Metodologias usadas para o ensino de Estatística

Autores

  • Paulo Emilio Gomes Rodrigues Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)
  • Suellen Aparecida Greatti Vieira Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)

Palavras-chave:

Educação Matemática, Metodologias ativas; Estatística.

Resumo

A estatística é a ciência que relaciona números e fatos, em que, através de um conjunto de métodos, realiza a coleta, a organização e a análise de dados, permitindo estimar ou possibilitar a previsão de certos fenômenos. É uma ferramenta poderosa que auxilia na tomada de decisões e, por isso, seu estudo não se limita apenas nas áreas exatas, tem grande aplicação nas mais diversas áreas do conhecimento, como em análises esportivas, nas investigações médicas, em pesquisas sociais, entre outros. Já no âmbito escolar, ela aparece em diversos contextos, fazendo com que os alunos desenvolvam habilidades relacionadas à interpretação crítica de dados estatísticos, a partir do 6⁰ ano do ensino fundamental os discentes começam a explorar a organização de dados em tabelas simples, gráficos de barras ou setores, as medidas de tendência central, como média, moda e mediana, em um conjunto de dados pequenos. Já no ensino médio, os discentes aprofundam seus conhecimentos, analisando também medidas de dispersão como variância e desvio padrão, auxiliando em tomadas de decisão. No entanto, nem sempre o ensino de estatística é realizado de maneira eficiente, fazendo com que os estudantes não compreendam a importância de tal conteúdo. Diante disso, o objetivo dessa pesquisa é de analisar como é abordado os conceitos de estatística na cidade de Confresa-MT, quais os recursos didáticos utilizados nessa abordagem e qual a relação do estudante com o conteúdo. Para isso, serão aplicados questionários a docentes e discentes, a fim de obter os dados necessários, serão realizadas pesquisas bibliográficas para melhor compreensão do tema e propostas metodologias ativas que auxiliem no processo de ensino e aprendizagem de Estatística. Espera-se compreender como a maneira de ensinar interfere na aprendizagem, analisando diferentes recursos didáticos e suas funcionalidades.

Downloads

Publicado

23.07.2024

Como Citar

Rodrigues, P. E. G., & Vieira, S. A. G. (2024). Metodologias usadas para o ensino de Estatística. Seminários Integradores De Pesquisa E Extensão Do Curso De Licenciatura Em Matemática Do IFMT Campus Confresa, 2(1). Recuperado de https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/SIPE/article/view/975

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>