Agradecimentos em trabalhos de conclusão de curso
uma análise à luz do Interacionismo Sociodiscursivo
DOI:
10.47270/ra.v6i13.999Palavras-chave:
Interacionismo; Texto; Agradecimentos.Resumo
A escrita de textos na interação social revela muito mais do que simplesmente transmitir uma mensagem ou passar informações. Ela é marcada pelas vivências e experiências de vida, refletidas nas escolhas lexicais, na organização textual e nos estilos discursivos adotados. Partindo dessa pressuposição, este trabalho objetiva analisar a seção de agradecimentos em Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) à luz do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD). Este estudo visa debater a estrutura e funcionalidade da seção de agradecimentos, discutindo identidades, crenças e valores observados nos textos de alunos do Plano Nacional de Formação de Professores (PARFOR). Para tal, adota-se uma abordagem qualitativa-interpretativista, fundamentada no aporte teórico do ISD, utilizando-se uma das propostas do quadro de análise de texto elaboradas por Bronckart (1999, 2006, 2019), a partir dos estudos sobre gêneros textuais/discursivos na perspectiva de Bakhtin (2003), e de estudos de texto de Dolz e Schneuwly (2014). As análises apresentadas delineiam o processo de construção dos TCCs mostrando como as relações sociais e os percursos formativos de cada indivíduo são significativos na construção de identidades múltiplas e plurais.
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