Bingo da Subtração e suas contribuições na aprendizagem

Autores

Palavras-chave:

Aprendizagem, Matemática, Bingo da Subtração, Jogos

Resumo

A matemática é uma disciplina fundamental na formação educacional dos estudantes fornecendo habilidades numéricas, logicas e analíticas que são essenciais para seu desenvolvimento acadêmico e sucesso futuro. A disciplina de matemática é vista pela maioria dos alunos como temerosa, de difícil compreensão e que os conteúdos são complexos. Vendo assim como as aulas sendo desinteressantes. Dessa forma fica difícil alcançar os objetivos no ensino de aprendizagem. O presente trabalho trata sobre as contribuições dos jogos na aprendizagem da matemática, facilitando o aprendizado do aluno de forma simples e prazerosa. O jogo bingo pode tornar o aprendizado de matemática mais divertido e envolvente, permitindo que os alunos pratiquem habilidades matemáticas de maneira interativa e desafiadora. O objetivo é analisar os efeitos do uso do jogo bingo de subtração no desenvolvimento das habilidades de subtração e na participação dos alunos do 5° ano. O ensino da matemática é uma área fundamental na educação básica, fornecendo aos alunos habilidades numéricas, lógicas essenciais para o desenvolvimento do aluno. No entanto, é comum encontrar alunos com dificuldades na compreensão e aplicação de conceitos matemáticos, especialmente em relação as operações básicas, como a subtração. Diante desses desafios, é necessário usar técnicas que contribuíam para o desenvolvimento do aluno, e o jogo bingo de subtração será uma forma simples e motivadora que auxiliara nesse processo. Por meio desse trabalho, espera-se estimular a participação ativa dos alunos e melhorar seu desenvolvimento na subtração. Acredita-se que os resultados obtidos contribuirão para uma educação matemática mais efetiva, proporcionando benefícios para os alunos do 5° ano envolvidos no processo de ensino e aprendizagem da matemática. Espera-se que os alunos que participem do bingo para o ensino da subtração apresentem um desempenho melhor em relação aos alunos que recebam o ensino tradicional. Prevê-se que os alunos que participarem do bingo da subtração desenvolvam habilidades de subtração, e também a capacidade em resolver problemas que envolvam essa operação matemática. Com essa estratégia pedagógica espero despertar o maior interesse e engajamento dos alunos em relação ao aprendizado da subtração, que serão observados durante as sessões de jogo, e registro de participação ativa dos alunos. É esperado que os professores relacionem uma percepção positiva em relação ao uso do bingo matemático como estratégia de ensino da subtração. Espera-se que eles observem melhorias no desempenho e participação dos alunos, bem como uma abordagem mais lúdica e motivada do ensino da matemática.

Biografia do Autor

Catielli Lopes da Silva Abreu, Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)

Atualmente cursa Licenciatura em Matemática no IFMT Campus Confresa. Possui ensino médio pela Escola Estadual Elias Bento (2011).

Thiago Beirigo Lopes, Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)

É Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT/REAMEC (2017 - 2020), possui Mestrado Profissional em Matemática pela Universidade Federal do Tocantins - UFT/ProfMat (2014 - 2015) e Graduação em Licenciatura Plena Em Matemática pela Universidade do Estado do Pará - UEPA (2004 - 2007). Atualmente é Professor EBTT de Matemática efetivo com dedicação exclusiva e atua no Programa de Mestrado em Ensino (PPGEn) no Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT. É Editor-chefe da Revista Prática Docente (ISSN 2526-2149) e Líder do Grupo de Pesquisa Ensino de Ciências e Matemática no Baixo Araguaia, registrado no CNPq. Incentivador de Acesso Aberto (Open Acess) para publicações científicas.

Downloads

Publicado

19.06.2023

Como Citar

Abreu, C. L. da S., & Lopes, T. B. (2023). Bingo da Subtração e suas contribuições na aprendizagem. Seminários Integradores De Pesquisa E Extensão Do Curso De Licenciatura Em Matemática Do IFMT Campus Confresa, 1(1). Recuperado de https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/SIPE/article/view/684

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>