EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO MARANHÃO: HISTÓRIA, ENSINO E PESQUISAS

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2022.v7.nEspecial.e22113.id1769

Palavras-chave:

Educação Matemática, Grupos de pesquisa, Ensino-aprendizagem de Matemática, Formação de professoras/es, Etnomatemática

Resumo

O artigo apresenta um recorte sobre a história da Educação Matemática no Maranhão e dos grupos de pesquisa das principais instituições do estado. Nosso objetivo é conhecer as configurações da pesquisa em Educação Matemática presentes no Maranhão. A pesquisa é uma revisão da literatura, com aporte nos estudos de Manrique, Bicudo, Fiorentini, Lorenzato e D’Ambrosio. Consideramos o estudo como qualitativo, bibliográfico, descritivo e interpretativo, seguindo o enfoque fenomenológico para as descrições e análises daquilo que apareceu como resultado de busca no dos Grupos de Pesquisa da Plataforma Lattes/CNPq. Destacamos, entre os principais resultados: ausência de grupos de pesquisa na região centro-leste do estado; concentração de grupos na capital; os grupos são de formação recente; o IFMA possui a maior quantidade de grupos de pesquisa em Educação Matemática. Assim, compreendemos ser necessário continuar avançando com as pesquisas em Educação Matemática no Estado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Kelly Almeida de Oliveira, UFMT

Doutorado em Educação em Ciências e Matemática (REAMEC/UFMT) Professora na Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Ana Priscila Sampaio Rebouças, RENOEN

Doutoranda em Ensino (RENOEN) Polícia Militar do Maranhão – 5° Batalhão

Maria do Carmo Alves da Cruz, UFMT

Doutorado em Educação em Ciências e Matemática (REAMEC/UFMT) Professora na Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Referências

BALDINO, Roberto. Ribeiro. Ensino da Matemática ou Educação Matemática?. Temas & Debates, ano IV, n. 3, p. 51-60, 1991.

BICUDO, Maria Aparecida Viggiani. Um ensaio sobre concepções a sustentarem sua prática pedagógica e produção de conhecimento. In: FLORES, R. F.; CASSIANI, S. (Eds.). Tendências Contemporâneas nas Pesquisas em Educação Matemática e Científica: sobre linguagens e práticas culturais. Campinas: Mercado das Letras, 2013.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.

CRUZ, Maria do Carmo Alves da Cruz. BERTONI, Neusa. COUTINHO, Suzana Andréia Santos. Pedagogia, matemática e estágio em docência: a experiência a partir de uma tríade formativa. Plurais Revista Interdisciplinar. Salvador, v.5, n. 2, p.169-191, 2020. https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2020.v5.n2.169-191 DOI: https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2020.v5.n2.169-191

FOSSA, John Andrew. Matemática, História e Compreensão. Revista Cocar. v. 2, n. 4, P. 7-15, 2008. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/77. Acesso em: 15 out. 2022.

FERNANDES, Déa Nunes. Sobre a formação do professor de matemática no

Maranhão: cartas para uma cartografia possível. 2011. 388 f. Rio Claro: Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2011.

FERNANDES, Déa Nunes. Sessão 6: Uma das faces da trajetória da formação de professores de matemática no estado do Maranhão. Apresentação. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 11, 2012, Vitória da Conquista. Anais..., Vitória da Conquista: UESB, 2012, p. 1-13,. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/15040 . Acesso em: 28 out. 2022.

FIORENTINI, Dario. LORENZATO, Sérgio. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas, SP: Autores Associados, 2007.

MANRIQUE, Ana Lúcia. Licenciatura em matemática: formação para a docência x formação específica. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v.11, n.3, p.515-534, 2009. Disponível em: http://funes.uniandes.edu.co/24364/. Acesso em: 15 out. 2022.

MENDES, Iran Abreu; SILVA, Luiza Pereira da. História para o ensino de matemática na formação de professores dos anos iniciais em Teses e Dissertações (1990-2018). Revista Prática Docente, v. 7, n.1, e 023, 2022. http://doi.org/10.23926/RPD.2022.v7.n1.e023.id1290 DOI: https://doi.org/10.23926/RPD.2022.v7.n1.e023.id1290

MEIRELES, Mário Martins. Dez Estudos Históricos. São Luís: Alumar, 1994.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

REBOUÇAS, Ana Priscila Samapio. AMARAL, Natarsia Camila Luso. O Estado do Conhecimento Acerca das Pesquisas sobre Etnomatemática no Maranhão. Journal of Mathematics and Culture May 2021 15(1) ISSN 1558-5336. Disponível em: https://journalofmathematicsandculture.files.wordpress.com/2021/05/article_2.pdf. Acesso em: 15 out. 2022.

ROQUE, Tatiana. História da Matemática: uma visão crítica, desfazendo mitos e lendas. Zahar. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.

SOARES, Waléria de Jesus Barbosa. Memória e acervos documentais: o arquivo como espaço produtor de conhecimento. In: VIII SEMINÁRIO NACIONAL DO CENTRO DE MEMÓRIA. 2016, Campinas. Anais… Campinas, SP, Unicamp, 2016, p.1-11. Disponível em: https://issuu.com/centrodememoriaunicamp/docs/cadernoresumosweb. Acesso em: 28 out. 2022.

VERGANI, Tereza. Educação etnomatemática: o que é? Natal: Flecha do Tempo, 2007.

Downloads

Publicado

09.12.2022

Como Citar

ALMEIDA DE OLIVEIRA, Kelly; SAMPAIO REBOUÇAS, Ana Priscila; ALVES DA CRUZ, Maria do Carmo. EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO MARANHÃO: HISTÓRIA, ENSINO E PESQUISAS. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 7, n. Especial, p. e22113, 2022. DOI: 10.23926/RPD.2022.v7.nEspecial.e22113.id1769. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/185. Acesso em: 22 dez. 2024.