ATIVIDADE INVESTIGATIVA COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE ARTRÓPODES NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2022.v7.n1.e008.id1262

Palavras-chave:

Investigação, Ensino de Ciências, Artrópodes

Resumo

O Ensino de Ciências deve estar relacionado a uma reflexão crítica envolvendo metodologias de construção do conhecimento científico-tecnológico e suas aplicações na sociedade. A pesquisa adotou a metodologia qualitativa desenvolvida por meio da implementação de uma atividade investigativa explorando a fauna de artrópodes em diferentes habitats. Os dados aqui expostos e discutidos foram oriundos por meio de gravações em áudio das atividades e diário de campo do pesquisador. Por sua vez, a análise teve como objetivo investigar como o emprego de uma atividade investigativa pode auxiliar o aprofundamento do ensino de Ciências. Os resultados demostraram elementos que apontam a contribuição da atividade no engajamento e interesse dos estudantes nas atividades desenvolvidas, da mesma forma que favoreceu no entendimento dos conteúdos abordados. Portanto, abordagem investigativa permite que o estudante, a partir da problematização, reúna os conhecimentos que possui para produzir inferências, criar hipóteses e buscar soluções utilizando uma estratégia própria.

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Biografia do Autor

Henrique Mendes da Silva

Mestre em Ensino de Biologia, Professor na Secretaria de Educação de Minas Gerais

Neydson Soares Santana

Mestre em Ensino de Biologia, Professor na Secretaria de Educação de Goiás

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Publicado

04.02.2022

Como Citar

MENDES DA SILVA, Henrique; SOARES SANTANA, Neydson. ATIVIDADE INVESTIGATIVA COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE ARTRÓPODES NO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 7, n. 1, p. e008, 2022. DOI: 10.23926/RPD.2022.v7.n1.e008.id1262. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/256. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias