TIRANDO ONDA NA COZINHA: UM PROJETO BASEADO NA ABORDAGEM STEAM COM ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2022.v7.nEspecial.e22110.id1746

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Abordagem STEAM, Tecnologia, Ensino

Resumo

A abordagem STEAM faz referência ao desenvolvimento de experiências educacionais em que as áreas de ciências, tecnologia, engenharia, artes e matemática são trabalhadas por meio de práticas interdisciplinares. Salienta-se aqui que este estudo foi realizado no período de pandemia e tem como objetivo apresentar a experiência de três professores na elaboração e aplicação de projeto baseado na abordagem STEAM para estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental do Sistema Municipal de Ensino de Tangará da Serra – MT. A pesquisa foi qualitativa, de natureza aplicada, e descritiva quanto aos objetivos. Como procedimento, foi realizada pesquisa de campo, delineando-se na realização de três encontros presenciais com os professores colaboradores, com o objetivo de construir coletivamente projetos STEAM em suas respectivas escolas. Os resultados indicaram que foi oportunizada a experiência prática dos conceitos da abordagem STEAM, tais como o trabalho interdisciplinar, a aprendizagem significativa e a aplicação de metodologias ativas aos professores.

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Biografia do Autor

Adriano Minuzzo Massoni, IFMT

Mestrando em Ensino (PPGEn/IFMT) Professor da rede municipal de ensino de Tangará da Serra/MT

Geison Jader Mello, UFMT

Doutorado em Física Ambiental (UFMT) Professor do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEn/IFMT) e do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/IFMT)

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Publicado

24.11.2022

Como Citar

MINUZZO MASSONI, Adriano; JADER MELLO, Geison. TIRANDO ONDA NA COZINHA: UM PROJETO BASEADO NA ABORDAGEM STEAM COM ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 7, n. Especial, p. e22110, 2022. DOI: 10.23926/RPD.2022.v7.nEspecial.e22110.id1746. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/198. Acesso em: 17 nov. 2024.