A percepção de docentes e discentes sobre o uso da calculadora

Autores

  • Caren Inácia da Costa Rodrigues Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)
  • Suellen Aparecida Greatti Vieira Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)

Palavras-chave:

Calculadora, Ferramenta de Ensino, Matemática, Discentes, Docentes.

Resumo

Não é de hoje que o ensino de matemática enfrenta desafios constantes para encontrar abordagens pedagógicas mais eficazes, para promover a compreensão e o domínio dos conceitos matemáticos, principalmente no contexto do ensino fundamental, onde são estabelecidas as bases do raciocínio matemático. A busca por ações pedagógicas que promovam a aprendizagem ativa é fundamental. O uso da calculadora, como ferramenta de ensino, gera investigações e debates sobre seu papel no processo de ensino e aprendizagem em matemática. A integração da calculadora no ensino de matemática é cada vez mais comum, dado o crescente avanço da tecnologia nas práticas educativas. Contudo, se não realizada de modo satisfatório, acaba prejudicando o desenvolvimento dos estudantes, que buscam por respostas imediatas, sem se preocupar em compreender os dados obtidos, além de não desenvolverem o raciocínio lógico matemático, dificultando assim a tomada de decisões e a busca de resoluções de problemas. Por outro lado, é possível observar também uma certa resistência por parte dos docentes em integrar tal objeto em suas aulas e que um número considerável de jovens não sabe utilizar essa ferramenta a seu favor. Dessa forma, este estudo provém da necessidade de analisar os impactos, identificar os benefícios e os desafios associados ao uso desta ferramenta na prática pedagógica, fornece recursos para desenvolvimento de práticas eficazes de ensino, além de promover um uso mais consciente e eficaz da calculadora, garantindo que a ferramenta seja usada para potencializar o aprendizado do estudante. Desse modo, esta pesquisa tem como objetivo analisar a percepção de professores e alunos sobre os impactos do uso da calculadora como ferramenta de ensino e aprendizagem matemático. Para isso, será usada uma abordagem mista, combinando abordagens qualitativas e quantitativas, através de pesquisa investigativa e atividades direcionadas para compreender de forma ampla a percepção dos docentes e discentes sobre o tema.  Compreender essa percepção é essencial tanto para os professores, quanto para os alunos, visando aperfeiçoar as práticas educativas e desenvolver estratégias de ensino mais eficientes.

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Publicado

23.07.2024

Como Citar

Rodrigues, C. I. da C., & Vieira, S. A. G. (2024). A percepção de docentes e discentes sobre o uso da calculadora. Seminários Integradores De Pesquisa E Extensão Do Curso De Licenciatura Em Matemática Do IFMT Campus Confresa, 2(1). Recuperado de https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/SIPE/article/view/965

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