Literatura e multidisciplinaridade: a leitura literária como prática educacional integradora

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2024.v9.e24008.id831

Palavras-chave:

Leitura literária, Literatura, Multidisciplinaridade

Resumo

Sabemos que a leitura é essencial no acesso ao conhecimento e na compreensão do mundo ao nosso redor. A literatura, por sua vez, desempenha um papel igualmente significativo, contribuindo para a formação cultural e intelectual dos indivíduos e permitindo refletir sobre a diversidade humana por meio das questões sociais abordadas nas obras literárias. Na escola, é fundamental promover a leitura literária como parte essencial do desenvolvimento integral dos estudantes, indo além das disciplinas de Língua Portuguesa e Literatura. Assim, este artigo busca explorar a conexão entre literatura e multidisciplinaridade, evidenciando a importância da promoção da leitura literária como uma responsabilidade a ser compartilhada por diversas áreas do conhecimento. Para isso, revisamos estudos de autores como Cândido (2004), Silva (2020), Mortatti (2018) e Martins (1997) entre outros. Desse modo, esperamos contribuir para a disseminação e valorização da leitura literária como prática educacional, unindo conhecimentos multidisciplinares à apreciação estética das obras literárias.

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Biografia do Autor

Ana Paula Costa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Profª.  EBTT no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)

Discente do Programa de Mestrado em Ensino (PPGEn/IFMT/UNIC)

Jaqueline Araújo Esteves Marrafão, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Especialista em Educação Especial (Instituto Paranaense de Ensino)

Profª. Língua Portuguesa (SEDUC-MT)

Discente do Programa de Mestrado em Ensino (PPGEn/IFMT/UNIC)

Epaminondas de Matos Magalhães, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Doutor em Letras (PUC-RS)

Pró-reitor de extensão do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)

Docente do Programa de Mestrado em Ensino (PPGEn/IFMT/UNIC)

Marcos Aparecido Pereira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Doutor em Estudos Literários (UNEMAT)

Prof. do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)

Docente do Programa de Mestrado em Ensino (PPGEn/IFMT/UNIC)

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Publicado

20.04.2024

Como Citar

COSTA, Ana Paula; MARRAFÃO, Jaqueline Araújo Esteves; MAGALHÃES, Epaminondas de Matos; PEREIRA, Marcos Aparecido. Literatura e multidisciplinaridade: a leitura literária como prática educacional integradora. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 9, p. e24008, 2024. DOI: 10.23926/RPD.2024.v9.e24008.id831. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/831. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Linguagens, códigos e suas tecnologias