O GÊNERO INFOGRÁFICO NO DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES DE LEITURA E ESCRITA, E MULTILETRAMENTO NO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
10.23926/RPD.2022.v7.n3.e22080.id1685Palavras-chave:
Ensino, Gênero text, Multiletramento, Sequência DidáticaResumo
A tecnologia faz parte da vida de muitas pessoas e com ela, novas formas de linguagens se apresentam e trazem ao ambiente virtual diferentes modos de comunicação e uso da língua. Dessa forma, faz-se importante integrar práticas de leitura e escrita com o uso de diversas semioses ao currículo escolar. Nesse viés, este estudo objetivou analisar como o gênero infográfico favorece o desenvolvimento de habilidades leitoras e o multiletramento. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com características da pesquisa-ação, desenvolvida por meio de uma Sequência Didática, no período de julho a agosto de 2022, com estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual de Desenvolvimento Integral da Educação Básica “Getúlio Dornelles Vargas”, município de Primavera do Leste-MT. Por fim, os resultados demonstram que o trabalho com o gênero infográfico contribuiu de forma significativa para compreensão, interpretação e produção de textos multimodais, com um olhar crítico sobre muitos temas.
Downloads
Métricas
Referências
ARAÚJO, Denise Lino de. O que é (e como faz) sequência didática? Entrepalavras, Fortaleza - ano 3, v.3, n.1, p. 322-334, jan/jul 2013. Disponível em: http://ead.bauru.sp.gov.br/efront/www/content/lessons/46/texto%201%20 Aula%205.pdf. Acesso em 10jul. 2022
BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso (1952-1953). In: Estética da criação verbal. Trad. Maria Ermantina Galvão Gomes e Pereira. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. Tradução de Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. 8. ed. São Paulo: Hucitec, 1997.
BARROS, Eliana Merlin Deganutti de. As reconcepções do trabalho docente no processo de transposição didática de gêneros. In: BARROS, Eliana Merlin Deganutti de; RIOS-REGISTRO, Eliane Segati (org.). Experiências com Sequências Didáticas de Gêneros Textuais. Campinas: Pontes Editores, 2014.
BEAUGRANDE, R. de. New Foundations for a Science of Text and Discourse: Cognition, Communication, and the Freedom od Access to Knowledge and Society. Norwood: Ablex, 1997.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase.Acesso em: 08 jan. 2021.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. Brasília: Ministério da Educação, 1998.
BRONCKART, Jean-Paul. Atividade de linguagem, textos e discurso: por um interacionismo sociodiscursivo. Tradução Anna Rachel Machado e Péricles Cunha. 2. ed. São Paulo: EDUC, 2003.
CAVALCANTE, Mônica Magalhães. Os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2013.
COSCARELLI, Carla Viana (org.). Tecnologias para aprender. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.
COSCARELLI, Carla Viana; RIBEIRO, Ana Elisa. Leitura e produção de infográficos em aulas de língua materna. Linguagem em (Dis)curso – LemD, Tubarão, SC, v. 22, n. 1, p. 87-104, jan./abr. 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ld/a/n6H6XK6wpJC9LTy875p9xkr/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 10 jul. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-4017-220107-6821
COSTA, Valéria Machado da; TAROUCO, Liane Margarida Rockenbach. Infográfico: características, autoria e uso educacional. RENOTE, Porto Alegre, v. 8, n. 3, 2010. DOI: 10.22456/1679-1916.18045. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/18045. Acesso em: 15 jul. 2022. DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.18045
DESCARDECI, Maria Alice Andrade de Sousa. Pedagogia e Letramento: questões para o ensino da língua materna. In: MACHADO, Evelcy Monteiro; CORTELAZZO, Iolanda Bueno de Camargo. (org.) Pedagogia em Debate On Line – Textos. FCHLA/Mestrado em Educação/Pedagogia Universidade Tuiuti do Paraná. Curitiba, 2003. Disponível em: http://www.boaaula.com.br/iolanda/producao/me/pubonline/pedagogiaemdebate.html. Acesso em: 14 jun. 2021.
DIONISIO, Angela Paiva. Gêneros multimodais e multiletramento. In: KARWOSKI, Acir Mario; GAYDECZKA, Beatriz; BRITO, Karim Siebeneicher (orgs.). Gêneros textuais: reflexões e ensino. Palmas e união da Vitoria, PR: Kaygangue, 2005.
DIONÍSIO, Angela Paiva. Gêneros textuais e multimodalidade. In: KARWOSKI, A. M.; GAYDECZKA, B.; BRITO, K. S. (orgs.). Gêneros textuais: reflexões e ensino. 4. Ed. São Paulo: Parábola, 2011. p. 137-152.
DOLZ, Joaquim; NOVERRAZ, Michele; SCHNEUWLY, Bernard. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, B; DOLZ, J. Gêneros Orais e escritos na escola. Trad. e org. ROJO, R.; CORDEIRO, G. S. São Paulo: Mercado das Letras, 2004.
DUDENEY, Gavin; HOCKLY, Nick; PEGRUM, Mark. Letramentos Digitais. São Paulo: Parábola, 2016.
GIL, Antonio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2017.
KLEIMAN, Angela Barbosa. Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola. In: KLEIMAN, Angela Barbosa. (Org). Os significados do letramento: uma perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado das Letras, 1995.
KLEIMAN, Angela B. Trajetórias de acesso ao mundo da escrita: relevância das práticas não escolares de letramento para o letramento escolar. Perspectiva, Florianópolis, v.28, n. 2, 375-400, jul/dez. 2010. Disponível em: http://periodicos.ufsc.br/index.phd/perspectiva/article/view/2175-795X2010v28n2p375. v. 28. Aceso em: 20 jul. 2022. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-795X.2010v28n2p375
KLEIMAN, Ângela Barbosa. Letramento e suas implicações para o ensino de língua materna. In: Signo. Santa Cruz do Sul, v. 32 n 53, p. 1-25, dez, 2007. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/viewFile/242/196. Acesso em: 20 mai. 2021.
KNOBEL, Michele; LANKSHEAR, Colin. Sampling “the new” in new literacies. In: LANKSHEAR, C.; KNOBEL, M. (Eds.). A new literacies sampler. New York: Peter Lang Publishing, 2007. p. 1-24. DOI: https://doi.org/10.18261/ISSN1891-943X-2006-01-03
KNOLL, Graziela Frainer; FUZER, Cristiane. Análise de infográficos da esfera publicitária: multimodalidade e metafunção composicional. Alfa, Rev. Linguíst. São Paulo, v.63, n.3, p.583-608, 2019. Disponível em: DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5794-1911-5. Acesso em: 15 jul. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5794-1911-5
KOCH, Ingedore Villaça. Linguística Textual: Retrospecto e Perspectivas, 1997. Disponível em: http://seer.fclar.unesp.br/alfa/article/viewFile/4012/3682. Acesso em: 20 jul. 2022.
KOCH, Ingedore Villaça. O texto e a construção dos sentidos. São Paulo: Contexto, 2003.
KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e escrever: estratégias de produção textual. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2014.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999.
MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais: configuração, dinamicidade e circulação. In: KARWOSKI, A. M.; GAYDECZKA, B.; BRITO, K. S. (Org.). Gêneros textuais: reflexões e ensino. 4. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2011. p. 17-31.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais emergentes no contexto da tecnologia digital. In: MARCUSCHI, Luiz Antônio; XAVIER, Antônio Carlos (Org.). Hipertexto e gêneros digitais: novas formas de construção de sentido. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2010. p. 15-80.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais: definição e funcionalidade, 2003. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/133018/mod_resource/content/3/Art_Marcuschi_G%C3%AAneros_textuais_defini%C3%A7%C3%B5es_funcionalidade.pdf. Acesso em 20 mai. 2021.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
MATO GROSSO. Documento de Referência Curricular para Mato Grosso, Concepções para a Educação Básica, 2018.
MERIJE, Wagner. Mobimento: educação e comunicação mobile. São Paulo: Petrópolis, 2012. In: MATO GROSSO. Documento de Referência Curricular para Mato Grosso, Concepções para a Educação Básica, 2018.
MINAYO, Maria Cecília de Souza (org). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 26. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.
MÓDOLO, C. M. Infográficos: características, conceitos e princípios básicos. In: Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação da Região Sudeste, 12, 2007, Juiz de Fora. Anais [...] Juiz de Fora: Intercom, 2007. Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/regionais/sudeste2007/resumos/R0586-1.pdf. Acesso em: 10 jul. 2022.
OLIVEIRA, Carloney Alves de. Infográficos e o ensino de Matemática: uma proposta de prática pedagógica para produção do conhecimento científico na cibercultura. In: PORTO, Cristiane; OLIVEIRA, Kaio Eduardo; ROSA Flávia (org.). Produção e difusão de ciência na cibercultura: narrativas em múltiplos olhares [online]. Ilhéus: Editus, 2018, pp. 215-227. ISBN: 978-85- 7455-524-9. https://doi.org/10.7476/9788574555249.0016 DOI: https://doi.org/10.7476/9788574555249.0016
OLIVEIRA, Maria Marly. Sequência didática interativa no processo de formação de professores. Petrópolis: Vozes, 2013.
PAES DE BARROS, Cláudia Graziano. Capacidades de leitura de textos multimodais. Polifonia, Cuiabá, Edufmt, n. 19, p. 161-186, 2009.
PAIVA, Francis Arthuso. Leitura de imagens em infográficos. In: COSCARELLI, Carla Viana (org.). Tecnologias para aprender. São Paulo: Parábola, 2016. (Linguagens e Tecnologias; 3).
PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Cesar de. Metodologia do trabalho científico [recurso eletrônico]: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
RAMIRES, Vicentina. Panorama dos estudos sobre gêneros textuais. Investigações (Recife), Recife, v. 18, n. 18, p. 39-67, 2005.
RIBEIRO, Ana Elisa. Ler na tela – letramento e novos suportes de leitura e escrita. In: COSCARELLI, Carla V.; RIBEIRO, Ana Elisa (orgs) Letramento digital: aspectos digitais e possibilidades pedagógicas. 2 ed. Belo Horizonte: Ceale; Autêntica, 2007.
ROJO, Roxane. Escol@ conectada: os multiletramentos e as TICs. São Paulo: Parábola, 2013.
ROJO, Roxane. Gêneros do discurso e gêneros textuais: questões teóricas e aplicadas. In: Meurer, J. L.; Bonini A.; MOTTA-ROTH, D. (org) Gêneros teorias, métodos, debates. São Paulo: Parábola Editorial, 2005.
ROJO, Roxane. Letramento(s) Práticas de letramentos em diferentes contextos. In: Letramentos Múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola, 2009.
ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo (orgs). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.
SAMPIERI, Roberto Hernández; COLLADO, Carlos Fernandes; LUCIO, María Del Pilar Baptista. Metodologia de pesquisa. 5. ed. Dados eletrônicos - Porto Alegre: Penso, 2013.
SILVA, Gabriella Araújo de Lima; CATELÃO, Evandro de Melo. Infográfico: produção e possibilidades no uso educacional do ensino de geografia. Ensino e Tecnologia em Revista. v.3, n.1, 2019,p. 1-20. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/9944. DOI:10.3895/etr.v3n1.9944. Acesso em: 10 jul. 2022. DOI: https://doi.org/10.3895/etr.v3n1.9944
SOARES, Magda. Letramento e alfabetização: as muitas facetas, 2003. * Trabalho apresentado no GT Alfabetização, Leitura e Escrita, durante a 26ª Reunião Anual da ANPEd, realizada em Poços de Caldas, MG, de 5 a 8 de outubro de 2003. Revista Brasileira de Educação. jan/fev/ma /abr 2004, n° 25. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782004000100002
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
SOARES, Magda. Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura. Educação e Sociedade, Campinas: CEDES, v. 23, n. 81, p. 143-160, 2002. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302002008100008
TFOUNI, Leda Verdiani. Letramento e Alfabetização. 8. ed. São Paulo, Cortez, 2006. (Coleção Questões da Nossa Época; v. 47)
THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez. 2002.
TOZONI-REIS, Marília Freitas de Campos. Pesquisa-ação em Educação Ambiental. Pesquisa em Educação Ambiental, v. 3, n. 1, p. 155-169, 2008. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/pea/article/view/30044. Acesso em: 21 mar. 2022. DOI: https://doi.org/10.18675/2177-580X.vol3.n1.p155-169
XAVIER, Antônio Carlos Xavier. A era do hipertexto: linguagem e tecnologia. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2009.
ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.