Estudo de Pesquisas sobre Educação Financeira com uso de Tecnologia

Autores

  • Mellyssa Karynny Coelho de Sousa Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)
  • Suellen Aparecida Greatti Vieira Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)

Palavras-chave:

Educação Financeira. Tecnologia. Pesquisa.

Resumo

Nos últimos anos, tem se observado o cenário econômico no Brasil, e diante das várias percepções, notou-se o crescimento no número de brasileiros endividados, mesmo sendo empregados e tendo renda fixa. Dessa forma, percebe-se o surgimento de problemas desafiadores no campo da educação financeira, que emerge como uma nova conjuntura a ser investigada. O ensino de educação financeira com uso de tecnologia, é essencial por proporcionar uma dinâmica de ensino flexível e atraente, facilitando a aprendizagem por meio de jogos educativos, simulações e aplicativo de gestão financeira, fazendo com que o aluno seja sujeito ativo nesse processo. Além disso, a tecnologia proporciona informações atualizadas em tempo real e possibilita a adaptação de acordo com a necessidade de cada aluno, para que haja um aprendizado mais profundo dos conceitos fundamentais para uma vida financeira saudável. O objetivo central é investigar métodos eficazes, usando a tecnologia como suporte principal para a promoção da educação financeira, e ainda observar as habilidades adquiridas e as tomadas de decisão diante dos desafios financeiros, além de apontar as metodologias mais efetivas, que facilitem a integração dos sujeitos no ensino da educação financeira com uso de tecnologia. Analisar as barreiras psicológicas e comportamentais, que surgem como empecilho para a prática de finanças alinhadas com o orçamento disposto, analisar ainda quais estratégias podem quebrar tais barreiras, e principalmente, quais as causas de tais empecilhos, observando se a idade tem relação com a imaturidade financeira. E terá como objeto de estudo, resultados das principais pesquisas e dados no âmbito da educação financeira, com intuito de reconhecer e apontar como esse tema é apresentado no meio acadêmico, e como a legislação vigente pode contribuir com a educação financeira nas escolas, reconhecendo os fatores geradores da pobreza. Diante disso, espera-se uma análise crítica e robusta dos resultados obtidos, pontuando de que forma as pesquisas contribuíram com o cenário econômico das famílias brasileiras na atualidade. Tendo em vista que os problemas financeiros, não estão relacionados somente com o desemprego, mas na maioria das vezes com a falta de conhecimento no que diz respeito a administrar as finanças.

Biografia do Autor

Mellyssa Karynny Coelho de Sousa, Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)

Nos últimos anos, tem se observado o cenário econômico no Brasil, e diante das várias percepções, notou-se o crescimento no número de brasileiros endividados, mesmo sendo empregados e tendo renda fixa. Dessa forma, percebe-se o surgimento de problemas desafiadores no campo da educação financeira, que emerge como uma nova conjuntura a ser investigada. O ensino de educação financeira com uso de tecnologia, é essencial por proporcionar uma dinâmica de ensino flexível e atraente, facilitando a aprendizagem por meio de jogos educativos, simulações e aplicativo de gestão financeira, fazendo com que o aluno seja sujeito ativo nesse processo. Além disso, a tecnologia proporciona informações atualizadas em tempo real e possibilita a adaptação de acordo com a necessidade de cada aluno, para que haja um aprendizado mais profundo dos conceitos fundamentais para uma vida financeira saudável. O objetivo central é investigar métodos eficazes, usando a tecnologia como suporte principal para a promoção da educação financeira, e ainda observar as habilidades adquiridas e as tomadas de decisão diante dos desafios financeiros, além de apontar as metodologias mais efetivas, que facilitem a integração dos sujeitos no ensino da educação financeira com uso de tecnologia. Analisar as barreiras psicológicas e comportamentais, que surgem como empecilho para a prática de finanças alinhadas com o orçamento disposto, analisar ainda quais estratégias podem quebrar tais barreiras, e principalmente, quais as causas de tais empecilhos, observando se a idade tem relação com a imaturidade financeira. E terá como objeto de estudo, resultados das principais pesquisas e dados no âmbito da educação financeira, com intuito de reconhecer e apontar como esse tema é apresentado no meio acadêmico, e como a legislação vigente pode contribuir com a educação financeira nas escolas, reconhecendo os fatores geradores da pobreza. Diante disso, espera-se uma análise crítica e robusta dos resultados obtidos, pontuando de que forma as pesquisas contribuíram com o cenário econômico das famílias brasileiras na atualidade. Tendo em vista que os problemas financeiros, não estão relacionados somente com o desemprego, mas na maioria das vezes com a falta de conhecimento no que diz respeito a administrar as finanças.

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Publicado

23.07.2024

Como Citar

Sousa, M. K. C. de, & Vieira, S. A. G. (2024). Estudo de Pesquisas sobre Educação Financeira com uso de Tecnologia. Seminários Integradores De Pesquisa E Extensão Do Curso De Licenciatura Em Matemática Do IFMT Campus Confresa, 2(1). Recuperado de https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/SIPE/article/view/974

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