A INFLUÊNCIA DO LIVRO DIDÁTICO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA

Autores

  • Solange Ramos Teixeira Turíbio UFMT
  • Adelmo Carvalho da Silva UFMT

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2017.v2.n2.p158-178.id73

Palavras-chave:

Livro Didático, Matemática, Geometria, Ensino da Matemática

Resumo

O artigo investiga a influência do livro didático de Matemática na prática pedagógica dos professores de matemática dos últimos anos do Ensino Fundamental. A coleta de dados foi realizada em duas escolas da rede pública estadual de MT, através de observações, entrevistas e análise de registros de aula de quatro professores. As análises, realizadas de maneira qualitativa e norteadas pelo método interpretativo, demonstraram resultados que evidenciam mudanças significativas em relação à forma de apresentação dos conteúdos no livro didático e a influência desta na prática docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Solange Ramos Teixeira Turíbio , UFMT

Mestranda em Educação (UFMT). Professora da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso/SEDUC

Adelmo Carvalho da Silva , UFMT

Professor do IE/UFMT/PPGE

Referências

BITTENCOURT, C. M. F. Em foco: história, produção e memória do livro didático (Apresentação). Educação e Pesquisa (USP), São Paulo, v. 30, n. 3, p. 471- 473, 2004.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013. Disponível em: portal.mec.gov.br/index.php? option=com_docman&task=doc.

Acesso em outubro de 2014.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros curriculares nacionais: Matemática. 2ª ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.

Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Ministério da Educação. (2013). Guia de livros didáticos PNLD 2014: Matemática. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. Brasília.

CAVALCANTI, A. C. F. Educação Matemática e cidadania: um olhar através da resolução de problemas. 2010. 254 f. Tese (Doutorado em Educação) - UFPB, João Pessoa, 2010.

CARVALHO, J. B. P.; LIMA, P. F. Escolha e uso do livro didático. In: Matemática: Ensino Fundamental. João Bosco Pitombeira Fernandes de Carvalho/coord. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010. (Coleção Explorando o Ensino, v. 17)

CHOPPIN, A. História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. Educação e Pesquisa — FEUSP, São Paulo, v. 30, n. 3, p. 549-566, set./dez. 2004.

FIORENTINI, D. Alguns modos de ver e conceber o ensino da matemática no Brasil. Revista Zetetiké, ano 3, nº 4, 1995.

GATTI JÚNIOR, D. A escrita escolar da História: livro didático e ensino no Brasil (1970-1990). Bauru, SP: EDUSC/Belo Horizonte, MG: EDUFU, 2004.

LAJOLO, M. Livro Didático: um (quase) manual de usuário. Em Aberto, Brasília, ano 16, n.69, jan./mar. 1996.

LOPES, J. de A. Livro Didático de Matemática: Concepção, seleção, e possibilidade frente a descritores de análise e tendências em educação matemática. 2000.Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, 2000.

SILVA, A. C. da. Reflexão sobre a Matemática e seu processo de Ensino-aprendizagem: implicações na (re) elaboração de concepções e Prática de Professores. 2009. Tese (Doutorado em Educação) - UFPB, João Pessoa, 2009.

SOARES, M. B. Um olhar sobre o livro didático. Presença Pedagógica. v. 2, nº 12, no/dez. 1996.p. 53-63.

Downloads

Publicado

22.12.2017

Como Citar

TEIXEIRA TURÍBIO , Solange Ramos; CARVALHO DA SILVA , Adelmo. A INFLUÊNCIA DO LIVRO DIDÁTICO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 2, n. 2, p. 158–178, 2017. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2017.v2.n2.p158-178.id73. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/624. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Matemática e suas tecnologias

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.