Agradecimentos em trabalhos de conclusão de curso

uma análise à luz do Interacionismo Sociodiscursivo

Autores

DOI:

10.47270/ra.v6i13.999

Palavras-chave:

Interacionismo; Texto; Agradecimentos.

Resumo

A escrita de textos na interação social revela muito mais do que simplesmente transmitir uma mensagem ou passar informações. Ela é marcada pelas vivências e experiências de vida, refletidas nas escolhas lexicais, na organização textual e nos estilos discursivos adotados. Partindo dessa pressuposição, este trabalho objetiva analisar a seção de agradecimentos em Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) à luz do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD). Este estudo visa debater a estrutura e funcionalidade da seção de agradecimentos, discutindo identidades, crenças e valores observados nos textos de alunos do Plano Nacional de Formação de Professores (PARFOR). Para tal, adota-se uma abordagem qualitativa-interpretativista, fundamentada no aporte teórico do ISD, utilizando-se uma das propostas do quadro de análise de texto elaboradas por Bronckart (1999, 2006, 2019), a partir dos estudos sobre gêneros textuais/discursivos na perspectiva de Bakhtin (2003), e de estudos de texto de Dolz e Schneuwly (2014). As análises apresentadas delineiam o processo de construção dos TCCs mostrando como as relações sociais e os percursos formativos de cada indivíduo são significativos na construção de identidades múltiplas e plurais.

Biografia do Autor

Luciana Atanasio, IFMA/UFPB

outoranda em Linguística- Proling- UFPB, Mestrado em Estudos de Linguagem- UFPI, Especialização em Gestão Escolar - UFMA , Especialização em Linguagem e suas Tecnologias- UESPI, Licenciatura Plena em Pedagogia- UEMA, Licenciatura Plena em Letras/Português- UESPI. Membro do Grupo de Estudo em Tradições Culturais do IFMA: GPCULT; Membro do Núcleo de Estudos sobre Gênero, Raça, Classe e Trabalho ( NEGRACT- UFDPAR); membro da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros: ABPN: membro do Laboratório de Compreensão Neurocognitiva da Linguagem- LACON, da UFPB. Professora de Língua Portuguesa- IFMA, campus Codó

Referências

BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003. p.261-306.

BENVENISTE, Émile. O aparelho formal da enunciação. In: BENVENISTE, Émile. Problemas de Linguística Geral II. Campinas, SP: Pontes, 2006.

BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas linguísticas. 2.ed. São Paulo: EDUSP, 2001.

BRANDÃO, Helena H. Nagamine. Sobre a noção de sujeito. In: BRANDÃO, Helena Nagamine. Introdução à análise do discurso. 2.ed. Campinas, SP: Editora, Unicamp, 2004, p.53-86.

BRONCKART, Jean-Paul. Atividades de linguagem, textos e discursos. São Paulo: EDUC, 1999.

BRONCKART, Jean-Paul. Atividade de linguagem, discurso e desenvolvimento humano. Campinas: Mercado de Letras, 2006.

BRONCKART, Jean-Paul. Théories du langage. Nouvelle introduction critique. Bruxelles : Édition Mardaga, 2019.

DOLZ, Joaquim. e SCHNEUWLY, Bernardo. Gêneros Orais e escritos na escola. Campinas-SP: Mercado das Letras, 2004.

HALLIDAY, Michael; HASAN, Ruqaiya. Language, context and text: Aspects of language in a social-semiotic perspective. 2 ed. Oxford: Oxford University Press, 1989.

LABOV, William. Language in the inner city: Studies in the Black English Vernacular. Philadelphia: University of Philadelphia Press Cambridge University Press, 2006.

LOURO, Guacira Lopes; NECKEL, Jane Felipe; GOELLNER, Silvana Vilodre, O “normal”, o “diferente” e o “excêntrico”. Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo na educação. 9.ed. Petrópolis: Vozes, 2013. p.41- 52

MACHADO, Anna. Raquel. A perspectiva interacionista sociodiscursiva de Bronckart. In: MEURER, José. Luiz.; BONINI, Adair; MOTTA-ROTH, Désirée. (Orgs.). Gêneros: teorias, métodos, debates. São Paulo: Parábola Editorial, 2009. p. 237-259.

MACHADO, Anna Raquel. Para (re)pensar o ensino de gêneros. Calidoscópio. 2, n. 1, p. 17–28, 2021. Disponível em:revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/6478. Acesso em: 30 jan. de 2024.

Downloads

Publicado

31-12-2024

Como Citar

ATANASIO, LUCIANA. Agradecimentos em trabalhos de conclusão de curso: uma análise à luz do Interacionismo Sociodiscursivo. Revista AlembrA, [s. l.], v. 6, n. 13, p. 48–63, 2024. DOI: 10.47270/ra.v6i13.999. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/alembra/article/view/999. Acesso em: 15 jan. 2025.