FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA AMAZÔNIA LEGAL BRASILEIRA: UM OLHAR SOBRE OS GRUPOS DE PESQUISA

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2022.v7.nEspecial.e22112.id1767

Palavras-chave:

Pesquisa Científica, Formação Docente, Formação de Pesquisadores, ALB, Pesquisador em Educação

Resumo

Os Grupos de Pesquisa são importantes ambientes para a discussão de ideias e para a formação do pesquisador, visando fomentar a melhoria da rede de investigação. Com isso, este trabalho teve como objetivo mapear os Grupos de Pesquisa que fazem parte da Amazônia Legal Brasileira (ALB) e se debruçam sobre a temática de formação de professores de matemática. Para isso, realizou-se um levantamento de dados no Diretório de Grupos de Pesquisa, com foco nos grupos vinculados a instituições da ALB. Como resultados, encontrou-se que a maior parte dos Grupos de Pesquisa com esta temática estão localizados no Estado do Pará, e que há um certo isolamento dos pesquisadores em seus grupos. Outrossim, observou-se a ausência na formação de novos grupos após o ano de 2017, sendo importante incentivar a criação destes ambientes para uma ampliação das discussões dessa temática.

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Biografia do Autor

Leila do Socorro Rodrigues Feio, UNIFAP

Doutora em Psicologia (Universidade de Oviedo, Espanha) Professora da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) Docente do Doutorado em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM/REAMEC)

Reullyanne Freitas de Aguiar, UFPA

Doutoranda em Educação em Ciências e Matemática (REAMEC/UFPA) Professora do Instituto Federal do Maranhão (IFMA)

Francisco Alexandre de Lima Sales, UFPA

Doutorando em Educação em Ciências e Matemática (REAMEC/UFPA) Professor do Instituto Federal do Maranhão (IFMA)

Raimundo Luna Neres, UNESP

Doutor em Educação (UNESP) Professor da Universidade CEUMA, Docente do Doutorado em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM/REAMEC)

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Publicado

09.12.2022

Como Citar

RODRIGUES FEIO, Leila do Socorro; FREITAS DE AGUIAR, Reullyanne; LIMA SALES, Francisco Alexandre de; LUNA NERES, Raimundo. FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA AMAZÔNIA LEGAL BRASILEIRA: UM OLHAR SOBRE OS GRUPOS DE PESQUISA. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 7, n. Especial, p. e22112, 2022. DOI: 10.23926/RPD.2022.v7.nEspecial.e22112.id1767. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/184. Acesso em: 22 dez. 2024.