ESTILOS DE APRENDIZAGEM: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PROPOSTA DE KOLB

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2022.v7.n1.e024.id1337

Palavras-chave:

Estilo de Aprendizagem, Estratégia de Ensino, Metodologias

Resumo

A aquisição do conhecimento se relaciona intrinsecamente com os estilos de aprendizagem, já que cada indivíduo possui um perfil próprio, sendo fundamental conhecê-los a fim de buscar estratégias para melhorar o desempenho e aperfeiçoar os estilos pouco desenvolvidos. Este estudo objetivou a análise de periódicos sobre a temática proposta com fins de elaboração de uma nova perspectiva, apresentando sua abordagem no ambiente acadêmico. Para a consecução do objetivo, tal estudo teve como metodologia de pesquisa o cunho bibliográfico e exploratório, com uma abordagem qualitativa, averiguando-se artigos científicos nos principais indexadores de periódicos sobre a aplicação da Teoria Kolbiana e sua importância no meio educacional. Diante disso, os resultados alcançados evidenciaram suas contribuições nos processos de ensino e de aprendizagem, demonstrando a necessidade dos educadores adotarem estratégias voltadas aos quatro estilos de aprendizagem, destacando-as como ferramenta para o autoconhecimento a partir de sua identificação e permitindo o contato dos alunos com variadas atividades que contribuirão para o seu conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Laiane Araújo Cardoso, UVA

Acadêmica em Matemática (UVA)

Quitéria Laís Silva Macedo, UVA

Acadêmica em Matemática (UVA)

Vitória Gomes Damascena, UVA

Acadêmica em Matemática (UVA)

Daniel Brandão Menezes, UVA

Pós-doutorado em Educação Brasileira, Docente da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Docente do Programa de Pós-graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

Referências

CERQUEIRA, Teresa Cristina Siqueira. O professor em sala de aula: reflexão sobre os estilos de aprendizagem e a escuta sensível. Revista de Psicologia da Vetor Editora, v. 7, nº 1, p. 29-38, Jan./Jun. 2006. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/psic/v7n1/v7n1a05.pdf. Acesso em: 22 jan. 2021.

CERQUEIRA, Teresa Cristina Siqueira. Estilos de aprendizagem em universitários. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação/ UNICAMP, Campinas, 2000. Disponível em:http://repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/253390/1/Cerqueira_TeresaCristinaSiqueira_D.pdf. Acesso em: 8 jan. 2021.

FERRAZ, Ana Paula do Carmo Marcheti.; BELHOT, Renato Vairo. Taxonomia de Bloom: revisão teórica e apresentação das adequações do instrumento para definição de objetivos intrucionais. Gestão e Produção, São Carlos, v.17, p.421-423, 2010: https://doi.org/10.1590/S0104-530X2010000200015.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

JESUS, Weslei Oliveira de.; CARVALHO, Chrisitna Vargas Miranda.; SILVA, Luciana Aparecida Siqueira. Estilo de aprendizagem de Kolb: reflexões acerca do diagnóstico de um curso de licenciatura em química. Revista brasileira de ensino de ciência e tecnologia, Ponta Grossa, v. 12, n. 3, p. 285-306, set./dez. 2019. http://dx.doi.org/10.3895/rbect.v12n3.8611

KOLB, David Allen. The learning style inventory: technical manual. Boston: Ma.Mcber, 1976.

PENA, Ana Flávia Ribeiro.; CAVALCANTE, Bruno.; MIONI, Carolina de Castro. A teoria de kolb: análise dos estilos de aprendizagem no curso de administração da FECAP. Revista Liceu On-line, São Paulo, v. 4, n. 6, p. 64-84, jul./dez. 2014. Disponível em: https://liceu.fecap.br/LICEU_ON-LINE/article/view/1719/974 Acesso em: 13 abr. 2020.

SANTOS, Acácia Aparecida Angeli dos; MOGNON, Jocemara Ferrreira. Estilos de aprendizagem em estudantes universitários. Boletim de psicologia, São Paulo , v. 60, n. 133, p. 229-241, dez. 2010. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0006-59432010000200009&lng=pt&nrm=iso . Acesso em 27 mar. 2021.

SANTOS, Cleston Alexandre dos.; PANUCCI FILHO, Laurindo.; HEIN,Nelson. Estudo dos fatores associativos dos estilos de aprendizagem dos acadêmicos do curso de ciências contábeis. Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, Florianópolis, vol. 11, núm. 2, p.70-78, maio de 2018. https://doi.org/10.5007/1983-4535.2018v11n2p70

SANTOS, Edvanilza Luzia Leite.; CIRNE, Gianinni Martins Pereira.; ALBUQUERQUE, Lúcia Silva. Estilos de aprendizagem à luz dos postulados de kolb: uma análise das práticas nos cursos de administração, ciências contábeis e serviço social em instituições de ensino superior do alto sertão paraibano. Revista de Pesquisa Interdisciplinar, Cajazeiras, n. 2, suplementar, set. de 2017. http://dx.doi.org/10.24219/rpi.v2i2.0.407

SCHMITT, Camila da Silva.; DOMINGUES, Maria José Carvalho da Silva. Estilos de aprendizagem:um estudo comparativo. Revista de avaliação da educação superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 21, n. 2, p. 361-385, jul. 2016. https://doi.org/10.1590/S1414-40772016000200004 .

SOBRAL, Dejano Tavares. Estilos de aprendizagem dos estudantes de medicina e suas implicações. Revista Brasileira de Educação Médica, Rio de Janeiro, v.29, n.1, jan/abril, 2005. https://doi.org/10.1590/1981-5271v29.1-002 .

TREVELIN, Ana Teresa Colenci. Estilos de aprendizagem de Kolb: Estratégias para a melhoria do ensino- aprendizagem. Revista de estilos de aprendizaje. V.4, .7, 2011. Disponível em: http://revistaestilosdeaprendizaje.com/article/view/931. Acesso em 09 jan. 2021.

Downloads

Publicado

04.02.2022

Como Citar

ARAÚJO CARDOSO, Laiane; SILVA MACEDO, Quitéria Laís; GOMES DAMASCENA, Vitória; BRANDÃO MENEZES, Daniel. ESTILOS DE APRENDIZAGEM: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PROPOSTA DE KOLB. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 7, n. 1, p. e024, 2022. DOI: 10.23926/RPD.2022.v7.n1.e024.id1337. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/274. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências humanas e suas tecnologias