NATUREZA DA CIÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA ANÁLISE DE DOCUMENTOS CURRICULARES OFICIAIS

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23009.id1676

Palavras-chave:

Natureza da Ciência, Educação Básica, Orientações curriculares, Ensino de Ciências

Resumo

Ser cientificamente alfabetizado demanda conhecer aspectos da Natureza da Ciência, determinados conceitos e conteúdos científicos, saber reconhecer seu contexto e aplicá-los às situações do cotidiano. Por isso, compreender de que forma os documentos que orientam a educação discutem a Natureza da Ciência é fundamental. Diante disso, o objetivo deste estudo é identificar e analisar a abordagem de aspectos da Natureza da Ciência em documentos curriculares oficiais voltados à Educação Básica. Para isso, analisamos as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica – DCNEB, a Base Nacional Comum Curricular – BNCC e a National Research Council, A Framework for K-12 Science Education. A análise denotou que Framework for K-12 Science Education discute enfaticamente a Natureza da Ciência, enquanto que as DCNEB e a BNCC realizam aproximações ainda incipientes dos aspectos de Natureza da Ciência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Caroline Batista Silva de Souza, UNESP

Doutoranda em Educação para a Ciência (UNESP)

Uilian dos Santos Santana, UFBA

Doutorando em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA/UEFS)

Antonio Reynaldo Meneses Moura, UFAL

Doutorando em Ensino (RENOEN/UFAL) Professor da Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Luciana Sedano de Souza, FEUSP

Doutora em Educação (FEUSP) Professora Titular da área de Didática do Departamento de Ciências da Educação (DCIE/UESC) Docente no Mestrado Profissional em Educação (PPGE) e no Mestrado em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM)

Referências

ALLCHIN, Douglas. Should the sociology of science be rated X?. Science Education, v. 88, n. 6, p. 934-946, 2004. https://doi.org/10.1002/sce.20026

ALLCHIN, Douglas. Evaluating knowledge of the nature of (whole) science. Science Education, v. 95, n. 3, p. 518-542, 2011. https://doi.org/10.1002/sce.20432

ALLCHIN, Douglas. Teaching the nature of science through scientific errors. Science Education, v. 96, n. 5, p. 904-926, 2012. https://doi.org/10.1002/sce.21019

ALLCHIN, Douglas. Problem-and case-based learning in science: an introduction to distinctions, values, and outcomes. CBE - Life Sciences Education, v. 12, n. 3, p. 364-372, 2013. https://doi.org/10.1187%2Fcbe.12-11-0190

ALLCHIN, Douglas. From science studies to scientific literacy: A view from the classroom. Science & Education, v. 23, n. 9, p. 1911-1932, 2014. https://doi.org/10.1007/s11191-013-9672-8

AULER, Décio; DELIZOICOV, Demétrio. Alfabetização científico-tecnológica para quê?. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, v. 3, n. 1, p. 122-134, 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/epec/v3n2/1983-2117-epec-3-02-00122.pdf. Acesso em: 15 set. 2021.

AZEVEDO, Natália; SCARPA, Daniela. Revisão Sistemática de Trabalhos sobre Concepções de Natureza da Ciência no Ensino de Ciências. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 579–619, 2017. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2017172579

BAGDONAS, Alexandre; SILVA, Cibelle Celestino. Controvérsias sobre a natureza da ciência na educação científica. In: SILVA, Cibelle Celestino; PRESTES, Maria Elice Brzezinski (Org.). Aprendendo ciência e sobre sua natureza: abordagens históricas e filosóficas. São Carlos: Tipographia, 2013. p. 213-224. Disponível em: https://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/84/72/349. Acesso em 04 out. 2021.

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto editora, 1994.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN (Lei nº 9.394/96). Brasília, 20 de dezembro de 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 14 set. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais. Brasília: Secretaria de Educação Fundamental. 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ciencias.pdf. Acesso em: 22 set. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica / Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=13448-diretrizes-curiculares-nacionais-2013-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 25 set. 2020.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Educação é a base. Brasília: MEC/CONSED/UNDIME. 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 22 set. 2021.

BRITO, Liliane Oliveira de; FIREMAN, Elton Casado. Ensino de ciências por investigação: uma estratégia pedagógica para promoção da alfabetização científica nos primeiros anos do ensino fundamental. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, v. 18, n. 1, p. 123-146, 2016. http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172016180107

CACHAPUZ, Antonio et al. (Org.). A Necessária renovação do ensino das ciências. São Paulo: Cortez, 2005. Disponível em: http://professor.pucgoias.edu.br/SiteDocente/admin/arquivosUpload/17569/material/T.5-%20A%20NECESS%C3%81RIA%20RENOVA%C3%87%C3%83O%20DO%20ENSINO%20DAS%20CI%C3%8ANCIAS.pdf. Acesso em 12 set. 2020.

CEDRAN, Débora Piai et al. A natureza da Ciência e o erro: reflexões sobre o conto “ótima é a água” por alunos de ensino médio. Góndola, Enseñanza y Aprendizaje de las Ciencias, v. 12, n. 1, p. 43-56, 2017. https://revistas.udistrital.edu.co/index.php/GDLA/article/view/10780/12108

CELLARD, André. A análise documental. In: POUPART, J. et al. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis: Vozes, 2008.

CHASSOT, Áttico. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. 8ª ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2018.

COMPIANI, Maurício. Comparações entre a BNCC atual e a versão da consulta ampla, item ciências da natureza. Ciências em Foco, v. 11, n. 1, p. 91-106, 2018. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/15027. Acesso em 26 set. 2021.

CUNHA, Aline Oliveira; SEDANO, Luciana. Atividades Investigativas: estratégias didáticas para o ensino de ciências nos anos iniciais. In: SEMINÁRIO NACIONAL E SEMINÁRIO INTERNACIONAL POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E PRÁXIS EDUCACIONAL, 7, 2019, Vitória da Conquista. Anais… Vitória da Conquista: UESB, 2019. p. 2256-2271. Disponível em: http://anais.uesb.br/index.php/semgepraxis/article/viewFile/8310/7978. Acesso em: 12 set. 2021.

DURBANO, João Paulo Di Monaco; PRESTES, Maria Elice Brzezinski. Comparação das ferramentas VNOS-C e VOSE para obtenção de concepções de alunos do IB/USP acerca da natureza da ciência. In: SILVA, Cibelle Celestino; PRESTES, Maria Elice Brzezinski. (Org.). Aprendendo ciência e sobre sua natureza: abordagens históricas e filosóficas. São Carlos: Tipographia Editora Expressa, 2013. p. 235-250. Disponível em: https://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/download/84/72/349?inline=1#page=235. Acesso em 24 out. 2020.

FRANCO, Maria Amélia do Rosário Santoro. Prática pedagógica e docência: um olhar a partir da epistemologia do conceito. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 97, p. 534-551, 2016. http://dx.doi.org/10.1590/s2176-6681/288236353

GIL-PÉREZ, Daniel, et al. Para uma imagem não deformada do trabalho científico. Ciência & Educação, v. 7, p. 125-153, 2001. https://doi.org/10.1590/S1516-73132001000200001

JUSTI, Rosária; ERDURAN, Sibel. Characterizing Nature of Science: A supporting model for teachers. In: Paper presented at the Conference of the International History, Philosophy, and Science Teaching Group. Rio de Janeiro, Brazil. 2015.

KERLINGER, Fred Nichols. Foundations of behavioral research: Educational, psychological and sociological inquiry. New York: Holt Rinehart and Winston, 1973.

KRASILCHIK, Miriam; MARANDINO, M. Ensino de ciências e cidadania. São Paulo: Moderna, 2004.

LEDERMAN, Norman G. et al. Views of nature of science questionnaire: Toward valid and meaningful assessment of learners' conceptions of nature of science. Journal of research in science teaching, v. 39, n. 6, p. 497-521, 2002. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/ED472901.pdf. Acesso em: 18 out. 2021.

LEDERMAN, Norman G. Nature of science: Past, present, and future. In: ABELL, Sandra K.; LEDERMAN, Norman G. Handbook of research on science education. New York/London: Routledge, 2013. p. 845-894.

LEDERMAN, Norman G. Contextualizing the relationship between nature of scientific knowledge and scientific inquiry. Science & Education, v. 28, n. 3, p. 249-267, 2019. https://doi.org/10.1007/s11191-019-00030-8

LEDERMAN, Norman G.; LEDERMAN, Judith S. Revising instruction to teach nature of science. The Science Teacher, v. 71, n. 9, p. 36-39, nov. 2004. Disponível em: https://nosyevolucion.files.wordpress.com/2015/10/revising_instruction_nos_mitosis.pdf. Acesso em 14 out. 2020.

MARTINS, André Ferrer Pinto. Natureza da Ciência no ensino de Ciências: uma proposta baseada em “temas” e “questões”. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 32, n. 3, p. 703- 737, 2015. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2015v32n3p703

MATTHEWS, Michael R. Changing the focus: From nature of science (NOS) to features of science (FOS). In: KHINE, Myint Swe (Ed.). Advances in nature of science research. New York: Springer, Dordrecht, 2012. p. 3-26.

MCCOMAS, William F. Seeking historical examples to illustrate key aspects of the nature of science. Science & Education, v. 17, n. 2, p. 249-263, 2008. https://doi.org/10.1007/s11191-007-9081-y

MCCOMAS, William F.; KAMPOURAKIS, Kostas. Using Anecdotes from the History of Biology, Chemistry, Geology, and Physics to Illustrate General Aspects of Nature of Science. In: MCCOMAS, William F. (Ed.). Nature of Science in Science Instruction. Berlim: Springer, Cham, 2020. p. 551-576.

MENDES, Rosana Maria; MISKULIN, Rosana Giaretta Sguerra. A análise de conteúdo como uma metodologia. Cadernos de Pesquisa, v. 47, n. 165, p. 1044-1066, 2017. https://doi.org/10.1590/198053143988

MOURA, Antônio Reynaldo Meneses; VALOIS, Raquel Souza; LIMA, Élison Fabrício Bezerra. Conhecimentos Prévios de estudantes do Ensino Fundamental I sobre os artrópodes. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 3, 2016, Natal. Anais… Natal: Editora Realize, 2016, p. 1-6. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/20540. Acesso em 28 set. 2021.

MORAES, Roque. Aprender Ciências: reconstruindo e ampliando saberes. In: GALIAZZI, Maria do Carmo, et al. (Org.). Construção curricular em rede na educação em Ciências. Ijuí: Unijuí, 2007. p. 19-38.

MORAES, Tatiana Schneider Vieira de; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Proposta de sequência de ensino investigativa para o 1º ano do ensino fundamental. Espaço pedagógico, v. 25, n. 2, p. 407-437, 2018. https://doi.org/10.5335/rep.v25i2.8171

PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: identidade e saberes da docência. Saberes pedagógicos e atividade docente (8ª. Ed.). São Paulo: Cortez. 2012.

PINTO, José Antonio Ferreira; SILVA, Cibelle Celestino. Natureza da Ciência no ensino: entre a pesquisa acadêmica e as orientações oficiais para a educação básica. Ciência & Educação, v. 27, e21056, p. 1-17, 2021. https://doi.org/10.1590/1516-731320210056

SANTOS, Diorleno; SEDANO, Luciana. Argumentação no Ensino Fundamental em Ciências: o que dizem as pesquisas. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 11, n. 2, p. 366-386, 2020. https://doi.org/10.26843/rencima.v11i3.2625

SANTOS, Monique; MAIA, Poliana; JUSTI, Rosária. Um Modelo de Ciências para Fundamentar a Introdução de Aspectos de Natureza da Ciência em Contextos de Ensino e para Analisar tais Contextos. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, [S. l.], v. 20, n. u., p. 581–616, 2020. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2020u581616

SASSERON, Lúcia Helena. Alfabetização científica, ensino por investigação e argumentação: relações entre ciências da natureza e escola. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, v. 17, p. 49-67, 2015. http://dx.doi.org/10.1590/1983-2117201517s04

SASSERON, Lúcia Helena. Sobre ensinar ciências, investigação e nosso papel na sociedade. Ciência & Educação, v. 25, n. 3, p. 563-567, 2019. https://doi.org/10.1590/1516-731320190030001

SCHEID, Neusa Maria John; PERSICH, Gracieli Dall Ostro; KRAUSE, João Carlos. Concepção de Natureza da Ciência e a educação científica na formação inicial. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 7, 2009, Florianópolis. Anais… Florianópólis: ABRAPEC, 2009. p. 1-12. Disponível em: http://fep.if.usp.br/~profis/arquivos/viienpec/VII%20ENPEC%20-%202009/www.foco.fae.ufmg.br/cd/pdfs/552.pdf. Acesso em 12 set. 2021.

SEDANO, Luciana; SOUZA, Caroline Batista Silva de; VAILLANT, Frédéric André Robert. Leitura e ensino de ciências nos anos iniciais: análise das pesquisas do ENPEC (1997-2017). ACTIO: Docência em Ciências, v. 4, n. 3, p. 610-628, 2019. http://dx.doi.org/10.3895/actio.v4n3.10613

Downloads

Publicado

12.02.2023

Como Citar

SOUZA, Caroline Batista Silva de; SANTANA, Uilian dos Santos; MOURA, Antonio Reynaldo Meneses; SOUZA, Luciana Sedano de. NATUREZA DA CIÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA ANÁLISE DE DOCUMENTOS CURRICULARES OFICIAIS. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 8, p. e23009, 2023. DOI: 10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23009.id1676. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/154. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias