ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: PERCEPÇÃO DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS PRODUÇÕES DISPONÍVEIS NO BANCO DE DADOS DO PORTAL PERIÓDICO CAPES, DE 2020 E 2021

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2022.v7.n3.22066.id1602

Palavras-chave:

Pandemia, Educação Básica, Ensino Remoto Emergencial, Tecnologia

Resumo

A pandemia de Covid-19 forçou a adoção de medidas sanitárias restritivas para evitar a disseminação da doença, e que atingiram, entre outros setores, as escolas. As aulas presenciais foram substituídas pelas digitalmente remotas, autorizadas pelo Ministério da Educação, e para viabilizá-las foi criado o ensino remoto emergencial (ERE), a ser mediado pelas tecnologias digitais. O presente texto analisa as experiências de professores da educação básica com o novo modelo de ensino, colhidas por pesquisadores cujos artigos, produzidos nos anos de 2020 e 2021, período de surgimento e disseminação do novo coronavírus, encontram-se disponíveis no banco de dados do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Nessa revisão da literatura, constatou-se que são poucas as pesquisas sobre o ensino remoto emergencial que têm como fonte a percepção dos professores, e que em grande parte delas a tecnologia é reduzida à sua instrumentalidade técnica e ingenuidade inovadora, e concebida como neutra. Os professores ouvidos nas pesquisas analisadas sinalizaram a exclusão digital como a principal dificuldade para o desempenho de suas funções e que a implementação do ERE não garantiu as condições mínimas de acesso e participação de grande parcela dos estudantes brasileiros e até mesmo de docentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Jullianna Ferreira de Melo Vieira, UEG

Mestranda Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologia (PPGIELT/UEG) Professora da Educação Básica

Veralúcia Pinheiro, UNICAMP

Doutora em Educação (UNICAMP) Professora na Universidade Estadual de Goiás (UEG) Docente do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologia (PPGIELT/UEG)

Yara Fonseca de Oliveira e Silva, UFRJ

Doutora em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (UFRJ) Professora na Universidade Estadual de Goiás (UEG) Docente do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologia (PPGIELT/UEG)

Referências

ANDES-SN. Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior. Grupo de Trabalho Política Educacional. Projeto do capital para educação: O ensino remoto e o desmonte do trabalho docente. (v. 4). 2020. Disponível em: https://issuu.com/andessn/docs/cartilha_ensino_remoto. Acesso em: 25 set. 2021.

BOLAÑO, César. Organização em rede, capital e a regulação mercantil do elo social: para a crítica da economia política da internet e da indústria cultural. Liinc em Revista, Rio de Janeiro, v. 12, n.1, p. 6-16, maio 2016. DOI: https://doi.org/10.18617/liinc.v12i1.890

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP n.º 11/2020. Orientações educacionais para a realização de aulas e atividades pedagógicas presenciais e não presenciais no contexto da pandemia. 2020a. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=148391-pcp011-20&category_slug=julho-2020-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 19 set. de 2021.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Portaria CNE/CP n.º 5/2020. Reorganização do calendário escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da pandemia da COVID-19. 2020b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=1450. Acesso em: 20 set. 2021.

FEENBERG, Andrew. Teoría crítica de la tecnologia. Trad. Claudio Alfaraz. Revisão Diego Lawler. Revista Iberoamericana de Ciencia, Tecnología y Sociedad — CTS, Buenos Aires, n. 5, v. 2, p. 109-123, jun. 2005.

FEENBERG, Andrew. O que é a filosofia da tecnologia? In: NEDER, R. T. (org.). Andrew Feenberg: racionalização democrática, poder e tecnologia. Ciclo de Conferências Andrew Feenberg. Brasília, v. 1, n. 3, 2010. Brasília: Observatório do Movimento pela Tecnologia Social na América Latina/ Centro de Desenvolvimento Sustentável.

INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Infográfico Censo Escolar 2019. Brasília, 2020. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_basica/censo_escolar/download/2019/infografico_censo_2019.pdf. Acesso em: 25 set. 2021.

KUENZER, Acacia. Exclusão includente e inclusão excludente: a nova forma de dualidade estrutural que objetiva as novas relações entre educação e trabalho. In: LOMBARDI, José Claudinei; SAVIANI, Dermeval; SANFELICE, José Luís (org.). Capitalismo, trabalho e educação. São Paulo: Autores Associados/Histedbr, 2002. p. 77-96.

OLIVEIRA, Carloney Alves de; AMANCIO, Joenneyres Raio de Souza. Estratégias didáticas de professores no Ensino Remoto Emergencial (ERE) frente à pandemia da Covid-19: novos desafios, outros aprendizados. Revista Devir Educação. Lavras, MG, Edição Especial, p. 323-340, set. 2021. Disponível em: http://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/455/232/. Acesso em: 16 dez. 2021. DOI: https://doi.org/10.30905/rde.v0i0.455

PEIXOTO, Joana. Relações entre sujeitos sociais e objetos técnicos uma reflexão necessária para investigar os processos educativos mediados por tecnologias. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, v. 20, n. 61, p. 317-332, abr./jun. 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782015206103

PEIXOTO, Joana. Tecnologias e relações pedagógicas: a questão da mediação. Revista Educação Pública. Cuiabá, v. 25, n. 59, p. 367-379, maio/ago. 2016.

PEIXOTO, Joana; ECHALAR, Adda Daniela Lima Figueiredo. Tensões que marcam a inclusão digital por meio da educação no contexto de políticas neoliberais. Educativa. Goiânia, v. 20, n. 3, p. 507-526, set./dez. 2017. Disponível em: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/6836/3809. Acesso em: 4 set. 2021. DOI: https://doi.org/10.18224/educ.v20i3.6836

ROSA, Maria Cristina; SANTOS, José Elyton Batista dos; SOUZA, Denize da Silva. O ensino de matemática e tecnologias: ações e perspectivas de professores de matemática em tempo de pandemia. Revista Devir Educação. Lavras, MG, Edição Especial, p. 287-302, set. 2021. Disponível em: http://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/424/230/. Acesso em: 16 dez. 2021. DOI: https://doi.org/10.30905/rde.v0i0.424

SAVIANI, Dermeval; GALVÃO, Ana Carolina. Educação na Pandemia: a falácia do “ensino” remoto. Universidade e Sociedade ANDES-SN, ano XXXI, p. 36-49, jan. 2021. Disponível em: https://www.andes.org.br/img/midias/0e74d85d3ea4a065b283db72641d4ada_1609774477.pdf. Acesso em: 18 set. 2021.

SOUZA; José Batista de; VASCONCELOS, Carlos Alberto. Docência em Tempos de Covid-19: concepções de professores do ensino médio sobre o uso das tecnologias digitais no ensino remoto. Revista Devir Educação. Lavras, MG, Edição Especial, p. 247-268, set. 2021. Disponível em: http://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/416/228/. Acesso em: 15 dez. 2021. DOI: https://doi.org/10.30905/rde.v0i0.416

TEIXEIRA, Cristina de Jesus; FERREIRA, Weberson Campos; FRAZ, Joeanne Neves; MOREIRA, Geraldo Eustáquio. Tecnologias e trabalho remoto em tempos de pandemia: concepções, desafios e perspectivas de professores que ensinam matemática. Revista Devir Educação, Lavras, MG, Edição Especial, p.118-140, set. 2021. Disponível em: http://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/402/205/. Acesso em: 15 dez. 2021. DOI: https://doi.org/10.30905/rde.v0i0.402

TRINDADE, Lays do Carmo Cavalcante; CARMO, Lorena Fonseca do; SILVA, Bruno Andrade da. Percepção dos professores sobre o ensino remoto emergencial durante a pandemia da Covid-19, na vila de Carapajó/Cametá, Pará. Perspectivas Em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade. Naviraí, MS, v. 8, n. 18, p. 385-395, jul./dez. 2021. Disponível em https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/13146/. Acesso em: 6 jun. 2022. DOI: https://doi.org/10.55028/pdres.v8i18.13146

Downloads

Publicado

01.09.2022

Como Citar

MELO VIEIRA, Jullianna Ferreira de; PINHEIRO, Veralúcia; OLIVEIRA E SILVA, Yara Fonseca de. ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: PERCEPÇÃO DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS PRODUÇÕES DISPONÍVEIS NO BANCO DE DADOS DO PORTAL PERIÓDICO CAPES, DE 2020 E 2021. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 7, n. 3, p. e22066, 2022. DOI: 10.23926/RPD.2022.v7.n3.22066.id1602. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/205. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências humanas e suas tecnologias