O GÊNERO INFOGRÁFICO NO DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES DE LEITURA E ESCRITA, E MULTILETRAMENTO NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2022.v7.n3.e22080.id1685

Palavras-chave:

Ensino, Gênero text, Multiletramento, Sequência Didática

Resumo

A tecnologia faz parte da vida de muitas pessoas e com ela, novas formas de linguagens se apresentam e trazem ao ambiente virtual diferentes modos de comunicação e uso da língua. Dessa forma, faz-se importante integrar práticas de leitura e escrita com o uso de diversas semioses ao currículo escolar. Nesse viés, este estudo objetivou analisar como o gênero infográfico favorece o desenvolvimento de habilidades leitoras e o multiletramento. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com características da pesquisa-ação, desenvolvida por meio de uma Sequência Didática, no período de julho a agosto de 2022, com estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual de Desenvolvimento Integral da Educação Básica “Getúlio Dornelles Vargas”, município de Primavera do Leste-MT. Por fim, os resultados demonstram que o trabalho com o gênero infográfico contribuiu de forma significativa para compreensão, interpretação e produção de textos multimodais, com um olhar crítico sobre muitos temas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Fabiane Alves da Silva, IFMT

Mestranda em Ensino (IFMT/UNIC) Professora da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (SEDUC/MT)

Epaminondas de Matos Magalhães, IFMT

Doutor em Letras – Teoria da Literatura (PUC/RS) Professor no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) Docente no Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEn/IFMT) e no Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários (PPGEL/UNEMAT)

Referências

ARAÚJO, Denise Lino de. O que é (e como faz) sequência didática? Entrepalavras, Fortaleza - ano 3, v.3, n.1, p. 322-334, jan/jul 2013. Disponível em: http://ead.bauru.sp.gov.br/efront/www/content/lessons/46/texto%201%20 Aula%205.pdf. Acesso em 10jul. 2022

BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso (1952-1953). In: Estética da criação verbal. Trad. Maria Ermantina Galvão Gomes e Pereira. São Paulo: Martins Fontes, 1992.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. Tradução de Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. 8. ed. São Paulo: Hucitec, 1997.

BARROS, Eliana Merlin Deganutti de. As reconcepções do trabalho docente no processo de transposição didática de gêneros. In: BARROS, Eliana Merlin Deganutti de; RIOS-REGISTRO, Eliane Segati (org.). Experiências com Sequências Didáticas de Gêneros Textuais. Campinas: Pontes Editores, 2014.

BEAUGRANDE, R. de. New Foundations for a Science of Text and Discourse: Cognition, Communication, and the Freedom od Access to Knowledge and Society. Norwood: Ablex, 1997.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase.Acesso em: 08 jan. 2021.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. Brasília: Ministério da Educação, 1998.

BRONCKART, Jean-Paul. Atividade de linguagem, textos e discurso: por um interacionismo sociodiscursivo. Tradução Anna Rachel Machado e Péricles Cunha. 2. ed. São Paulo: EDUC, 2003.

CAVALCANTE, Mônica Magalhães. Os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2013.

COSCARELLI, Carla Viana (org.). Tecnologias para aprender. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.

COSCARELLI, Carla Viana; RIBEIRO, Ana Elisa. Leitura e produção de infográficos em aulas de língua materna. Linguagem em (Dis)curso – LemD, Tubarão, SC, v. 22, n. 1, p. 87-104, jan./abr. 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ld/a/n6H6XK6wpJC9LTy875p9xkr/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 10 jul. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-4017-220107-6821

COSTA, Valéria Machado da; TAROUCO, Liane Margarida Rockenbach. Infográfico: características, autoria e uso educacional. RENOTE, Porto Alegre, v. 8, n. 3, 2010. DOI: 10.22456/1679-1916.18045. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/18045. Acesso em: 15 jul. 2022. DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.18045

DESCARDECI, Maria Alice Andrade de Sousa. Pedagogia e Letramento: questões para o ensino da língua materna. In: MACHADO, Evelcy Monteiro; CORTELAZZO, Iolanda Bueno de Camargo. (org.) Pedagogia em Debate On Line – Textos. FCHLA/Mestrado em Educação/Pedagogia Universidade Tuiuti do Paraná. Curitiba, 2003. Disponível em: http://www.boaaula.com.br/iolanda/producao/me/pubonline/pedagogiaemdebate.html. Acesso em: 14 jun. 2021.

DIONISIO, Angela Paiva. Gêneros multimodais e multiletramento. In: KARWOSKI, Acir Mario; GAYDECZKA, Beatriz; BRITO, Karim Siebeneicher (orgs.). Gêneros textuais: reflexões e ensino. Palmas e união da Vitoria, PR: Kaygangue, 2005.

DIONÍSIO, Angela Paiva. Gêneros textuais e multimodalidade. In: KARWOSKI, A. M.; GAYDECZKA, B.; BRITO, K. S. (orgs.). Gêneros textuais: reflexões e ensino. 4. Ed. São Paulo: Parábola, 2011. p. 137-152.

DOLZ, Joaquim; NOVERRAZ, Michele; SCHNEUWLY, Bernard. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, B; DOLZ, J. Gêneros Orais e escritos na escola. Trad. e org. ROJO, R.; CORDEIRO, G. S. São Paulo: Mercado das Letras, 2004.

DUDENEY, Gavin; HOCKLY, Nick; PEGRUM, Mark. Letramentos Digitais. São Paulo: Parábola, 2016.

GIL, Antonio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2017.

KLEIMAN, Angela Barbosa. Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola. In: KLEIMAN, Angela Barbosa. (Org). Os significados do letramento: uma perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado das Letras, 1995.

KLEIMAN, Angela B. Trajetórias de acesso ao mundo da escrita: relevância das práticas não escolares de letramento para o letramento escolar. Perspectiva, Florianópolis, v.28, n. 2, 375-400, jul/dez. 2010. Disponível em: http://periodicos.ufsc.br/index.phd/perspectiva/article/view/2175-795X2010v28n2p375. v. 28. Aceso em: 20 jul. 2022. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-795X.2010v28n2p375

KLEIMAN, Ângela Barbosa. Letramento e suas implicações para o ensino de língua materna. In: Signo. Santa Cruz do Sul, v. 32 n 53, p. 1-25, dez, 2007. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/viewFile/242/196. Acesso em: 20 mai. 2021.

KNOBEL, Michele; LANKSHEAR, Colin. Sampling “the new” in new literacies. In: LANKSHEAR, C.; KNOBEL, M. (Eds.). A new literacies sampler. New York: Peter Lang Publishing, 2007. p. 1-24. DOI: https://doi.org/10.18261/ISSN1891-943X-2006-01-03

KNOLL, Graziela Frainer; FUZER, Cristiane. Análise de infográficos da esfera publicitária: multimodalidade e metafunção composicional. Alfa, Rev. Linguíst. São Paulo, v.63, n.3, p.583-608, 2019. Disponível em: DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5794-1911-5. Acesso em: 15 jul. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5794-1911-5

KOCH, Ingedore Villaça. Linguística Textual: Retrospecto e Perspectivas, 1997. Disponível em: http://seer.fclar.unesp.br/alfa/article/viewFile/4012/3682. Acesso em: 20 jul. 2022.

KOCH, Ingedore Villaça. O texto e a construção dos sentidos. São Paulo: Contexto, 2003.

KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e escrever: estratégias de produção textual. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2014.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999.

MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais: configuração, dinamicidade e circulação. In: KARWOSKI, A. M.; GAYDECZKA, B.; BRITO, K. S. (Org.). Gêneros textuais: reflexões e ensino. 4. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2011. p. 17-31.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais emergentes no contexto da tecnologia digital. In: MARCUSCHI, Luiz Antônio; XAVIER, Antônio Carlos (Org.). Hipertexto e gêneros digitais: novas formas de construção de sentido. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2010. p. 15-80.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais: definição e funcionalidade, 2003. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/133018/mod_resource/content/3/Art_Marcuschi_G%C3%AAneros_textuais_defini%C3%A7%C3%B5es_funcionalidade.pdf. Acesso em 20 mai. 2021.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

MATO GROSSO. Documento de Referência Curricular para Mato Grosso, Concepções para a Educação Básica, 2018.

MERIJE, Wagner. Mobimento: educação e comunicação mobile. São Paulo: Petrópolis, 2012. In: MATO GROSSO. Documento de Referência Curricular para Mato Grosso, Concepções para a Educação Básica, 2018.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (org). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 26. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

MÓDOLO, C. M. Infográficos: características, conceitos e princípios básicos. In: Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação da Região Sudeste, 12, 2007, Juiz de Fora. Anais [...] Juiz de Fora: Intercom, 2007. Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/regionais/sudeste2007/resumos/R0586-1.pdf. Acesso em: 10 jul. 2022.

OLIVEIRA, Carloney Alves de. Infográficos e o ensino de Matemática: uma proposta de prática pedagógica para produção do conhecimento científico na cibercultura. In: PORTO, Cristiane; OLIVEIRA, Kaio Eduardo; ROSA Flávia (org.). Produção e difusão de ciência na cibercultura: narrativas em múltiplos olhares [online]. Ilhéus: Editus, 2018, pp. 215-227. ISBN: 978-85- 7455-524-9. https://doi.org/10.7476/9788574555249.0016 DOI: https://doi.org/10.7476/9788574555249.0016

OLIVEIRA, Maria Marly. Sequência didática interativa no processo de formação de professores. Petrópolis: Vozes, 2013.

PAES DE BARROS, Cláudia Graziano. Capacidades de leitura de textos multimodais. Polifonia, Cuiabá, Edufmt, n. 19, p. 161-186, 2009.

PAIVA, Francis Arthuso. Leitura de imagens em infográficos. In: COSCARELLI, Carla Viana (org.). Tecnologias para aprender. São Paulo: Parábola, 2016. (Linguagens e Tecnologias; 3).

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Cesar de. Metodologia do trabalho científico [recurso eletrônico]: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

RAMIRES, Vicentina. Panorama dos estudos sobre gêneros textuais. Investigações (Recife), Recife, v. 18, n. 18, p. 39-67, 2005.

RIBEIRO, Ana Elisa. Ler na tela – letramento e novos suportes de leitura e escrita. In: COSCARELLI, Carla V.; RIBEIRO, Ana Elisa (orgs) Letramento digital: aspectos digitais e possibilidades pedagógicas. 2 ed. Belo Horizonte: Ceale; Autêntica, 2007.

ROJO, Roxane. Escol@ conectada: os multiletramentos e as TICs. São Paulo: Parábola, 2013.

ROJO, Roxane. Gêneros do discurso e gêneros textuais: questões teóricas e aplicadas. In: Meurer, J. L.; Bonini A.; MOTTA-ROTH, D. (org) Gêneros teorias, métodos, debates. São Paulo: Parábola Editorial, 2005.

ROJO, Roxane. Letramento(s) Práticas de letramentos em diferentes contextos. In: Letramentos Múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola, 2009.

ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo (orgs). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

SAMPIERI, Roberto Hernández; COLLADO, Carlos Fernandes; LUCIO, María Del Pilar Baptista. Metodologia de pesquisa. 5. ed. Dados eletrônicos - Porto Alegre: Penso, 2013.

SILVA, Gabriella Araújo de Lima; CATELÃO, Evandro de Melo. Infográfico: produção e possibilidades no uso educacional do ensino de geografia. Ensino e Tecnologia em Revista. v.3, n.1, 2019,p. 1-20. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/9944. DOI:10.3895/etr.v3n1.9944. Acesso em: 10 jul. 2022. DOI: https://doi.org/10.3895/etr.v3n1.9944

SOARES, Magda. Letramento e alfabetização: as muitas facetas, 2003. * Trabalho apresentado no GT Alfabetização, Leitura e Escrita, durante a 26ª Reunião Anual da ANPEd, realizada em Poços de Caldas, MG, de 5 a 8 de outubro de 2003. Revista Brasileira de Educação. jan/fev/ma /abr 2004, n° 25. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782004000100002

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

SOARES, Magda. Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura. Educação e Sociedade, Campinas: CEDES, v. 23, n. 81, p. 143-160, 2002. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302002008100008

TFOUNI, Leda Verdiani. Letramento e Alfabetização. 8. ed. São Paulo, Cortez, 2006. (Coleção Questões da Nossa Época; v. 47)

THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez. 2002.

TOZONI-REIS, Marília Freitas de Campos. Pesquisa-ação em Educação Ambiental. Pesquisa em Educação Ambiental, v. 3, n. 1, p. 155-169, 2008. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/pea/article/view/30044. Acesso em: 21 mar. 2022. DOI: https://doi.org/10.18675/2177-580X.vol3.n1.p155-169

XAVIER, Antônio Carlos Xavier. A era do hipertexto: linguagem e tecnologia. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2009.

ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Downloads

Publicado

01.09.2022

Como Citar

SILVA, Fabiane Alves da; MAGALHÃES, Epaminondas de Matos. O GÊNERO INFOGRÁFICO NO DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES DE LEITURA E ESCRITA, E MULTILETRAMENTO NO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 7, n. 3, p. e22080, 2022. DOI: 10.23926/RPD.2022.v7.n3.e22080.id1685. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/219. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Linguagens, códigos e suas tecnologias

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)