Literatura e multidisciplinaridade: a leitura literária como prática educacional integradora

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2024.v9.e24008.id831

Palavras-chave:

Leitura literária, Literatura, Multidisciplinaridade

Resumo

Sabemos que a leitura é essencial no acesso ao conhecimento e na compreensão do mundo ao nosso redor. A literatura, por sua vez, desempenha um papel igualmente significativo, contribuindo para a formação cultural e intelectual dos indivíduos e permitindo refletir sobre a diversidade humana por meio das questões sociais abordadas nas obras literárias. Na escola, é fundamental promover a leitura literária como parte essencial do desenvolvimento integral dos estudantes, indo além das disciplinas de Língua Portuguesa e Literatura. Assim, este artigo busca explorar a conexão entre literatura e multidisciplinaridade, evidenciando a importância da promoção da leitura literária como uma responsabilidade a ser compartilhada por diversas áreas do conhecimento. Para isso, revisamos estudos de autores como Cândido (2004), Silva (2020), Mortatti (2018) e Martins (1997) entre outros. Desse modo, esperamos contribuir para a disseminação e valorização da leitura literária como prática educacional, unindo conhecimentos multidisciplinares à apreciação estética das obras literárias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ana Paula Costa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Profª.  EBTT no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)

Discente do Programa de Mestrado em Ensino (PPGEn/IFMT/UNIC)

Jaqueline Araújo Esteves Marrafão, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Especialista em Educação Especial (Instituto Paranaense de Ensino)

Profª. Língua Portuguesa (SEDUC-MT)

Discente do Programa de Mestrado em Ensino (PPGEn/IFMT/UNIC)

Epaminondas de Matos Magalhães, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Doutor em Letras (PUC-RS)

Pró-reitor de extensão do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)

Docente do Programa de Mestrado em Ensino (PPGEn/IFMT/UNIC)

Marcos Aparecido Pereira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Doutor em Estudos Literários (UNEMAT)

Prof. do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)

Docente do Programa de Mestrado em Ensino (PPGEn/IFMT/UNIC)

Referências

BASTOS, Ana Regina. A literatura e o ensino de outras disciplinas escolares. Revista eletrônica do vestibular UERJ. Ano 2, n. 3, 2009. Disponível em https://www.revista.vestibular.uerj.br/artigo/artigo.php?seq_artigo=9. Acesso em 02/09/2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa/ Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

CÂNDIDO, Antônio. O direito à literatura. In: CÂNDIDO, Antônio Vários escritos. São Paulo: Duas Cidades, 2004, p.169-191.

EAGLETON, Terry. Como ler literatura. Tradução Denise Bottmann. 1. ed. Porto Alegre, RS: L&PM, 2017.

FERRAREZI JR., Celso; CARVALHO, Robson S. de. De alunos a leitores: o ensino da leitura na educação básica. 1 ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2017.

FREIRE. Paulo. A importância do ato de ler em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 1989.

GALVÃO, Cecília. Ciência na literatura e literatura na ciência. In: Interacções, n.o 3, pp.32-51, 2006.

GERALDI, João Wanderley. A leitura na sala de aula: as muitas faces de um leitor. Série Idéias n.5. São Paulo: FDE, 1988. p. 79-84.

GUEDES, Paulo Coimbra; SOUZA, Jane Mari. Leitura e escrita são tarefas da escola e não só do professor de português. In: NEVES, Iara C. B. et alli.(Orgs.) Ler e escrever: compromisso de todas as áreas. Porto Alegre: Ed da Universidade/UFRGS, 1998.

HERKENHOFF, Joana d’Arc Batista. Por que é importante ler literatura? In: CASER, Maria Mirtis; SOUZA, Santinho Ferreira de (orgs.). Por que é importante ler literatura. Vitória: EDUFES, 2015.

IANNI, Octávio. A ideia de Brasil moderno. São Paulo: Brasiliense, 2004.

KLEIMAN, Ângela B.(Org.) Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1995.

LAJOLO, Marisa. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. São Paulo: Ática, 1996.

MORAIS, Araújo; PERLA, Maria. O escritor que calculava: literatura e matemática em Mia Couto. Nonada: Letras em Revista, vol.2, n.o 25, Julho-dezembro. Porto Alegre: Brasil, pp. 36-43, 2015.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2000.

MARTINS, Maria Helena. O que é leitura. 8ª ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 1997.

Downloads

Publicado

20.04.2024

Como Citar

COSTA, Ana Paula; MARRAFÃO, Jaqueline Araújo Esteves; MAGALHÃES, Epaminondas de Matos; PEREIRA, Marcos Aparecido. Literatura e multidisciplinaridade: a leitura literária como prática educacional integradora. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 9, p. e24008, 2024. DOI: 10.23926/RPD.2024.v9.e24008.id831. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/831. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Linguagens, códigos e suas tecnologias