Do ensino de Língua Portuguesa à aprendizagem através de aplicativo para alunos da educação básica de escolas públicas

Autores

DOI:

10.47270/ra.v6i13.1008

Palavras-chave:

Língua Portuguesa, Ensino-aprendizagem, Aplicativo, Tecnologia

Resumo

O presente artigo tem por objetivo demonstrar como foi desenvolvido um aplicativo para alunos do 6º ao 9º ano de escolas públicas em relação ao ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa. O aplicativo traz em seu bojo atividades autorais em consonância com as prerrogativas da BNCC e dos PCNs com o intento de trazer à baila uma ferramenta pedagógica para professores e alunos de Língua Portuguesa. O software integra a visão do aluno e a do professor para que cada um possa ter uma interface adequada às finalidades almejadas, fazendo uso de técnicas de gamificação e exercícios com gêneros variados para ampliar o conhecimento das habilidades e competências de língua materna. Para tanto, partimos dos pressupostos teóricos de Geraldi (1999), Kleiman (1992), Travaglia (2002), Kenski (2007), Marcuschi (2006), Koch (2002) e Ribeiro (2014) para subsidiar o pensamento de que a aprendizagem não deve se restringir ao ambiente da sala de aula e aos livros didáticos, mas também ao ensino através da tecnologia.

Biografia do Autor

Patricia Pedrosa Botelho, IF Sudeste MG - campus Juiz de Fora

Pós-doutora em Estudos Literários pela UFJF (2015); Doutora em Literatura Comparada pela UFF (2013); Mestre em Estudos de Literatura pela PUC-RIO (2008); Licenciada em Letras (Português/Inglês) pela UFV (2006). Atuou como Professora de Língua Portuguesa/Literaturas e Língua Inglesa no CEFET/MG, no Centro de Ensino Superior/JF, na Universidade de Jacksonville no Alabama (EUA), no Colégio Anglo-Equipe e no Colégio Nossa Senhora do Carmo/JF. Tem experiência com EaD, ministrando disciplinas e coordenando cursos. Atualmente, atua como docente de Língua Portuguesa/Literaturas e de Língua Inglesa do IF SUDESTE MG desde 2010 e como professora colaboradora do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) da UFJF desde 2017. Faz parte da Comissão de Avaliação Externa de Autorização e Credenciamento de Cursos de Ensino Superior do INEP/MEC. Presta serviços de elaboração, revisão e análise de itens para o CAEd/UFJF. É pesquisadora e orientadora de trabalhos acadêmicos que tratam de temas sobre letramento literário, literatura, ensino e práticas pedagógicas no ensino fundamental e médio.

Ana Cláudia Martins de Souza, IF Sudeste MG - Campus Juiz de Fora

Mestre em Ciência da Computação (2019) e graduada em Ciência da Computação (2009) pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Tendo experiência profissional na área de Ciência da Computação, com ênfase em qualidade de software. Atuando como professora desde 2011, com áreas relacionadas a Redes de Computadores, Hardware, Algoritmos, Orientação a Objetos e Desenvolvimento Web. Atualmente, atua como Professora EBTT no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais - Campus Juiz de Fora.

Lara de Castro Alves, Universidade Federal de Viçosa

Graduanda em Letras da Universidade Federal de Viçosa e bolsista do projeto Portuguito. 

Referências

ANTUNES, Irandé. Muito além da gramática: por um ensino sem pedras no caminho. 1ª ed. Belo Horizonte: Parábola, 2007.

DIONISIO, Ângela Paiva; MACHADO, Anna Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora (Orgs.). Gêneros Textuais & Ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007.

FIORIN, José Luiz; PLATÃO, Francisco. Lições de texto: leitura e redação. 2ª ed. São Paulo: Ática, 2000.

GERALDI, João Wanderley (Org.). O texto na sala de aula. São Paulo: Ática, 1999.

KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas: Papirus, 2007.

KLEIMAN, Ângela. Oficina de leitura: teoria e prática. São Paulo: Pontes, 1992.

KOCH, Indegore G. Villaça. Os gêneros do discurso. In: Desvendando os segredos do texto. São Paulo: Editora Cortez, 2002.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros Textuais: o que são e como se constituem. Recife: UFPE, 2006.

NEVES, Maria Helena de Moura. A gramática na escola. São Paulo: Contexto, 2002.

RIBEIRO, Ana Elisa. Tecnologia digital. In: FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva; COSTA VAL, Maria da Graça; BREGUNCI, Maria das Graças de Castro; (Org.). Glossário Ceale: Termos de alfabetização, leitura e escrita para educadores. Belo Horizonte: Faculdade de Educação/UFMG, 2014. p.317-318. Disponível em: www.ceale.fae.ufmg.br/glossarioceale. Acesso em 10 de outubro de 2017.

VIEIRA, S. R.; BRANDÃO, S. F. (Org.). Ensino de gramática: descrição e uso. 2ª ed. São Paulo: Contexto, 2016.

TRAVAGLIA, L. C. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática no 1º e 2º graus. 8ª ed. São Paulo: Cortez, 2002.

Downloads

Publicado

31-12-2024

Como Citar

PEDROSA BOTELHO, Patrícia; MARTINS DE SOUZA, Ana Cláudia; DE CASTRO ALVES, Lara. Do ensino de Língua Portuguesa à aprendizagem através de aplicativo para alunos da educação básica de escolas públicas. Revista AlembrA, [s. l.], v. 6, n. 13, p. 29–47, 2024. DOI: 10.47270/ra.v6i13.1008. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/alembra/article/view/1008. Acesso em: 15 jan. 2025.