O REINO FUNGI NO ENSINO REMOTO: ANÁLISE DE UMA AULA CONSTRUÍDA COLETIVAMENTE POR PROFESSORES EM FORMAÇÃO

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23033.id1662

Palavras-chave:

Ensino Remoto, Ensino de Ciências, Residência Pedagógica

Resumo

O presente trabalho descreve e analisa uma prática educativa ministrada durante o ensino remoto emergencial em decorrência da pandemia do Coronavírus. Trata-se de uma videoaula construída coletivamente por professores em formação do programa de Residência Pedagógica, em que o tema “Reino Fungi” foi apresentado em uma sequência didática cujo eixo central é a evolução dos seres vivos. Com a suspensão das aulas presenciais, práticas educativas contextualizadas e descontraídas podem aproximar estudantes com o conteúdo trabalhado, processo fundamental para considerarmos uma formação crítica e emancipatória. Para compreender as potencialidades da prática descrita neste trabalho, foi feita uma avaliação entre professores em formação através de um formulário online.  As avaliações foram ponderadas através da análise do discurso a fim de compreender as falas, considerando as especificidades de cada locutor. Conclui-se que embora algumas questões possam ser aprimoradas, como a carência de elementos visuais, a prática foi suficiente para elucidar o conteúdo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Mariana Alves Ribeiro, UNIFEI

Mestranda em Educação em Ciências (PPGEC/UNIFEI)

Ricardo Campos Queixas, UFLA

Mestre em Educação Científica e Ambiental (UFLA)

Marina Battistetti Festozo, UNESP

Doutora em Educação para a Ciência (UNESP/Bauru) Professora no curso de Ciências Biológicas (UFLA) Docente no Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Ambiental (PPGECA/UFLA)

Referências

ALBUQUERQUE, Anaquel Gonçalves. A importância da contextualização na prática pedagógica. Research, Society and Development, v. 8, n. 11, 2019. https://doi.org/10.33448/rsd-v8i11.1472

BRASIL. Ministério da Educação - MEC. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa/Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998. 106 p.

BORSA, Juliane Callegaro. O papel da escola no processo de socialização infantil. Psicologia.com.pt – O portal dos psicólogos. Rio Grande do Sul, 2007. Disponível em: https://www.psicologia.pt/artigos/textos/A0351.pdf. Acesso em: 20 jan. 2022.

CAPES. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Edital 6: Chamada Pública para apresentação de propostas no âmbito do Programa de Residência Pedagógica. 2018. Brasília: Ministério da Educação, 2018.

CONCEIÇÃO, Viviane Lima da. Educação e Pandemia: Reflexos do abismo da desigualdade no Brasil. Revista Humanidades e Inovação, v. 8, n. 63, p. 26-37, 2021. Disponível em:https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/4024. Acesso em: 9 mar. 2023.

COSTA, Simone da Silva. Pandemia e desemprego no Brasil. Revista de Administração Pública, v. 54, p. 969-978, 2020. https://doi.org/10.1590/0034-761220200170

COSTA, Luciana Laureano. Residência Pedagógica: criando caminhos para o desenvolvimento profissional docente. 2015. 130 f. Dissertação (Mestrado em Processos Formativos e Desigualdades Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2015. Disponível em: https://www.bdtd.uerj.br:8443/handle/1/9949. Acesso em: 20 jan. 2022.

SILVA, Wildemarkes de Almeida da et al. Google Forms como ferramenta para avaliação da aprendizagem. Revista Tecnologias na Educação: Edição Temática IX– III Simpósio Nacional de Tecnologias Digitais na Educação (III-SNTDE), UFMA, v. 27, 2018. Disponível em: https://tecedu.pro.br/wp-content/uploads/2018/11/Art5.Vol27-Ed.Tem%C3%A1ticaIX-Nov-2018.pdf. Acesso em: 15 mar. 2023.

DEMO, Pedro. Teoria e prática da avaliação qualitativa. Perspectivas, Campos dos Goytacazes, v. 4, n. 7, p. 106-115, 2005. Disponível em: https://ojs3.perspectivasonline.com.br/revista_antiga/article/download/241/160. Acesso em: 13 jan. 2022.

ESTUDE EM CASA. Regime de estudo não presencial - Ensino Fundamental e Ensino Médio. Disponível em: https://estudeemcasa.educacao.mg.gov.br/pets. Acesso em: 20 Jan. 2022.

FRANCO, Donizete Lima. A importância da sequência didática como metodologia no ensino da disciplina de física moderna no ensino médio. Revista triângulo, v. 11, n. 1, p. 151-162, 2018. DOI: 10.18554/rt.v0i0.2664. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/2664 .Acesso em: 21 jan. 2022.

FURLAN, Leonardo; CARAMELLI, Bruno. The regrettable story of the “Covid Kit” and the “Early Treatment of Covid-19” in Brazil. The Lancet Regional Health–Americas, v. 4, 2021. https://doi.org/10.1016/j.lana.2021.100089

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE. Censo Brasileiro de 2021. Rio de Janeiro: IBGE, 2021.

MENDONÇA, Sueli Guadelupe de Lima. A crise de sentidos e significados na escola: a contribuição do olhar sociológico. Cadernos Cedes, v. 31, p. 341-357, 2011. https://doi.org/10.1590/S0101-32622011000300003

MESSEDER NETO, Hélio da Silva; PIRES, Izadora dos Santos. Ensino (para o controle) remoto: Quase um episódio de Black Mirror. In: INSFRAN, Fernanda Fochi et al. Fraturas expostas pela pandemia: Escritos e experiências em educação. Campos dos Goytacazes (RJ): Encontrografia, 2020. cap. 2, p. 39-61. ISBN 978-65-991719-6-3. Disponível em: http://encontrografia.com/wp-content/uploads/2020/10/ebook-Fraturas-expostas-pela-pandemia.pdf. Acesso em: 20 jan. 2022.

MORAES, Aurea Maria Lage de; PAES, Rodrigo de Almeida; HOLANDA, Verônica Leite de. Micologia. In: MOLINARO, Etelcia Moraes; CAPUTO, Luzia Fátima Gonçalves; AMENDOEIRA, Maria Regina Reis. Conceitos e Métodos para a Formação de Profissionais em Laboratórios de Saúde. Rio de Janeiro: EPSJV, 2009. cap. 4, p. 399-496. ISBN 85-98768-41-0. Disponível em: https://www.epsjv.fiocruz.br/sites/default/files/cap4.pdf. Acesso em: 11 out. 2022.

ORLANDI, Eni Puccinelli. Análise de discurso: princípios e procedimentos. 7 ed. Campinas: Pontes, 2007.

ROSA, Marllon Moreti de Souza; SILVA, Stéfany Balbino da; FESTOZO, Marina Battistetti. Educação Científica no contexto do Ensino Remoto Emergencial em escolas estaduais de Minas Gerais. Revista Científica ANAP Brasil, v. 14, p. 91-103, 2021. https://doi.org/10.17271/19843240143220212880

SÁ, Risonilta Germano Bezerra et al. Conceitos abstratos: um estudo no ensino da Biologia. Revista da SBEnBio–Número, v. 3, p. 564, 2010. Disponível em: https://sbenbio.org.br/wp-content/uploads/edicoes/revista_sbenbio_n3/A057.pdf. Acesso em: 15 jan. 2023.

SAVIANI, Demerval. Crise estrutural, conjuntura nacional, coronavirus e educação – O desmonte da educação nacional. Revista Exitus, v. 10, p. e020063, 2020. https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1463

SAVIANI, Demerval. A Pedagogia Histórico-Crítica, as lutas de classe e a educação escolar. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, v. 5, n. 2, p. 25–46, 2013. https://doi.org/10.9771/gmed.v5i2.9697

SIQUEIRA, Romilson Martins; DOURADO, Luiz Fernandes. Trabalho e formação de professores/as: retrocessos e perdas em tempos de pandemia. Retratos da Escola, v. 14, n. 30, p. 842–857, 2021. DOI: 10.22420/rde.v14i30.1211. Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1211. Acesso em: 15 mar. 2023.

Downloads

Publicado

12.02.2023

Como Citar

RIBEIRO, Mariana Alves; QUEIXAS, Ricardo Campos; FESTOZO, Marina Battistetti. O REINO FUNGI NO ENSINO REMOTO: ANÁLISE DE UMA AULA CONSTRUÍDA COLETIVAMENTE POR PROFESSORES EM FORMAÇÃO. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 8, p. e23033, 2023. DOI: 10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23033.id1662. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/177. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias