 2016.

OLIVEIRA. Dalila Andrade. A Educação Básica na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: breve balanço sobre a organização escolar e o trabalho docente. In. SOUZA. João Valdir Alves dos. (Org.). Formação de Professores para a Educação Básica: dez anos da LDB. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

PPP. Projeto Político Pedagógico da Escola Livre Porto Cuiabá. Escola Livre Porto Cuiabá: Cuiabá, 2017.

RIOS, Gilma Maria; GHELLI, Kelma Gomes Mendonça; SILVEIRA, Ludiana Martins. Qualidades de um Professor Universitário: perfil e concepções de Prática Educativa. In.: MALUSÁ, Silvana; SARAMAGO, Guilherme. (Orgs.). Docência Universitária: Dimensões Teóricas e Pressupostos da Prática. Edição Eletrônica: Uberlândia, 2017. p. 155-174 DOI: https://doi.org/10.14393/ER-v23n1a2016-7

ROMANELLI, Rosely Aparecida. A arte e o desenvolvimento cognitivo um estudo sobre os procedimentos artísticos aplicados ao ensino em uma escola Waldorf. Doutorado em Educação. Universidade de São Paulo: São Paulo, 2008.

ROMANELLI, Rosely Aparecida. A cosmovisão antroposófica: educação e individualismo ético. Educar em Revista, nº 56 abril/junho. A Pedagogia de Rudolf Steiner em Debate. Curitiba: Dossiê, 2015. (p. 50-66) DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.40937

SANTOS, Evelaine Cruz dos. Formação de professores no contexto das propostas pedagógicas de Rudolf Steiner (pedagogia Waldorf), Maria Montessori e da experiência da escola da ponte. Doutorado em Educação Matemática. Universidade Estadual Paulista: Rio Claro, 2015.

STEINER, Rudolf. A prática pedagógica: segundo o conhecimento científico - espiritual do homem. Tradução de Christa Glass. São Paulo: Federação das Escolas Wardorf no Brasil, 2000.

STEINER, Rudolf. Filosofia da Liberdade. Tradução de Marcelo da Veiga. 4ª ed. Antroposófica: São Paulo, 2008.

Downloads

Publicado

26.06.2018

Como Citar

PAULA MARTINS , Cálita Fernanda de; APARECIDA ROMANELLI , Rosely. EDUCAÇÃO BÁSICA E A PRÁTICA DOCENTE NA CONCEPÇÃO DE FREIRE E STEINER: FUNDAMENTOS DA LDB E DO PPP DA ESCOLA LIVRE PORTO CUIABÁ. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 3, n. 1, p. 334–351, 2018. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p334-351.id154. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/618. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências humanas e suas tecnologias