TIRANDO ONDA NA COZINHA: UM PROJETO BASEADO NA ABORDAGEM STEAM COM ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
10.23926/RPD.2022.v7.nEspecial.e22110.id1746Palavras-chave:
Interdisciplinaridade, Abordagem STEAM, Tecnologia, EnsinoResumo
A abordagem STEAM faz referência ao desenvolvimento de experiências educacionais em que as áreas de ciências, tecnologia, engenharia, artes e matemática são trabalhadas por meio de práticas interdisciplinares. Salienta-se aqui que este estudo foi realizado no período de pandemia e tem como objetivo apresentar a experiência de três professores na elaboração e aplicação de projeto baseado na abordagem STEAM para estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental do Sistema Municipal de Ensino de Tangará da Serra – MT. A pesquisa foi qualitativa, de natureza aplicada, e descritiva quanto aos objetivos. Como procedimento, foi realizada pesquisa de campo, delineando-se na realização de três encontros presenciais com os professores colaboradores, com o objetivo de construir coletivamente projetos STEAM em suas respectivas escolas. Os resultados indicaram que foi oportunizada a experiência prática dos conceitos da abordagem STEAM, tais como o trabalho interdisciplinar, a aprendizagem significativa e a aplicação de metodologias ativas aos professores.
Downloads
Métricas
Referências
ANDRADE, Júlia Pinheiro; SARTORI, Juliana. O professor autor e experiências significativas na educação do século XXI: estratégias ativas baseadas na metodologia de contextualização da aprendizagem. In. BACICH, L.; MORAN, J. (orgs). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.
AUSUBEL, David Paul. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Editora Plátano, 2003.
AYRES DE OLIVEIRA NETO, F. Preparação de aulas remotas mediadas por TDIC. Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC, v. 12, n. 1, p. 151-166, 29 mar. 2022. Disponível em: https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/628. Acesso em 15 de julho de 2022 DOI: https://doi.org/10.31512/encitec.v12i1.628
BACICH, Lilian; HOLANDA, Leandro. STEAM: integrando as áreas para desenvolver competências. In: BACICH, Lilian; HOLANDA, Leandro (orgs.). STEAM em sala de aula: a aprendizagem baseada em projetos integrando conhecimentos na educação básica [recurso eletrônico]. Porto Alegre: Penso, 2020.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Tradução: Luís Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2016.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518versaofinal_site.pdf. Acesso em: 29 jul. 2020.
DIAS, Tatiane Maria da Silva.; MELLO, Geison Jader. Análise das Competências e Habilidades da Área de Ciências da Natureza Orientadas através da Abordagem STEAM. REAMEC – Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 10, n. 1, p. e22013, 2022. DOI: 10.26571/reamec.v10i1.13094. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/13094. Acesso em: 06 mar. 2022. DOI: https://doi.org/10.26571/reamec.v10i1.13094
FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade-transdisciplinaridade: visões culturais e epistemológicas. In: FAZENDA, Ivani (org.). O que é interdisciplinaridade? São Paulo: Cortez, 2008.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
HARDOIM, Edna Lopes. Breve História da abordagem STEM-STEAM. 2021. Disponível em: (1) “Breve História da Abordagem STEM, STEAM” Dra. Edna Hardoim – YouTube. Acesso em: 10 jan. 2022.
KLEIN, Julie Thompson. Ensino interdisciplinar: didática e teoria. In: FAZENDA, Ivani C. A. (org.). Didática e interdisciplinaridade. 13. ed. Campinas, SP: Papirus, 2008.
LORENZIN, Mariana. Sistemas de Atividade, tensões e transformações em movimento na construção de um currículo orientado pela abordagem STEAM. (Dissertação). Programa de Pós-graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2019.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2018.
MARCONI, Mariana de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa. 9ª ed. São Paulo: Atlas, 2021.
MINAYO, Maria Cecília de Souza; DESLANDES, Suely Ferreira; GOMES, Romeu. (orgs.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 21. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.
MOREIRA, Marco Antônio. Teoria de aprendizagem. São Paulo: E.D.U., 1999.
MOREIRA, Marco Antônio. O que é, afinal, aprendizagem significativa? Aula Inaugural do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais, Instituto de Física, Universidade Federal do Mato Grosso, Cuiabá, MT, v. 23, 2012. Disponível em: http://www.if.ufrgs.br/~moreira/oqueeafinal.pdf. Acesso em: 11 jul. 2022.
MORIN, Edgar. Um festival de incertezas. Espiral, Rio de Janeiro, v. 4, p. 5-12, 2020.
NAÇÕES UNIDAS NO BRASIL. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil. 2021. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs. Acesso em: 20 nov. 2021.
NÓVOA, António. Os professores e a sua formação num tempo de metamorfose da escola. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 44, n. 3, 2019. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/2175-623684910. Acesso em: 21 jul. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-623684910
SANTOS, Patrícia Alves dos. Aprendizagem investigativa sobre a dengue empregando a educação STEAM e métodos ativos no ensino médio. 2020. 83 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Biociências, Cuiabá, 2020.
SOUZA, Mariana Aranha de; BUSSOLOTTI, Juliana Marcondes; CUNHA, Virginia Mara Próspero da; FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Currículo e Interdisciplinaridade. Imagens da Educação, v. 10, n. 2, p. 104-124, 12 ago. 2020. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ImagensEduc/article/view/51219/751375150507. Acesso em: 04 jan. 2022. DOI: https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v10i2.51219
TANGARÁ DA SERRA. Documento de Referência Curricular de Tangará da Serra. Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Conselho Municipal de Educação – Tangará da Serra, MT: SEMEC, 2019.
VUERZLER, Hugo Loriano. Modelo de educação integrativa: a abordagem STEAM em uma proposta de ensino investigativo experienciado em uma escola estadual, Cuiabá, MT. 2020. 127 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Biociências, Cuiabá, 2020.
YAKMAN, Georgette. STEAM Education: an overview of creating a modelo f integrative education, 2008. Disponível em: https://www.iteea.org/File.aspx?id=86752&v=75ab076a. Acesso em: 23 ago. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.