Do ensino de Língua Portuguesa à aprendizagem através de aplicativo para alunos da educação básica de escolas públicas
DOI:
10.47270/ra.v6i13.1008Palavras-chave:
Língua Portuguesa, Ensino-aprendizagem, Aplicativo, TecnologiaResumo
O presente artigo tem por objetivo demonstrar como foi desenvolvido um aplicativo para alunos do 6º ao 9º ano de escolas públicas em relação ao ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa. O aplicativo traz em seu bojo atividades autorais em consonância com as prerrogativas da BNCC e dos PCNs com o intento de trazer à baila uma ferramenta pedagógica para professores e alunos de Língua Portuguesa. O software integra a visão do aluno e a do professor para que cada um possa ter uma interface adequada às finalidades almejadas, fazendo uso de técnicas de gamificação e exercícios com gêneros variados para ampliar o conhecimento das habilidades e competências de língua materna. Para tanto, partimos dos pressupostos teóricos de Geraldi (1999), Kleiman (1992), Travaglia (2002), Kenski (2007), Marcuschi (2006), Koch (2002) e Ribeiro (2014) para subsidiar o pensamento de que a aprendizagem não deve se restringir ao ambiente da sala de aula e aos livros didáticos, mas também ao ensino através da tecnologia.
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