Programa Diadema de Dandara e Piatã:a construção de uma educação antirracista no município de Diadema na consolidação da lei 10.639/03 e 11.656/08
DOI:
10.47270/ra.v6i13.1032Palavras-chave:
Diadema de Dandara e Piatã, Currículo decolonialResumo
No ano de 2024, a Lei 10.639/03 que torna obrigatório o ensino da história e cultura africana e afro-brasileira completa 21 anos, e a Lei 11.645/08, incluindo também a obrigatoriedade do ensino da história e cultura indígena, completa 14 anos desde que foi sancionada. Sabe-se das dificuldades do seu cumprimento nas escolas, revelando problemas estruturais das Secretarias Municipais de Educação, da formação dos professores e das professoras e, ainda, das questões ligadas ao fundamentalismo religioso pentecostal. Este artigo tem como objetivo historicizar um programa de efetivação dessas leis no município de Diadema, Diadema de Dandara e Piatã, realizando apontamentos e reflexões referentes à sua estrutura respaldados em referenciais teóricos que dialogam com a perspectiva decolonial e realizam a denúncia da colonialidade nos processos educativos. Com resultados, verificou-se a possibilidade da construção de um currículo decolonial, e o ensino de outros saberes juntamente com as crianças, pois apesar dos problemas inerentes a qualquer programa, evidencia-se o compromisso político-pedagógico dos professores e professoras atuantes nele, assim como o impacto na realidade da comunidade escolar, na implementação de uma educação antirracista e no empoderamento de meninos e meninas acerca de suas identidades.
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