O IMPACTO DO USO DO SMARTPHONE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2022.v7.n2.e22057.id1541

Palavras-chave:

Smartphone, Educação, Dispositivos móveis, Ensino

Resumo

Por permitir a interação com diversas pessoas, aplicativos, mensagens e informações ao mesmo tempo, o uso do smartphone cresceu muito nas últimas décadas e, apesar de o seu maior uso ser para troca de mensagens, mais recentemente, tem sido utilizado para cunho educacional. Assim, o objetivo desta revisão sistemática foi compreender como se dá a utilização dos smartphones em ambientes formativos formais. Foram analisados quatro bancos de dados, entre o ano de 2015 até o mês Junho de 2021, artigos experimentais e pesquisas que contêm as palavras ‘educação’ e ‘smartphone’ no título e que abordam sua aplicação em ambiente escolar/universitário. Os resultados demonstram que este dispositivo móvel tem sido bem aceito pelos estudantes e que ele tem sido uma ferramenta motivacional para estimular os alunos a participarem das aulas, contudo, seu uso precisa ser feito com bastante cuidado e estratégia para não ser ele mesmo o algoz do aprendizado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Janile Silva Rodrigues de Jesus, UNEB

Mestra em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC/UNEB) Professora no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)

Bruno Souza de Jesus, UNEB

Mestrando Profissional em Gestão e Tecnologias da Educação (GESTEC/UNEB) Discente do Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologias da Educação da Universidade Estadual da Bahia (GESTEC-UNEB)

Referências

ALSAYED, Sharifa; BANO, Nusrat; ALNAJJAR, Hend. Evaluating practice of smartphone use among university students in undergraduate nursing education. Health Professions Education, v. 6, n. 2, p. 238-246, 2020. DOI: https://doi.org/10.1016/j.hpe.2019.06.004

BARONI, Luciana; DE OLIVEIRA, Alberto Geraissate Paranhos. Tecnologias móveis no ensino e no aprendizado: uma abordagem na Educação Superior. in Pesquisas em Educação, p. 63-74. São Carlos: Pedro & João, 2020.

BORTOLAZZO, Sandro Faccin. (2020). Aprendendo com artefatos de bolso: entre smartphones e educação. Cadernos de Comunicação, 24(1). doi:https://doi.org/10.5902/2316882X38760 DOI: https://doi.org/10.5902/2316882X38760

CANO, Esteban Vázquez; GARCÍA, M.ª Luisa Sevillano; El smartphone en la educación superior. Un estudio comparativo del uso educativo, social y ubicuo en universidades españolas e hispanoamericanas. Avances doi:10.11144/Javeriana.syp34-67 | pp 132 - 149 · volumen XXXIV · Bogotá D.C. - Colombia, julio - diciembre 2015.

DE OLIVEIRA, Fábio Souza; OLIVEIRA, Cláudio Márcio. O (não) lugar do smartphone na educação física escolar: análise de uma escola em Feira de Santana/Bahia. Corpoconsciência, p. 1-11, 2020.

GALVÃO, Maria Cristiane B.; RICARTE Ivan Luiz M. Revisão sistemática da literatura: conceituação, produção e publicação. logeion: Filosofia da Informação, Rio de Janeiro, v. 6 n. 1, p.57-73, set.2019/fev. 2020. DOI: https://doi.org/10.21728/logeion.2019v6n1.p57-73

IBGE. Uso de internet, televisão e celular no Brasil, 2019. Disponível em: https://educa.ibge.gov.br/jovens/materias-especiais/20787-uso-de-internet-televisao-e-celular-no-brasil.html . Acesso em 23 de Junho de 2021.

LEAL, Renata Marques de Figueiredo. Tecnologia em educação: a utilização do dispositivo digital móvel smartphone como recurso pedagógico. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação da Universidade do Estado da Bahia UNEB, Salvador-BA, 2018..

PEREIRA, Joselene Tavares Lima. O smartphone como dispositivo de aprendizagem em tempos de convergência e mobilidade. 2019. 162 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2019.

MIRANDA, José Fernando Bezerra. Por uma sala de aula multitela: o uso do smartphone na educação básica.2019. 92f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Educação, Palmas, 2019.

MEDEIROS, Giselle Araújo. e Silva.; WANGENHEIM, Christiane Gresse Von; HAUCK, Jean Carlos Rossa. O protagonismo de estudantes da educação básica a partir do desenvolvimento de aplicativos para smartphone. Revista Do Centro De Ciências Da Educação, Florianópolis-SC, Volume 39, n. 1 – p. 01 – 18, jan./mar. 2021. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-795X.2021.e66049

POLÍTICA DE EDUCAÇÃO CONECTADA LEVARÁ INTERNET DE ALTA VELOCIDADE A ESCOLAS PÚBLICAS ATÉ 2024. Disponível em: http://educacaoconectada.mec.gov.br/todas-noticias/184-politica-de-educacao-conectada-levara-internet-de-alta-velocidade-a-escolas-publicas-ate-2024. Acesso em: 29/06/2021.

PORTILLA, Carlos Saussure Figueroa; El uso del smartphone como herramienta para la búsqueda de información en los estudiantes de pregrado de educación de una universidad de Lima Metropolitana. Educación Vol. XXV, N° 49, pp. 29-44 / ISSN 1019-9403, septiembre 2016. DOI: https://doi.org/10.18800/educacion.201602.002

SAMPAIO, Rosana Ferreira; MANCINI, Marisa Cotta. Estudos de revisão sistemática: um guia para síntese criteriosa da evidência científica. Brazilian Journal of Physical Therapy, v. 11, p. 83-89, 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-35552007000100013

SIDDAWAY, Andy P.; WOOD, Alex M.; HEDGES, Larry V. How to do a systematic review: a best practice guide for conducting and reporting narrative reviews, meta-analyses, and meta-syntheses. Annual review of psychology, v. 70, p. 747-770, 2019. DOI: https://doi.org/10.1146/annurev-psych-010418-102803

SHAW, Christiana M.; TAN, Sanda A. Integration of mobile technology in educational materials improves participation: creation of a novel smartphone application for resident education. Journal of surgical education, v. 72, n. 4, p. 670-673, 2015. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jsurg.2015.01.015

TOKARNIA, Mariana. Celular ganha cada vez mais espaço nas escolas, mostra pesquisa. Brasília, 2018. Agência Brasil. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2018-08/celular-ganha-cada-vez-mais-espaco-nas-escolas-mostra-pesquisa. Acesso em 29/06/2021.

Downloads

Publicado

01.05.2022

Como Citar

RODRIGUES DE JESUS, Janile Silva; SOUZA DE JESUS, Bruno. O IMPACTO DO USO DO SMARTPHONE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 7, n. 2, p. e22057, 2022. DOI: 10.23926/RPD.2022.v7.n2.e22057.id1541. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/244. Acesso em: 13 maio. 2024.

Edição

Seção

Ciências humanas e suas tecnologias