Bingo da Subtração como auxiliar no ensino e aprendizagem
Palavras-chave:
Aprendizagem, Matemática, Bingo da Subtração, JogosResumo
A matemática é uma disciplina fundamental na formação educacional dos estudantes fornecendo habilidades numéricas, logicas e analíticas que são essenciais para seu desenvolvimento acadêmico e sucesso futuro. Segundo Silva et al. (2022) na construção de conceitos matemáticos, é importante que o professor dê um novo significado ao ensino de Matemática, com isso, os materiais concretos e jogos matemáticos se tornam grandes aliados, por ser um recurso no qual o educando terá acesso a uma aprendizagem significativa o tornando agente construtor de conhecimentos. A disciplina de matemática é vista pela maioria dos alunos como temerosa, de difícil compreensão e que os conteúdos são complexos. Vendo assim como as aulas sendo desinteressantes. Dessa forma fica difícil alcançar os objetivos no ensino de aprendizagem. O presente trabalho trata sobre as contribuições dos jogos na aprendizagem da matemática, facilitando o aprendizado do aluno de forma simples e prazerosa. O jogo bingo pode tornar o aprendizado de matemática mais divertido e envolvente, permitindo que os alunos pratiquem habilidades matemáticas de maneira interativa e desafiadora. Segundo Medeiros et al. (2021), o uso de jogos de bingo como ferramenta educativa na escola, apesar de sua associação com jogos de azar, revela-se benéfico ao ser adaptado para diversas áreas do conhecimento. Essa abordagem transforma o bingo em uma atividade valiosa para revisão e fixação de conteúdo, ao mesmo tempo em que desenvolve habilidades como atenção, concentração, respeito às regras, persistência, trabalho em equipe e comunicação. Além disso, essa prática promove a interação entre alunos, a relação aluno-conhecimento e fortalece o vínculo aluno-professor. Portanto, o bingo, quando utilizado de maneira pedagógica, transcende sua associação inicial com a sorte, tornando-se uma ferramenta com grandes benefícios educativos. O objetivo é analisar os efeitos do uso do jogo bingo de subtração no desenvolvimento das habilidades de subtração e na participação dos alunos do 5° ano. O ensino da matemática é uma área fundamental na educação básica, fornecendo aos alunos habilidades numéricas, lógicas essenciais para o desenvolvimento do aluno. No entanto, é comum encontrar alunos com dificuldades na compreensão e aplicação de conceitos matemáticos, especialmente em relação as operações básicas, como a subtração. Espera-se que os alunos que participem do bingo para o ensino da subtração apresentem um desempenho melhor em relação aos alunos que recebam o ensino tradicional. Prevê-se que os alunos que participarem do bingo da subtração desenvolvam habilidades de subtração, e também a capacidade em resolver problemas que envolvam essa operação matemática. Com essa estratégia pedagógica espero despertar o maior interesse e engajamento dos alunos em relação ao aprendizado da subtração, que serão observados durante as sessões de jogo, e registro de participação ativa dos alunos. É esperado que os professores relacionem uma percepção positiva em relação ao uso do bingo matemático como estratégia de ensino da subtração. Espera-se que eles observem melhorias no desempenho e participação dos alunos, bem como uma abordagem mais lúdica e motivada do ensino da matemática.
Referências
MEDEIROS, Jocineia; LÜBECK, Marcos; LINS, Graciela Siegloch; ANDRETTI, Fernando Luiz. A utilização do jogo de bingo como instrumento educativo nas aulas de matemática: um relato de experiência. S.L: Editora Cientifica Digital, 2021. 79 p. Disponível em: https://downloads.editoracientifica.com.br/articles/210404348.pdf. Acesso em: 11 nov. 2023.
SILVA, Bruno Henrique Macêdo dos Santos; SILVA, Arthur Lucas da; OLIVEIRA, Elinelson Gomes de; LIRA, Lidianne Leite e; PONTES, Edel Alexandre Silva. Jogos Matemáticos como Ferramenta Educacional Lúdica no Processo de Ensino e Aprendizagem da Matemática na Educação Básica. Rebena - Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, [S. l.], v. 4, p. 246–254, 2022. Disponível em: https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/59. Acesso em: 13 nov. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Catielli Lopes da Silva Abreu; Thiago Beirigo Lopes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.