Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Atual
Arquivos
Submissões
Equipe Editorial
Indexadores
Seleção de Pareceristas
Seleção de Edição Especial
Anúncios
Sobre
Sobre a Revista
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 8 (2023): Janeiro a Dezembro de 2023 (Fluxo contínuo)
v. 8 (2023): Janeiro a Dezembro de 2023 (Fluxo contínuo)
Publicado:
12.01.2023
EXPEDIENTE 2023
Thiago Beirigo Lopes
Expediente
10.23926/RPD.2023.v8.n1.Expediente.id664
PDF
Matemática e suas tecnologias
SOFTWARE GEOGEBRA NAS AULAS DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO: UM OLHAR PARA DISSERTAÇÕES E TESES NO BRASIL
Márcio Urel Rodrigues
Sinelza Gonzaga de Melo Azevedo
e23001
10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23001.id1694
PDF
GAMIFICAÇÃO EM AULAS DE MATEMÁTICA: UMA POSSIBILIDADE PARA O ENSINO DE FUNÇÕES
Janini Gomes Caldas Rodrigues
Suely Scherer
e23003
10.23926/RPD.2023.v8.n1.23003.id1654
PDF
A REGRA DE TRÊS INVERSA EM LILAVATI (1150), DE BHĀSKARĀCĀRYA, COMO RECURSO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O ENSINO DE MATEMÁTICA
Dianara Figueirêdo Freire
Ana Carolina Costa Pereira
e23025
10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23025.id1699
PDF
PROFESSORES PEDAGOGOS E SUA RELAÇÃO COM O SABER MATEMÁTICO
Adriana Gentilin Cavalaro
Marinez Meneghello Passos
Sergio de Mello Arruda
Miderson Andrei de Souza Santana
e23027
10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23027.id1717
PDF
BINGO DE FRAÇÃO EM LIBRAS: DESVELANDO UM MATERIAL PEDAGÓGICO NO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ESTUDANTES SURDOS
Ritianne de Fátima Silva de Oliveira
Walber Christiano Lima da Costa
e23031
10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23031.id1778
PDF
PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E ENSINO DE ESTATÍSTICA: UMA EXPERIÊNCIA COM ENFOQUE INTERDISCIPLINAR POR MEIO DA INFORMÁTICA NO FORMATO REMOTO
Suelione Fernandes da Silva
João Vitor Melo de Lima
Leonardo Rafael Medeiros
e23034
10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23034.id1692
PDF
MOLDAGEM RECÍPROCA: A REORGANIZAÇÃO DE UM APLICATIVO PARA O ENSINO DE GEOMETRIA
Hemerson Milani Mendes
Irene Cristina de Mello
Liliane da Silva Coelho Jacon
e23037
10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23037.id1724
PDF
RELAÇÕES ENTRE TECNOLOGIAS E HISTÓRIA NOS ANAIS DO SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA
Luis Andres Castillo Bracho
Ivonne Coromoto Sánchez Sánchez
Iran Abreu Mendes
e23040
10.23926/RPD.2023.v8.n2.e23040.id667
PDF
À CONVERSA COM O COAUTOR, QUE O NÃO QUIS SER, CHATGPT
Catarina Alexandra Almeida Moreira
Pedro Filipe Pinto França
Patrícia Damas Beites
Ebru Ersari
e23042
10.23926/RPD.2023.v8.n2.e23042.id711
PDF
LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE À LUZ DA MATRIZ DE REFERÊNCIA DA PROVA SAEB
Augusto Lacerda Lopes de Carvalho Júnior
Pedro Franco de Sá
e23046
10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23046.id688
PDF
EXPLORANDO O ERRO EM MATEMÁTICA - UM ESTUDO REALIZADO COM ESTUDANTES DOS ANOS FINAIS
Francisco de Assis da Silva Valente
Laura Isabel Marques Vasconcelos de Almeida
e23051
10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23051.id776
PDF
O PAPEL DO WEBLEM NA PROMOÇÃO DO TPACK DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA
Pedro José Florencio da Silva
Dailson Evangelista Costa
Mônica Suelen Ferreira de Moraes
Marcelo Sabbatini
e23052
10.23926/RPD.2023.v8.e23052.id853
RPD
Linguagens, códigos e suas tecnologias
EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA: UMA REALIDADE DISTANTE NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES
Marcelo Moreira Antunes
Luiz Felipe Machado Pinto
e23002
10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23002.id1691
PDF
POTENCIAIS CONTRIBUIÇÕES DA LÍNGUA INGLESA PARA A FORMAÇÃO INTEGRAL DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO (EMI)
Raquel de Souza
Rodrigo Lício Ortolan
Nathália Luiz de Freitas
e23006
10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23006.id1558
PDF
ESTÁGIO DOCENTE EM ARTE/MÚSICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA EREE DE MOSSORÓ (RN)
Gustavo Gomes Pereira
Flávia Maiara Lima Fagundes
Maria da Paz Cavalcante
e23007
10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23007.id1546
PDF
ESTÁGIO SUPERVISIONADO: DESAFIOS DA DOCÊNCIA EM MÚSICA NO ENSINO MÉDIO
Thauana Sousa Lima
e23012
10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23012.id1476
PDF
UMA PROPOSTA DE UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA PARA ABORDAGEM DA TEMÁTICA ARBORIZAÇÃO URBANA
Carine Borba dos Santos
Daniele Trajano Raupp
Lisiane Zanella
Mariana Nunes Barato
e23015
10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23015.id1650
PDF
IMPACTOS DA ATUAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO INSTITUTO BENJAMIN CONSTANT DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Vladimir Schuindt da Silva
Hessel Marani Lima
Anderson da Silva Honorato
Israel Souza
e23035
10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23035.id1718
PDF
A AÇÃO RESPONSIVA DO DOCENTE EM ATIVIDADES DE REVISÃO E REESCRITA DE TEXTOS NO ENSINO MÉDIO EM CONTEXTO PANDÊMICO
José Jilsemar da Silva
Emanuel Mateus da Silva
José Cezinaldo Rocha Bessa
e23049
10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23049.id753
PDF
Ciências da natureza e suas tecnologias
A MORFOLOGIA VEGETAL NA PERSPECTIVA DOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO
Thaís Athayde dos Santos
Débora de Aguiar Lage
e23008
10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23008.id1734
PDF
NATUREZA DA CIÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA ANÁLISE DE DOCUMENTOS CURRICULARES OFICIAIS
Caroline Batista Silva de Souza
Uilian dos Santos Santana
Antonio Reynaldo Meneses Moura
Luciana Sedano de Souza
e23009
10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23009.id1676
PDF
DESIGN THINKING NAS PESQUISAS SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Eduardo Carvalho de Almeida
Marta Rios Alves Nunes da Costa
Wellington Pereira de Queirós
e23010
10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23010.id1638
PDF
A RELEVÂNCIA DO ENSINO EM DOR NO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA SELECIONADOS PELO PNLD/2018
Gustavo Ferraz Cardozo
Carlos Alberto Sanches Pereira
e23011
10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23011.id1514
PDF
PRÁTICAS DOCENTES E EDUCAÇÃO CTS NA FORMAÇÃO CONTINUADA: UM ESTUDO DE REVISÃO
Morgana Welke
Sinara München
e23013
10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23013.id1498
PDF
ABORDAGEM DA DOENÇA TROMBOEMBÓLICA VENOSA NOS LIVROS DE BIOLOGIA CONFORME O PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO
Luis Fernando Queiroz de Lima
Carlos Alberto Sanches Pereira
Lidiane de Fátima de Oliveira Souza
e23014
10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23014.id1508
PDF
METODOLOGIA PBL: UMA PRÁTICA DOCENTE NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
Martonio José Marques Francelino
Tania Denise Miskinis Salgado
e23016
10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23016.id1679
PDF
MODELOS DIDÁTICOS DO DNA COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE GENÉTICA EM UMA ESCOLA DO CAMPO
Maria Jailda de Carvalho Silva
Marcones Ferreira Costa
Michelli Ferreira dos Santos
e23017
10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23017.id1695
PDF
USO DO QUIZ COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM SOBRE MITOSE
Juliana Jardini Brandão
Hilton Marcelo de Lima Souza
Anderson Fernandes de Miranda
e23018
10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23018.id1438
PDF
REFLEXÕES SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS TIC’S NO ENSINO DE CIÊNCIAS NA REGIÃO NORTE EM PERÍODO DE PANDEMIA
Dannieli Dias Lima
Luana Silva Bittencourt
e23019
10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23019.id1702
PDF
EVOLUÇÃO BIOLÓGICA: CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS COM ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL II
Sônia Regina Garcia
Sandra Satiko Matsuda
Carlos Rinaldi
e23021
10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23021.id1721
PDF
INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE A FÍSICA E QUÍMICA: ESTUDO DO CALOR
Lucineia Michalszeszen
Carmen Wobeto
Patrícia Rosinke
e23022
10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23022.id1736
PDF
CONCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE O ENSINO DO TEMA QUEIMADAS NAS AULAS DE CIÊNCIAS EM ESCOLAS PÚBLICAS DE RONDONÓPOLIS/MT
Leonardo Álisson Pompermayer Verdério
Leila Cristina Aoyama Barbosa Souza
e23032
10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23032.id1517
PDF
O REINO FUNGI NO ENSINO REMOTO: ANÁLISE DE UMA AULA CONSTRUÍDA COLETIVAMENTE POR PROFESSORES EM FORMAÇÃO
Mariana Alves Ribeiro
Ricardo Campos Queixas
Marina Battistetti Festozo
e23033
10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23033.id1662
PDF
RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: A INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL ARTICULADA COM QUESTÕES DO COTIDIANO NO ENSINO DE QUÍMICA
Ana Paula Marques da Rosa
Mara Elisângela Jappe Goi
e23036
10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23036.id1762
PDF
UM OLHAR PARA AS PRODUÇÕES QUE ABORDAM OS PRINCÍPIOS DA ANDRAGOGIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Renata Deli da Rosa Ribeiro
Cristiane Muenchen
e23038
10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23038.id1753
PDF
O ENSINO POR INVESTIGAÇÃO COMO ABORDAGEM DIDÁTICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Magnólia Fernandes Florêncio de Araújo
Gessyka Kalen Diniz Lima
Natanael Charles da Silva
e23041
10.23926/RPD.2023.v8.n2.e23041.id699
PDF
ARTEFATOS PEDAGÓGICOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: ANÁLISE E PARECER DE DOCENTES NO OESTE GAÚCHO
Yasmin Miranda de Paula
Fernando Icaro Jorge Cunha
Ailton Jesus Dinardi
e23045
10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23045.id662
PDF
POSICIONAMENTOS E IDENTIDADE DOCENTE EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: ESTÁGIO NO ENSINO FUNDAMENTAL
Sabrina Mendes Sousa
Patrício Câmara Araújo
e23047
10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23047.id722
PDF
SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTERDISCIPLINAR SOBRE OS MINERAIS ESSENCIAIS E SUAS IMPLICAÇÕES NO FUNCIONAMENTO DO CORPO HUMANO
Marcio Roberto Hobold
Patrícia Rosinke
Carmen Wobeto
e23048
10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23048.id728
PDF
Ciências humanas e suas tecnologias
UMA ANÁLISE SOBRE AS PESQUISAS (AUTO) BIOGRÁFICA E BIOGRÁFICA: VISADA PANORÂMICA NAS PLATAFORMAS DA CAPES E DA BDTD
Caio Corrêa Derossi
e23004
10.23926/RPD.2023.v8.n1.23004.id1588
PDF
ESCOLAS PÚBLICAS EM COMUNIDADES PLURILÍNGUES: ARCABOUÇO TEÓRICO-METODOLÓGICO DAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS DE 2007 A 2021
Kelin Regina Bergamini do Nascimento
e23005
10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23005.id1575
PDF
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA: PERSPECTIVAS DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA NO CAMPO
Emerson Augusto de Medeiros
Luzineide Márcia de Paula Gomes
Antonio Anderson Brito do Nascimento
e23020
10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23020.id1710
PDF
FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ESTADO DO CONHECIMENTO DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS DO PPGE - UFT (2014-2021)
Kely Rejane Souza dos Anjos de Carvalho
Graciene Reis de Sousa
Maria de Lourdes Leoncio Macedo
Jocyleia Santana dos Santos
e23023
10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23023.id1595
PDF
REFLEXÃO CRÍTICA NO COTIDIANO ESCOLAR DA DISCIPLINA DE HISTÓRIA: UM ESTUDO AUTOETNOGRÁFICO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Wagner Feitosa Avelino
Samuel de Souza Neto
e23024
10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23024.id1652
PDF
EXPERIÊNCIA EDUCATIVA PARA SUPERAR ASPECTOS NEGATIVOS DA PANDEMIA DA COVID-19 NA ESCOLA PÚBLICA
Raquel do Nascimento Sabino
Patrícia Menezes de Luna Freire Chaves
Vanusa Nascimento Sabino Neves
Lia Machado Fiuza Fialho
e23026
10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23026.id1705
PDF
O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: O QUE DIZEM PESQUISAS SOBRE A TEMÁTICA?
Viviane Pereira Laranjeira
Vera Lúcia Reis da Silva
e23028
10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23028.id1727
PDF
PRÁTICAS DOCENTES: O LÚDICO COMO ESTRATÉGIA MOTIVADORA DE APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Carla Fonseca de Andrade Rodrigues
Edione Teixeira de Carvalho
e23029
10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23029.id1743
PDF
PROJOVEM CAMPO SABERES DA TERRA: POLÍTICA PÚBLICA PARA O FORTALECIMENTO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO EM MATO GROSSO?
Cleuza Aparecida de Santana Gonçalves
Edione Teixeira de Carvalho
Marcelo Franco Leão
e23039
10.23926/RPD.2023.v8.n2.e23039.id666
PDF
CONCEPÇÕES DE AÇÃO DOCENTE PRESENTES EM ARTIGOS DO GOOGLE ACADÊMICO (2011-2021)
Daniele Bremm
Sergio de Mello Arruda
Marinez Meneghello Passos
e23043
10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23043.id674
PDF
SOBRE A CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO NOS CURSOS SUPERIORES DO IFMT: UMA ANÁLISE DOS PERCURSOS E DESAFIOS
Caroline Marins Ojeda
Patrícia Pereira da Silva Lopes
Vanessa Batista
e23044
10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23044.id741
PDF
EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO INSTITUTO FEDERAL GOIANO- CAMPUS URUTAÍ
Hugo de Sousa Campos
Leandra Aparecida Mendes dos Santos Rodrigues
Cristiane Maria Ribeiro
e23050
10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23050.id676
PDF
PESQUISAS NARRATIVAS: FORMAÇÃO DE PROFESSORES E INTEGRÇÃO DIGITAL
Maria Aparecida Pereira de Oliveira
Laura Isabel Marques Vasconcelos de Almeida
e23053
10.23926/RPD.2023.v8.e23053.id869
PDF
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Idioma
Português (Brasil)
English
Español (España)
Palavras-chave
GoogleMetrics
Artigos mais lidos
revistas
Revistas Parceiras na/da Amazônia