METODOLOGIA PBL: UMA PRÁTICA DOCENTE NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23016.id1679

Palavras-chave:

Ensino de Engenharia, Metodologia PBL, Prática Docente

Resumo

Neste artigo se analisa a prática docente na construção de um protótipo de ponte com papel reciclado, trabalhada via metodologia Problem Based Learning (PBL) em um curso de Engenharia Civil. Na revisão bibliográfica, buscaram-se referenciais teóricos segundo os princípios de Barrows, um dos desenvolvedores da metodologia PBL como a conhecemos hoje. A coleta de dados utilizou observações da prática docente, entrevista com o docente e questionário para os discentes da disciplina. Buscou-se identificar as contribuições da PBL para o desenvolvimento do perfil profissional dos futuros engenheiros e aspectos apontados como positivos ou negativos pelos estudantes e pelo docente. Os estudantes resolveram situações reais inerentes às suas futuras carreiras, mas apontaram o aumento de carga horária e pouca habilidade dos professores em utilizar a metodologia, incluindo critérios de avaliação. A experiência foi considerada exitosa para o desenvolvimento de habilidades necessárias para o futuro profissional de Engenharia Civil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Martonio José Marques Francelino, UFRGS

Doutor em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (UFRGS) Professor na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UACSA/UFRPE)

Tania Denise Miskinis Salgado, UFRGS

Doutora em Ciências (UFRGS) Professora Titular Aposentada Docente da Pós-Graduação de Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (UFRGS)

Referências

ALBANESE, Mark A.; MITCHELL, Susan. Problem-Based Learning: A review of literature on its outcomes and implementation issues. Academic Medicine, v. 68, p. 52-81, 1993.

ARAÚJO, Monica Lopes Folena. O que fazer da educação ambiental crítico-humanizadora na formação inicial de professores de Biologia na universidade. 2012. 240f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2012.

BARELL, John. Problem-Based Learning: An inquiry approach. Thousand Oaks: Corwin Press, 2007.

BARRETT, Terry; MOORE, Sarah. New approaches to Problem-Based Learning: Revitalizing your practice in higher education. New York: Routledge, 2011.

BARROWS, Howard S. A specific problem-based learning, self-directed learning method designed to teach medical problem-solving skills, and enhance knowledge retention and recall. In: SCHIMIDT, Henk G.; DE VOLDER, Maurice L. (editors.). Tutorials in Problem-Based Learning: a new direction in teaching the health professions. Maastricht: Van Gorcum,1984.

BARROWS, Howard S.A taxonomy of Problem-Based Learning methods. Medical Education, v. 20, 1986. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/3796328. Acesso em: 04 ago. 2020.

BARROWS, Howard S. Problem-Based Learning applied to medical education. Springfield: Southern Illinois University Press, 2000. Disponível em: http://www.pbli.org/pbl. Acesso em: 20 ago. 2019.

BARROWS, Howard S.; TAMBLYN, Robyn M. Problem-Based Learning: an approach to medical education. Springer series on medical education, vol. 1. New York: Springer Publishing company, 2003.

BRAGA, Denise Bértoli. Ambientes Digitais. Reflexões teóricas e práticas. nº 6. São Paulo: Cortez, 2013.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Ensino Superior. Resolução nº 2, de 24 de abril de 2019. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/component/content/article? id=12991>. Acesso em: 13 out. 2020.

BRUNER, Jerome Seymour. Uma nova teoria da aprendizagem. Rio de Janeiro: Bloch Editores, 1973.

CARVALHO, Carla Joana de Almeida. O ensino e a aprendizagem das ciências naturais através da aprendizagem baseada na resolução de problemas: um estudo com alunos de 9º ano, centrado no tema Sistema Digestivo. Dissertação de Mestrado, Universidade do Minho, 2009.

DELISLE, Robert. Como realizar a Aprendizagem Baseada em Problemas. Porto: ASA, 2000.

DEWEY, John. Vida e educação: tradução e estudo preliminar por Anísio S. Teixeira. 10. ed. São Paulo: Melhoramentos, Rio de Janeiro: Fundação Nacional de Material Escolar, 1978.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra. 1987.

GARCIA, Carlos Marcelo. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto, Portugal: Porto Editora, 2005.

HADGRAFT, Roger; HOLECEK, David. Viewpoint: towards total quality using problem-based learning. International Journal of Engineering Education, v. 11, n. 1, p. 5-15, 1995.

ISAIA, Silvia Maria de Aguiar; BOLZAN, Doris Pires Vargas. Construção da profissão docente: Possibilidades e desafios para a formação. In: ISAIA, Silvia Maria de Aguiar; BOLZAN, Doris Pires Vargas; MACIEL, Adriana Moreira da Rocha (orgs.). Pedagogia universitária: tecendo redes sobre a educação superior. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2009.

KEMBER, David. A reconceptualization of the research into university academics conceptions of teaching. Learning and Instruction, v. 7, n. 3, p. 255-275, 1997.

LAMBROS, Ann. Problem-Based Learning in middle and high school classrooms: A teacher’s guide to implementation. Thousand Oaks: Corwin Press, 2004.

MASETTO, Marcos Tarciso. Competência pedagógica do professor universitário. 2. ed. São Paulo: Summus, 2012.

MORAN, José. Educação Híbrida: um conceito-chave para a educação, hoje. In: BACICH, Lilian; TANZI NETO, Adolfo; TREVISANI, Fernando De Mello. (Org.). Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015.

MOREIRA, César Henrique Pinto. A contextualização no âmbito da prática como componente curricular de genética.186 f. 2017. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal Rural de Pernambuco. 2020.

NÓVOA, António. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009.

O’GRADY, Glen. et al. One-day, one-problem. An approach to Problem-Based Learning. Singapore: Springer, 2012.

RIBEIRO, Luis Roberto de Camargo. A aprendizagem baseada em problemas (PBL): uma implementação na educação da engenharia na voz dos atores. 2005. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal de São Carlos, 2005.

RIBEIRO, Luis Roberto de Camargo. Aprendizagem baseada em problemas (PBL): uma experiência no ensino superior. São Carlos, EDUFSCAR, 2010.

ROMERO, Cristina Sanchez. Competencias del profesorado ante el reto intercultural y TIC. In: AMARAL, S. F.; GARCÍA, F. G.; RIVILLA MEDINA, A. (Org.). Aplicaciones educativas y nuevos lenguajes de las TIC. Campinas: Graf. FE, 2008.

SAVERY, John R.; DUFFY, Thomas M. Problem-Based Learning: an instructional model and its constructivist framework. In.: FOGARTY, R. (ed.). Problem-Based Learning: a collection of articles. Arlington Heights: Skylight, 1998. p. 70-90.

SILVA, Ivoneide Mendes da. A aprendizagem baseada em problemas: uma análise da implementação na disciplina de tecnologia da informação e comunicação no ensino de química.2017. 235 f. Tese de Doutorado em Ensino das Ciências da Universidade Federal Rural de Pernambuco. 2017.

TARDIF, Maurice.Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.

WOODS, Donald R. Problem-Based Learning, especially in the context of large classes. MacMaster University, 2000. Department of Chemical Engineering Web Site. Disponível em: http://chemeng.macmaster.ca/pbl/pbl.htm. Acesso em: 31 mai. 2020.

Downloads

Publicado

12.02.2023

Como Citar

FRANCELINO, Martonio José Marques; SALGADO, Tania Denise Miskinis. METODOLOGIA PBL: UMA PRÁTICA DOCENTE NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 8, p. e23016, 2023. DOI: 10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23016.id1679. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/161. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias