USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NA GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA: PERCEPÇÕES DOCENTES

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2022.v7.n1.e014.id1375

Palavras-chave:

Métodos Ativos, Educação Superior, Fisioterapia, Docente

Resumo

A utilização de Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem (MAEA) é essencial em cursos na área da saúde. As MAEA destacam-se por corresponsabilizar o discente por sua aprendizagem, sendo o docente um facilitador do processo de mudança do “ensinar” para o “aprender”. Assim, o objetivo deste estudo foi analisar as percepções de docentes quanto aos aspectos positivos e negativos acerca do uso de metodologias ativas em um curso de graduação em Fisioterapia. Para isso, aplicou-se um questionário para identificar aspectos positivos e negativos do uso de MAEA. Os dados foram tratados a partir da análise de conteúdo. Como resultados, quanto aos aspectos positivos, destacaram-se a autonomia e o protagonismo dos discentes. Como aspectos negativos, apontaram-se a resistência de discentes e docentes, e as limitações institucionais. As percepções elencadas permitem inferir que o trabalho conjunto entre discentes, docentes e instituição é essencial para a utilização das MAEA com sucesso no processo de ensino-aprendizagem.

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Biografia do Autor

Gisele Silveira Blanco, UNIPAMPA

Mestra em Educação em Ciências (UNIPAMPA)

Tainá Fernandes, UNIPAMPA

Acadêmica de Fisioterapia (UNIPAMPA)

Andréia Caroline Fernandes Salgueiro, UNIPAMPA

Doutora em Bioquímica, Docente colaboradora do PPG Educação em Ciências, Química da Vida e Saúde (UNIPAMPA)

Vanderlei Folmer, UNIPAMPA

Doutor em Bioquímica Toxicológica, Docente do Curso de Fisioterapia (UNIPAMPA), Docente do PPG Educação em Ciências, Química da Vida e Saúde (UNIPAMPA)

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Publicado

04.02.2022

Como Citar

SILVEIRA BLANCO, Gisele; FERNANDES, Tainá; FERNANDES SALGUEIRO, Andréia Caroline; FOLMER, Vanderlei. USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NA GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA: PERCEPÇÕES DOCENTES. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 7, n. 1, p. e014, 2022. DOI: 10.23926/RPD.2022.v7.n1.e014.id1375. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/262. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências humanas e suas tecnologias