A MELODIA DO BEM-TE-VI COMPONDO SABERES NA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA EM UMA ABORDAGEM STEAM

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2021.v6.n3.e076.id1103

Palavras-chave:

Educação STEAM, Espaços de Aprendizagem, Biomimetismo, Bioacústica

Resumo

Este artigo compartilha uma ação educativa fundamentada na abordagem STEAM, a qual articula Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática sob a perspectiva da melodia do pássaro Pitangus sulphuratus, o popular bem-te-vi. O cenário e ambiente de aprendizagem é o Parque Mãe Bonifácia, em Cuiabá (MT). O objetivo consiste em desenvolver propostas de atividades a partir da abordagem STEAM. A problemática caracterizou-se em como elaborar a abordagem STEAM a partir de um hóspede natural local do parque, o bem-te-vi. Alinhando-se com essa ideia, com respaldo em uma perspectiva de Educação Científica, entrelaçam-se cinco áreas em dois conceitos estruturantes: a Bioacústica e o Biomimetismo. Assim, apresenta-se a articulação de conceitos imersos nesse conjunto de ideias para a contribuição de processos que potencializem, nos estudantes, as habilidades, visando a uma participação crítica e consciente em relação ao conhecimento, a partir do hóspede natural do Parque, o bem-te-vi.

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Biografia do Autor

Geslane Figueiredo da Silva Santana, UFMT

Doutorado em Educação em Ciências e Matemática (UFMT) Professora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Chiara Maria Seidel Luciano Dias, UFMT

Doutorado em Educação em Ciências e Matemática (UFMT) Professora da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT/Campus de Sinop)

Edna Lopes Hardoim, UFMT

Doutorado em Ciências (UFSCar) Professora Pesquisadora Associada, Docente nos PPG Educação em Ciências e Matemática (REAMEC/UFMT), PPG Ensino de Ciências Naturais e PPG Ensino de Biologia (UFMT)

Mazílio Coronel Malavazi, UFMT

Doutor em Matemática (Unicamp) Professor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Docente no Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática (UFMT)

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Publicado

31.12.2021

Como Citar

SILVA SANTANA, Geslane Figueiredo da; SEIDEL LUCIANO DIAS, Chiara Maria; LOPES HARDOIM, Edna; CORONEL MALAVAZI, Mazílio. A MELODIA DO BEM-TE-VI COMPONDO SABERES NA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA EM UMA ABORDAGEM STEAM. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 6, n. 3, p. e076, 2021. DOI: 10.23926/RPD.2021.v6.n3.e076.id1103. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/288. Acesso em: 17 nov. 2024.

Edição

Seção

Matemática e suas tecnologias