PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE DOCENTES QUE LECIONAM NA ARENA DA EDUCAÇÃO

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2022.v7.nEspecial.e22109.id1763

Palavras-chave:

Estratégias pedagógicas, Metodologias inovadoras, Saberes da BNCC, Escola Plena

Resumo

Este texto apresenta um recorte da dissertação “Concepções e estratégias pedagógicas dos docentes da Escola Plena Governador José Fragelli” que teve como objetivo principal conhecer o modelo de ensino “Escola Plena” ofertado na Escola Estadual Gov. José Fragelli (Arena da Educação) contemplando as estratégias pedagógicas que os docentes adotam para articular os saberes da Base Nacional Comum Curricular e das modalidades esportivas. A pesquisa foi realizada em uma escola de tempo integral no estado de Mato Grosso, denominada Escola Plena. Neste recorte, apresentaremos uma reflexão, à luz dos docentes, sobre suas estratégias pedagógicas bem como os resultados na aprendizagem dos estudantes. A metodologia foi qualitativa em Minayo, (2018) e o método foi análise de conteúdo em Bardin (2016). Foram entrevistados oito docentes. Os resultados apontaram que os professores desenvolvem práticas pedagógicas, planejamentos e metodologias inovadoras, interdisciplinares articuladas aos saberes da BNCC e as modalidades esportivas adotadas na escola para contribuir com a aprendizagem do estudante.

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Biografia do Autor

Flávio Marcelo Bueno de Castro, UNIC

Mestrado em Ensino (UNIC) Professor de Língua Portuguesa da Educação Básica

Edenar Souza Monteiro, UFMT

Doutorado em Educação (UFMT) Docente do Programa de Pós-Graduação (PPGen/UNIC)

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Publicado

24.11.2022

Como Citar

BUENO DE CASTRO, Flávio Marcelo; SOUZA MONTEIRO, Edenar. PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE DOCENTES QUE LECIONAM NA ARENA DA EDUCAÇÃO. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 7, n. Especial, p. e22109, 2022. DOI: 10.23926/RPD.2022.v7.nEspecial.e22109.id1763. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/197. Acesso em: 25 nov. 2024.