NATUREZA DA CIÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA ANÁLISE DE DOCUMENTOS CURRICULARES OFICIAIS

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23009.id1676

Palavras-chave:

Natureza da Ciência, Educação Básica, Orientações curriculares, Ensino de Ciências

Resumo

Ser cientificamente alfabetizado demanda conhecer aspectos da Natureza da Ciência, determinados conceitos e conteúdos científicos, saber reconhecer seu contexto e aplicá-los às situações do cotidiano. Por isso, compreender de que forma os documentos que orientam a educação discutem a Natureza da Ciência é fundamental. Diante disso, o objetivo deste estudo é identificar e analisar a abordagem de aspectos da Natureza da Ciência em documentos curriculares oficiais voltados à Educação Básica. Para isso, analisamos as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica – DCNEB, a Base Nacional Comum Curricular – BNCC e a National Research Council, A Framework for K-12 Science Education. A análise denotou que Framework for K-12 Science Education discute enfaticamente a Natureza da Ciência, enquanto que as DCNEB e a BNCC realizam aproximações ainda incipientes dos aspectos de Natureza da Ciência.

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Biografia do Autor

Caroline Batista Silva de Souza, UNESP

Doutoranda em Educação para a Ciência (UNESP)

Uilian dos Santos Santana, UFBA

Doutorando em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA/UEFS)

Antonio Reynaldo Meneses Moura, UFAL

Doutorando em Ensino (RENOEN/UFAL) Professor da Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Luciana Sedano de Souza, FEUSP

Doutora em Educação (FEUSP) Professora Titular da área de Didática do Departamento de Ciências da Educação (DCIE/UESC) Docente no Mestrado Profissional em Educação (PPGE) e no Mestrado em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM)

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Publicado

12.02.2023

Como Citar

SOUZA, Caroline Batista Silva de; SANTANA, Uilian dos Santos; MOURA, Antonio Reynaldo Meneses; SOUZA, Luciana Sedano de. NATUREZA DA CIÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA ANÁLISE DE DOCUMENTOS CURRICULARES OFICIAIS. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 8, p. e23009, 2023. DOI: 10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23009.id1676. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/154. Acesso em: 14 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias