Das forças literárias à essencialidade da literatura: os conceitos do texto literário em “O sumiço da Santa”
DOI:
10.47270/ra.v6i13.1014Palavras-chave:
Literatura, Texto Literário, O sumiço da Santa, Jorge AmadoResumo
Este artigo analisa de forma contextualizada a obra "O Sumiço da Santa - Uma História de Feitiçaria" de Jorge Amado, a qual protagoniza a vivência de fé do povo de Candomblé na Bahia a partir do desaparecimento da imagem de Santa Bárbara (sincretizada à figura da Orixá Iansã), na cidade de Salvador. À luz das três forças da literatura discutidas por Roland Barthes em "A Aula" (1988), esta produção explora como a obra se encaixa nos conceitos essenciais da literatura, levando em consideração teorias acerca das discussões sobre os conceitos de discurso estético e como ele está presente no romance. Para sua composição, a análise consiste em reflexões baseadas nos conceitos de teóricos, como: Bernardo (2004), Bragatto (1995), Perroti (1986) e Eco (1991). Além disso, a análise demonstra como o romance exemplifica a capacidade da literatura transcender a narrativa linear e utilitária, proporcionando uma experiência rica e multifacetada ao leitor.
Referências
AMADO, Jorge. O Sumiço da Santa: Uma História de Feitiçaria. São Paulo: Companhia das Letras, 1988.
BARTHES, Roland. A Aula. São Paulo: Cultrix, 1988.
BERGAMO, Edvaldo A. Jorge Amado, capitão de longo curso. Revista USP, nº. 95,
pp.72-83, 2012.
BERNARDO, G. O Conceito da Literatura. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
BRAGATTO FILHO, Paulo. Da Essencialidade da Literatura. In: BRAGATTO FILHO, Paulo. Pela Leitura Literária na Escola de 1º Grau. São Paulo: Editora Ática, 1995. Cap. 1. p. 13-30.
ECO, Umberto. A mensagem estética. In: ECO, Umberto. A estrutura ausente. 7. ed. São Paulo: Editora Perspectiva, 1991. Cap. 3. p. 51-71.
GERMANO, Patricia. O sumiço da santa: uma representação do híbrido-literário-cultural-religioso. UEPB, 22 ed. Campina Grande, 2008.
PERROTI, Edmir. "Discurso Estético" e "Discurso Utilitário". In: PERROTI, Edmir. O texto sedutor na literatura infantil. São Paulo: Ícone, 1986. Cap. 2 e 3 p. 26-53.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Amauri Salvador
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam na Revista AlembrA concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).