A INFLUÊNCIA DO LIVRO DIDÁTICO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA
DOI:
10.23926/RPD.2526-2149.2017.v2.n2.p158-178.id73Palavras-chave:
Livro Didático, Matemática, Geometria, Ensino da MatemáticaResumo
O artigo investiga a influência do livro didático de Matemática na prática pedagógica dos professores de matemática dos últimos anos do Ensino Fundamental. A coleta de dados foi realizada em duas escolas da rede pública estadual de MT, através de observações, entrevistas e análise de registros de aula de quatro professores. As análises, realizadas de maneira qualitativa e norteadas pelo método interpretativo, demonstraram resultados que evidenciam mudanças significativas em relação à forma de apresentação dos conteúdos no livro didático e a influência desta na prática docente.
Downloads
Métricas
Referências
BITTENCOURT, C. M. F. Em foco: história, produção e memória do livro didático (Apresentação). Educação e Pesquisa (USP), São Paulo, v. 30, n. 3, p. 471- 473, 2004.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013. Disponível em: portal.mec.gov.br/index.php? option=com_docman&task=doc.
Acesso em outubro de 2014.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros curriculares nacionais: Matemática. 2ª ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.
Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRASIL. Ministério da Educação. (2013). Guia de livros didáticos PNLD 2014: Matemática. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. Brasília.
CAVALCANTI, A. C. F. Educação Matemática e cidadania: um olhar através da resolução de problemas. 2010. 254 f. Tese (Doutorado em Educação) - UFPB, João Pessoa, 2010.
CARVALHO, J. B. P.; LIMA, P. F. Escolha e uso do livro didático. In: Matemática: Ensino Fundamental. João Bosco Pitombeira Fernandes de Carvalho/coord. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010. (Coleção Explorando o Ensino, v. 17)
CHOPPIN, A. História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. Educação e Pesquisa — FEUSP, São Paulo, v. 30, n. 3, p. 549-566, set./dez. 2004.
FIORENTINI, D. Alguns modos de ver e conceber o ensino da matemática no Brasil. Revista Zetetiké, ano 3, nº 4, 1995.
GATTI JÚNIOR, D. A escrita escolar da História: livro didático e ensino no Brasil (1970-1990). Bauru, SP: EDUSC/Belo Horizonte, MG: EDUFU, 2004.
LAJOLO, M. Livro Didático: um (quase) manual de usuário. Em Aberto, Brasília, ano 16, n.69, jan./mar. 1996.
LOPES, J. de A. Livro Didático de Matemática: Concepção, seleção, e possibilidade frente a descritores de análise e tendências em educação matemática. 2000.Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, 2000.
SILVA, A. C. da. Reflexão sobre a Matemática e seu processo de Ensino-aprendizagem: implicações na (re) elaboração de concepções e Prática de Professores. 2009. Tese (Doutorado em Educação) - UFPB, João Pessoa, 2009.
SOARES, M. B. Um olhar sobre o livro didático. Presença Pedagógica. v. 2, nº 12, no/dez. 1996.p. 53-63.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.