O ESVAZIAMENTO E A FRAGMENTAÇÃO DO CONTEÚDO COMO PROTAGONISTAS DA DISSEMINAÇÃO DAS FAKES NEWS: O CASO DO TERMÔMETRO INFRAVERMELHO

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2022.v7.n1.e027.id1380

Palavras-chave:

Notícias falsas, Alfabetização científica, Termômetro infravermelho

Resumo

Termômetros são instrumentos utilizados para medir a temperatura de um corpo. O modelo conhecido por infravermelho ou pirômetro tem se tornado popular frente as medidas de combate a pandemia. Quando apontado para o indivíduo, é capaz de captar a radiação infravermelha emitida e, assim aferir a temperatura sem necessidade de contato. No entanto, este dispositivo foi alvo de diversas notícias veiculadas pelas mídias sociais. A aferição da temperatura, deixou de ser obtida pela testa, como no início da pandemia, para ser tomada no braço ou nas mãos dos clientes que adentravam o comércio local. Esta mudança de comportamento observada na região, expõe uma preocupação: o poder das notícias falsas ou Fake News no comportamento social. Assim, este artigo discute a necessidade de promover a alfabetização científica, enfatizando os perigos do esvaziamento do conteúdo e expropriação do papel do professor como agente transmissor do conhecimento. Como resultado final, apresentamos os conceitos científicos envolvidos na aferição da temperatura pelo termômetro infravermelho com o intuito de promover e divulgar o conhecimento científico num movimento de oposição às crescentes teorias conspiratórias.

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Biografia do Autor

Shalimar Calegari Zanatta, UEM

Pós -doutorado em Educação (UEM) Professora da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) Programa de Pós-Graduação em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar (PPIFOR)

Anna Beatriz Azevedo Silva, UNESPAR

Graduanda em Ciências Biológicas (UNESPAR) Pesquisadora júnior do Núcleo de pesquisa avançada da região do Arenito (NUPARA/CNPq)

Hercilia Alves Pereira de Carvalho, UEM

Doutora em Física Teórica (UEM) Professora na Universidade Federal do Paraná (UFPR) Professora no MNPEF/UEM

Alisson Calegari Zanatta, FEMPAR

Graduando em Medicina (FEMPAR)

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Publicado

04.02.2022

Como Citar

CALEGARI ZANATTA, Shalimar; AZEVEDO SILVA, Anna Beatriz; PEREIRA DE CARVALHO, Hercilia Alves; CALEGARI ZANATTA, Alisson. O ESVAZIAMENTO E A FRAGMENTAÇÃO DO CONTEÚDO COMO PROTAGONISTAS DA DISSEMINAÇÃO DAS FAKES NEWS: O CASO DO TERMÔMETRO INFRAVERMELHO. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 7, n. 1, p. e027, 2022. DOI: 10.23926/RPD.2022.v7.n1.e027.id1380. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/277. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias